Scielo RSS <![CDATA[Psicologia Escolar e Educacional]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-855720200001&lang=en vol. 24 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Active school in Brazil in the work of psychologist and educator Helena Antipoff]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Aspectos da circulação e apropriação de ideias e propostas escolanovistas no Brasil são apresentados, por meio do trabalho realizado pela psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff nos cursos de formação para professores do Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, em Ibirité, Minas Gerais, no período de 1948 a 1974. Foram coletados depoimentos de ex-alunas encontrados em cadernos de diários arquivados na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité/MG, e realizadas entrevistas com ex-participantes dos cursos. Verificou-se que o processo de circulação e recepção de conhecimentos científicos em educação nessa instituição estava sustentado em princípios da Escola Nova e métodos da Escola Ativa, enfatizando a relação teoria-prática, a tomada de decisões com base na observação dos educandos e da situação de ensino, o trabalho em grupo e o self-government. Esses conhecimentos provinham de experiências vivenciadas na Europa pela educadora, e inspiraram a elaboração de propostas educativas originais e adaptadas à realidade encontrada no Brasil.<hr/>RESUMEN Aspectos de la circulación y apropiación de ideas y propuestas del movimiento de la Escuela Nueva en Brasil se presentan a través del trabajo de la psicóloga y educadora ruso-brasileña Helena Antipoff en los cursos de capacitación para docentes en el Complejo Educativo Fazenda do Rosário, en Ibirité, Minas Gerais, Brasil, de 1948 a 1974. Se recogieron testimonios de antiguos alumnos en diarios archivados en la Fundación Helena Antipoff, y se realizaron entrevistas con participantes de los cursos. La recepción local de conocimientos científicos en educación se basó en principios de la Escuela Nueva y métodos de la Escuela Activa, enfatizando la relación teoría-práctica, la toma de decisiones basada en la observación de los estudiantes y de la situación de docencia, trabajo en grupo y autogobierno. Este conocimiento provino de las experiencias vividas en Europa por la educadora, e inspiró la elaboración de propuestas originales adaptadas a la realidad encontrada en Brasil.<hr/>ABSTRACT Aspects of the circulation and appropriation of New Education ideas and proposals are presented through the work done by the Russian-Brazilian psychologist and educator Helena Antipoff in teacher training courses offered at the Fazenda do Rosário Educational Complex, in Ibirité, Minas Gerais, Brazil. from 1948 to 1974. Former students’ testimonials were collected in diary notebooks filed at the Helena Antipoff Foundation, and interviews were conducted with former participants of the courses. It was found that the process of circulation and reception of scientific knowledge in education in this institution was based on New Education principles and on Active School methods, emphasizing the theory-practice relationship, decision making based on the observation of students and of the teaching situation, groupwork and self-government. This knowledge came from the experiences lived in Europe by the educator, and inspired the elaboration of original educational proposals adapted to the reality found in Brazil. <![CDATA[School Failure and guardianship Council: A Study on the Paths of School Complaints]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100302&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo decorre de pesquisa realizada sobre os caminhos percorridos pela queixa escolar no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças Adolescentes - SGD. O objetivo foi investigar as queixas levadas ao Conselho Tutelar e seus respectivos encaminhamentos. A pesquisa foi realizada no ano de 2017 em quatro Conselhos Tutelares de uma das comarcas da região Oeste do Paraná, e tem como referencial teórico-metodológico a Psicologia Escolar e Educacional de base histórico-crítica. Seu delineamento foi de cunho quantitativo e qualitativo, com a adoção de análise documental e entrevistas realizadas com conselheiros tutelares. Observarmos que a maior demanda dos conselhos tutelares provém da educação, havendo um número significativo de queixas escolares, as quais são encaminhadas a outros setores como Assistência Social, Saúde, Ministério Público e Poder Judiciário. Os motivos dos encaminhamentos nos permitiram aprofundar a compreensão acerca das respostas dadas à queixa escolar e esboçar alternativas para o enfrentamento do fracasso escolar.<hr/>RESUMEN Este artículo proviene de una investigación realizada sobre los caminos recorridos por la queja escolar en el Sistema de Garantía de Derechos de Niños Adolescentes - SGD. El objetivo fue investigar las quejas llevadas al Consejo Tutelar y sus respectivos encaminamientos. La investigación fue realizada en el año 2017 en cuatro Consejos Tutelares de una de las comarcas de la región Oeste de Paraná, y tiene como referencial teórico-metodológico la Psicología Escolar y Educacional de base histórico-crítica. Su delineamiento fue de cuño cuantitativo y cualitativo, con la adopción de análisis documental y entrevistas realizadas con consejeros tutelares. Se percibió que la mayor demanda de los consejos tutelares proviene de la educación, habiendo un número significativo de quejas escolares, las cuales son encaminadas a otros sectores como Asistencia Social, Salud, Ministerio Público y Poder Judiciario. Los motivos de los encaminamientos permitieron a nosotros profundizar la comprensión acerca de las respuestas dadas a la queja escolar y dibujar alternativas para el enfrentamiento del fracaso escolar.<hr/>ABSTRACT This article is the result of research conducted on the paths taken by the school complaint in the Guarantee System for the Rights of Children and Adolescents, or “Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes - SGD”. The objective was to investigate the complaints brought to the Guardianship Council and their referrals.The research was conducted in 2017 in four Guardianship Councils of one of the regions of Western Paraná, and takes School and Educational Psychology of historical-critical basisas a theoretical-methodological framework. It was a research of quantitative and qualitative nature, with the adoption of document analysis and interviews with tutelary councilors. Most requests for support by guardianship councils come from education institutions. There is a significant number of complaints from schools, which are then referred to other sectors such as Social Assistance, Health, Public Prosecution and the Judiciary branch.The reasons for the referrals allowed us to deepen our understanding of responses to school complaints and to outline alternatives for coping with school failure. <![CDATA[TEACHERS’ SUBJECTIVE THEORIES ABOUT THE EMPLOYMENT INTEGRATION THEIR BLIND STUDENTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100303&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN La inserción laboral de las personas con ceguera ha sido investigada, pero no existen trabajos que indaguen sobre lo que piensan y conocen los docentes que forman a estas personas y sobre las dificultades de sus estudiantes para insertarse laboralmente después de su educación. El objetivo de esta investigación cualitativa fue comprender las teorías subjetivas de seis docentes de un establecimiento educacional de La Serena, Chile. El método de recolección de datos utilizado fue la entrevista en profundidad y el estudio de los datos se realizó a través de los procedimientos de codificación de la grounded theory y el análisis del contenido de las teorías subjetivas. Se encontró, como principal resultado que, para los participantes la educación inadecuada del ciego es la principal causa de la dificultad para la inserción laboral. Esta investigación puede aportar información valiosa para aquellos encargados de las políticas públicas entorno a la discapacidad visual.<hr/>RESUMO A inserção laboral das pessoas com cegueira foi pesquisada, mas não existem estudos que perguntem sobre o que pensam e conhecem os docentes que formam estas pessoas e sobre as dificuldades de seus estudantes para inserir-se no mercado laboral depois de sua educação. O objetivo desta pesquisa qualitativa foi compreender as teorias subjetivas de seis docentes de um estabelecimento educacional de La Serena, Chile. O método da coleta de dados utilizado foi a entrevista em profundidade e o estudo dos dados realizou-se por intermédio dos procedimentos de codificação da grounded theory e a análise do conteúdo das teorias subjetivas. Encontrou-se, como principal resultado, que para os participantes a educação inadequada do cego é a principal causa da dificuldade para a inserção laboral. Esta pesquisa pode aportar informação valiosa para aqueles encarregados das políticas públicas entorno à incapacidade visual.<hr/>ABSTRACT Even though research has been conducted on the employment integration at blind people, studies have failed to consider what teachers think and know about their blind students’ difficulties entering the workforce after completing their education. The aim of this qualitative study was to understand the subjective theories of six teachers from a school in La Serena, Chile. In-depth interviews were used to collect data, which were subsequently studied using grounded theory coding procedures and subjective theory content analysis. The main finding of this study was that participants regarded the inadequate education of blind people as the key reason for their employment difficulties. This study can provide valuable information for policymakers focusing on visual impairment. <![CDATA[Caring and educating: the subject in constitution and the role of the educator]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100304&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.<hr/>RESUMEN En esta investigación se tuvo por objetivo conocer la concepción de educadoras sobre su papel en la Educación Infantil. Se realizó estudio de casos múltiples a partir de entrevistas y observaciones con cinco educadoras, considerando cuestiones sobre el cuidar y el educar. Se analizaron los datos conforme los ejes teóricos de la metodología IRDI: Suposición de Sujeto, Establecimiento de Demanda, Alternancia Presencia/Ausencia y Función Paterna. Los resultados apuntaron como el discurso científico atraviesa las concepciones y actitudes de las participantes y la importancia de las orientaciones realizadas por los equipos directivos. Se consideró relevante ajustar la relación entre cuidar y educar para sustentarse una buena práctica en el espacio escolar infantil.<hr/>ABSTRACT The objective of this research was to get to know how aware educators are of their role in Child Education. A multiple-case study was realized by means of interviews and observations on five educators. Special attention was paid to matters related to child care and education. Data were analyzed in accordance with the theoretical axes of the IRDI methodology: Subject Supposition, Establishment of Demand, Presence/Absence Alternation and Paternal Function. Results showed how scientific discourse cross these conceptions and attitudes. What became also evident was the importance of the instructions provided by the management teams. Therefore, it becomes necessary to better adjust the relation between nurture and education in order to produce subjectivizing practices in Child Education. <![CDATA[From baby care to the caring for the educator]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100305&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho foi construído a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. O olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para o cuidado dirigido à educadora. Foram escolhidas para este trabalho as experiências vivenciadas junto a duas educadoras de instituições de educação infantil em duas cidades do Rio Grande do Sul. As educadoras foram acompanhadas semanalmente através da Metodologia IRDI. Os dados foram coletados a partir de diário de campo e entrevistas. O “estar com” o educador de berçário, em sua cena de trabalho, destacou-se como fundamental. O acompanhamento do pesquisador-psicanalista presente também com seu corpo, isto é, participando do cotidiano das educadoras e bebês, apontou para inúmeras possibilidades de intervenções. Como possibilidades de cuidado com o cuidador-educador, propomos o cuidado como presença implicada-reservada, o cuidado da experiência e o cuidado de si.<hr/>RESUMEN Este estudio fue construido a partir de la experiencia de acompañamiento de educadoras y bebés en instituciones de educación infantil y de la labor con psicología escolar. La mirada sobre el cuidado, inicialmente dirigido al bebé, fue apuntando para el cuidado dirigido a la educadora. Se escogió para este estudio las experiencias vivenciadas junto a dos educadoras de instituciones de educación infantil en dos ciudades del Rio Grande do Sul. Se acompañaron semanalmente las educadoras por intermedio de la Metodología IRDI. Se recolectaron los datos a partir de diario de campo y entrevistas. El “estar con” el educador de guardería infantil, en su escena de trabajo, se destacó como fundamental. El acompañamiento del investigador-psicoanalista presente también con su cuerpo, es decir, participando del cotidiano de las educadoras y bebés, se apuntó para innúmeras posibilidades de intervenciones. Como posibilidades de cuidado con el cuidador-educador, proponemos el cuidado como presencia implicada-reservada, el cuidado de la experiencia y el cuidado de sí.<hr/>ABSTRACT This research results from the experience of observing educators and children in institutions of Child Education and their work with school psychology.Initially, our observations focused on the assistance provided to the children. Gradually, the focus shifted to the assistance provided to educators.For this research, we selected the experiences of two educators at institutions of Child Education in cities of Rio Grande do Sul. The educators were the focus of weekly observations by means of the IRDI Methodology. Data were collected by means of a field journal and interviews. Being present with educators in their workplace proved fundamental. The support provided by the observations of researchers-psychoanalysts on the everyday life of educators and children generated countless possibilities for intervention.We propose implied-reserved presence, the caring for experience and selfcare as possibilities for supporting caretakers-educators. <![CDATA[Students and intellectual doping: is anything going in search of entrance exam success?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100306&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar a percepção de estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e profissionalizantes e de cursinhos públicos e privados sobre o uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo. A pesquisa contou com 534 estudantes das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), e utilizou um questionário voltado à percepção desses estudantes sobre o uso de medicamentos que prometiam melhorar o aproveitamento nos estudos, se já tinham ouvido falar deles, se conheciam usuários e se fariam uso deles. A maioria considerou positivo o uso desses medicamentos, mostrou curiosidade em relação à substância e afirmou que faria uso, caso tivesse acesso, para garantir energia e concentração nas atividades. Os resultados deste estudo ressaltam a importância de se compreender a percepção dos jovens sobre este tema para que se possa orientar futuras intervenções.<hr/>Resumen En este artículo se presenta los resultados de una investigación que buscó caracterizar la percepción de estudiantes del 3er curso de la enseñanza secundaria de escuelas públicas, privadas y de formación profesional y de cursillos públicos y privados sobre el uso de medicamentos para perfeccionamiento cognitivo. La investigación contó con 534 estudiantes de las ciudades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) y São Paulo (SP), y se utilizó un cuestionario volcado a la percepción de esos estudiantes sobre el uso de medicamentos que prometían mejorar el aprovechamiento en los estudios, si ya habían oído hablar de ellos, si conocían usuarios y si harían uso de ellos. La mayor parte consideró positivo el uso de esos medicamentos, demostró curiosidad en relación a la substancia y afirmó que haría uso, caso tuvieran acceso, para garantizar energía y concentración en las actividades. Los resultados de este estudio resaltan la importancia de comprenderse la percepción de los jóvenes sobre este tema para que se pueda orientar futuras intervenciones.<hr/>ABSTRACT This paper presents the results of a research that aimed to characterize the perception of third year high school students from public, private and vocational schools and from public and private courses about the use of drugs for cognitive enhancement. The research involved 534 students from the cities of Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) and São Paulo (SP). It used a questionnaire aimed at the perception of these students about the use of medicines that promised to improve their use in the studies, if they had heard of them, if they knew users and if they would make use of them. Most considered positive the use of these drugs, showed curiosity about the substance and stated that they would use, if they had access, to ensure energy and concentration in activities. The results of this study underscore the importance of understanding the perception of young people about this topic in order to guide future interventions. <![CDATA[MEDIATION IN THE CLASSROOM IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE IN INCLUSIVE SCHOOLS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100307&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Fundamentado nos princípios da psicologia histórico-cultural, em especial, nos estudos de defectologia de Vigotski, este trabalho objetivou identificar as mediações semióticas emergentes entre professor-alunos e aluno-aluno (com e sem deficiência) em uma atividade colaborativa em sala de aula inclusiva. Analisou-se o impacto dessas mediações para o desenvolvimento dos alunos, (no processo de construção de conhecimento. O estudo foi desenvolvido a partir de uma análise microgenética, com a análise de um episódio de pesquisa videogravado em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental. O referido episódio envolveu uma aluna com síndrome de Down, uma aluna regular e uma professora. Na análise, originais formas de compreensão e significação do conhecimento emergiram com base nas trocas pedagógicas entre esses atores.<hr/>RESUMEN Basado en los principios de la psicología histórico-cultural, especialmente en los estudios de defectología de Vigotski, este estudio tuvo como objetivo identificar las mediaciones semióticas emergentes entre maestros-estudiantes y estudiantes-estudiantes (con y sin discapacidades) en una actividad de colaboración en un aula inclusiva. Se analizó el impacto de estas mediaciones en el desarrollo de los estudiantes en el proceso de construcción de conocimiento. El estudio se desarrolló a partir de un análisis microgenético, con el análisis de un episodio de investigación grabado en video en una clase de tercer año de la escuela primaria. Este episodio involucró a un estudiante con síndrome de Down, un estudiante regular y un maestro. En el análisis surgieron formas originales de entender y significar el conocimiento basado en los intercambios pedagógicos entre estos actores.<hr/>ABSTRACT Based on the principles of historical-cultural psychology, especially in Vygotsky’s studies of defectology, this work aimed to identify emerging semiotic mediations between teacher-students and student-student in a collaborative activity in the inclusive classroom. The impact of these mediations on the development of students in the process of knowledge construction was analyzed. The study was developed from a microgenetic analysis, with the analysis of a videotaped research episode in a third year class of elementary school. The episode involved a student with Down syndrome, a regular student and a teacher. In the analysis, original forms of understanding and meaning of knowledge emerged based on the pedagogical exchanges between these actors. <![CDATA[SCHOOL AMBIVALENCE AND ADOLESCENT OFFENDERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100308&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Propomos uma reflexão sobre a ambivalência da escola sobre os adolescentes com trajetória infracional. Nosso problema consiste em demonstrar como a escola opera como lugar de exclusão, operando a partir da lógica segregatória do privilégio cultural. O método foi a revisão crítica da produção científica da psicologia e sociologia, usando como descritores “educação” e “adolescente em conflito com a lei” nas plataformas SciELO e Pepsic. Nos resultados constatamos que os índices de evasão escolar coincidem com a entrada na trajetória infracional dos adolescentes, fortalecendo o estigma e a exclusão. Perguntamos se, mesmo excludente e tão precária, não seria ainda essa escola formal melhor do que a não escola? Após análise da literatura defendemos a hipótese de que a escola pode funcionar como uma alça que oferece um ponto de apoio, proteção e referência para o adolescente com trajetória infracional, ainda que seu modelo seja anacrônico em relação ao efetivo exercício dessa possibilidade.<hr/>RESUMEN Proponemos una reflexión sobre la ambivalencia de la escuela sobre los adolescentes con trayectoria delictiva. Nuestro problema consiste en demonstrar cómo la escuela opera como lugar de exclusión, operando a partir de la lógica de segregación del privilegio cultural. El método fue la revisión crítica de la producción científica de la psicología y sociología, usando como descriptores “educación” y “adolescente en conflicto con la ley” en las plataformas SciELO y Pepsic. En los resultados constatamos que los índices de evasión escolar coinciden con la entrada en la trayectoria delictiva de los adolescentes, fortaleciendo el estigma y la exclusión. Preguntamos si, aún excluyente y tan precaria, ¿no sería aún esa escuela formal mejor de que la no escuela? Tras análisis de la literatura defendemos la hipótesis de que la escuela puede funcionar como un alza que ofrece un punto de apoyo, protección y referencia para el adolescente con trayectoria delictiva, aun que su modelo sea anacrónico en relación al efectivo ejercicio de esa posibilidad.<hr/>ABSTRACT We propose a reflection about the ambivalence of the school about adolescents with infringing trajectory. Our problem is to demonstrate how the school operates as a place of exclusion, operating from the segregated logic of cultural privilege. The method was a critical review of the scientific production of psychology and sociology, using as descriptors “education” and “adolescent in conflict with the law” on the SciELO and Pepsic platforms. In the results, we found that school dropout rates coincide with the entry of adolescents’ trajectory in the criminal context, strengthening stigma and exclusion. We ask if even exclusionary and so precarious would this formal school not be better than the non-school. After analyzing the literature, we defend the hypothesis that the school can function as a loop that offers a point of support, protection and reference for adolescents with an infringing trajectory, even though its model is anachronistic in relation to the effective exercise of this possibility. <![CDATA[THE TRANSITION FROM EARLY CHILDHOOD EDUCATION TO ELEMENTARY SCHOOL: THE BEGINNING OF STUDY ACTIVITIES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100309&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo, de natureza teórico-conceitual, ancora-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e tem por objetivo compreender o papel da brincadeira de papéis sociais e das atividades produtivas na formação de capacidades psíquicas necessárias à atividade de estudo, atividade guia da idade escolar. É por meio dessa atividade que as crianças se apropriam das formas mais elaboradas de conhecimento da realidade criadas pelo gênero humano, expressas nas ciências, na filosofia e nas artes, possibilitando-as desenvolver uma importante neoformação, o pensamento teórico. Como resultados, evidencia-se que na brincadeira de papéis as crianças reproduzem as relações sociais existentes entre os homens e, no interior dessa atividade, é desenvolvido o autodomínio da conduta e a imaginação. Já as atividades produtivas são realizadas visando a um determinado resultado e, nesse processo, são desenvolvidas importantes capacidades psíquicas, como a análise e planejamento. Todas essas capacidades são imprescindíveis ao pensamento teórico.<hr/>RESUMEN El presente estudio, de naturaleza teórico-conceptual, se ancla en la perspectiva de la Psicología Histórico-Cultural y tiene por objetivo comprender el papel de juegos de papeles sociales y de las actividades productivas en la formación de capacidades psíquicas necesarias a la actividad de estudio, actividad guía de la edad escolar. Es por intermedio de esa actividad que los niños se apropian de las formas más elaboradas de conocimiento de la realidad creadas por el género humano, expresas en las ciencias, en la filosofía y en las artes, posibilitándolas desarrollar una importante neo-formación, el pensamiento teórico. Como resultados, se evidencia que en los juegos de papeles los niños reproducen las relaciones sociales existentes entre los hombres y, en el interior de esa actividad, se desarrolla el autodominio de la conducta y de la imaginación. Ya las actividades productivas son realizadas visando a un determinado resultado y, en ese proceso, se desarrollan importantes capacidades psíquicas, como el análisis y planificación. Todas esas capacidades son imprescindibles al pensamiento teórico.<hr/>ABSTRACT This study, theoretical and conceptual in nature, is anchored in the perspective of Historical-Cultural Psychology and aims to understand the role of playing social roles and productive activities in the formation of psychic capacities necessary for the study activity, guiding activity of school age. It is through this activity that children appropriate the most elaborate forms of knowledge of reality created by mankind, expressed in the sciences, philosophy and the arts, enabling them to develop an important neoformation, theoretical thinking. As a result, it is evident that in roleplaying children reproduce the existing social relations between men and, within this activity; the self-mastery of conduct and imagination is developed. The productive activities are performed aiming at a certain result and, in this process; important psychic capacities are developed, such as analysis and planning. All these capabilities are indispensable to theoretical thinking. <![CDATA[UNIVERSITY EDUCATION OF THE ELEMENTARY SCHOOL TEACHER: THE CEP AND PSYCHOLOGY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100310&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo analisa o documento impresso do Programa de Formação Universitária de professores do ensino básico em São Paulo. Os referenciais teóricos se apoiam nas contribuições de uma perspectiva crítica em psicologia, filosofia e na história cultural das práticas escolares e suas metodologias. Os resultados apontam limites e visões insuficientes sobre as práticas pedagógicas que partem de abstrações sobre o trabalho escolar das instituições de ensino. Também as concepções de aprendizagem que marcaram os projetos formativos das últimas décadas, inspirados nas contribuições construtivistas ou sócio interacionistas são ressignificadas por uma noção instrumental da aprendizagem e definição das habilidades leitoras e escritoras.<hr/>RESUMEN En el artículo se analiza el documento impreso del Programa de Formación Universitaria de profesores de la enseñanza primaria en São Paulo. Los referenciales teóricos se apoyan en las contribuciones de una perspectiva crítica en psicología, filosofía y en la historia cultural de las prácticas escolares y sus metodologías. Los resultados apuntan límites y visiones insuficientes sobre las prácticas pedagógicas que parten de abstracciones sobre el trabajo escolar de las instituciones de enseñanza. También las concepciones de aprendizaje que marcaron los proyectos formativos de las últimas décadas, inspirados en las contribuciones constructivistas o socio-interaccionistas son resignificadas por una noción instrumental del aprendizaje y definición de las habilidades lectoras y escritoras.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the printed document of the University Training Program of elementary school teachers in São Paulo. The theoretical references are based on the contributions of a critical perspective in psychology, philosophy and the cultural history of school practices and their methodologies. The results point to limits and insufficient views on the pedagogical practices that start from abstractions about the school work of educational institutions. In addition, the learning conceptions that marked the formative projects of the last decades, inspired by the constructivist or social interactionist contributions, give a new meaning by an instrumental notion of learning and definition of reading and writing skills. <![CDATA[SPECIAL EDUCATION, PSYCHOLOGY AND PUBLIC POLICIES: THE DIAGNOSIS AND THE PEDAGOGICAL PRACTICES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100311&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo visa analisar políticas públicas, práticas diagnósticas e pedagógicas na educação especial, destacando concepções e articulações entre elas, principalmente afetas ao trabalho de psicólogos e professores. Consideram-se aspectos da legislação, no que concerne à educação especial e ao processo diagnóstico, e do trabalho desenvolvido na escola, a partir desses elementos. Baseadas na Psicologia histórico-cultural, nossas reflexões são perpassadas pelo caso de Roberto, aluno do 4º ano, diagnosticado com deficiência intelectual em laudo psicológico, participante de pesquisa cujo objetivo não estava relacionado ao enfoque deste artigo. Aponta-se a predominância da perspectiva clínica nas políticas e nas práticas, assente em concepção individual e biológica da deficiência, para a qual o insucesso é responsabilidade do indivíduo; e também que, a partir dessa perspectiva, as mediações pedagógicas são de baixa qualidade, infantilizadoras, de modo que mais resultam em exclusão e inferiorização do que na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito.<hr/>RESUMEN En el artículo se tiene por objetivo analizar políticas públicas, prácticas diagnósticas y pedagógicas en la educación especial, destacando concepciones y articulaciones entre ellas, principalmente afectas a la labor de psicólogos y profesores. Se consideran aspectos de la legislación, en lo que concierne a la educación especial y al proceso diagnóstico, y del trabajo desarrollado en la escuela, a partir de esos elementos. Basadas en la Psicología histórico-cultural, nuestras reflexiones impregnadas por el caso de Roberto, alumno del 4º curso, diagnosticado con deficiencia intelectual en laudo psicológico, participante de investigación cuyo objetivo no estaba relacionado al enfoque de este artículo. Se apunta la predominancia de la perspectiva clínica en las políticas y en las prácticas, ancle en concepción individual y biológica de la deficiencia, para la cual el fracaso es responsabilidad del individuo; y también que, a partir de esa perspectiva, las mediaciones pedagógicas son de baja calidad, que infantiliza, de modo que más resultan en exclusión e inferioridad de que en el aprendizaje y en el desarrollo de sujeto.<hr/>ABSTRACT The article aims to analyze public policies, diagnostic and pedagogical practices in special education, highlighting conceptions and articulations between them, mainly affecting the work of psychologists and teachers. Aspects of the legislation are considered with regard to special education and the diagnostic process, and the work done at school, based on these elements. Based on historical-cultural psychology, the reflections are permeated by the case of Roberto, a 4th year student, diagnosed with intellectual disability in psychological report, it is important to highlight that the research participant was not related to the focus of this article. The predominance of the clinical perspective in policies and practices is pointed out, based on an individual and biological conception of disability, for which failure is the responsibility of the individual; and also that, from this perspective, the pedagogical mediations are of low quality, infantilizing, so that they result more in exclusion and inferiority than in the subject’s learning and development. <![CDATA[FLOW CORRECTION POLICY AND ADOLESCENTS’ SCHOOLING: AN EDUCATIONAL POLICY ANALYSIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100312&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O trabalho analisa um programa educacional de correção de fluxo, destinado a adolescentes dos anos finais do ensino fundamental desenvolvido pelo Estado do Acre em parceria com a Fundação Roberto Marinho. De abordagem qualitativa, a pesquisa fundamentou-se nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. O campo empírico foi o município de Cruzeiro do Sul/Acre e os dados foram produzidos por meio de análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo sete profissionais: uma coordenadora, duas assessoras e três professoras. O programa possui uma metodologia, que é bastante valorizada pelas profissionais envolvidas, denominada “Telessala”, desenvolvida a partir de vídeos, materiais impressos e professores unidocentes. A concepção de educação que sustenta o projeto compreende o desenvolvimento desvinculado da aprendizagem, desconsiderando a constituição social do psiquismo. Nessa lógica, aprendizagem e desenvolvimento são considerados dependentes do esforço pessoal, contribuindo para a manutenção de preconceitos contra os estudantes com trajetórias marcadas pela negação do direito à aprendizagem.<hr/>RESUMEN En el estudio se analiza un programa educacional de corrección de flujo, destinado a adolescentes de los cursos finales de la enseñanza básica desarrollado por el Estado de Acre en asociación con la Fundación Roberto Marinho. De abordaje cualitativo, la investigación se fundamentó en los presupuestos de la Psicología Histórico-Cultural. El campo empírico fue el municipio de Cruzeiro do Sul/Acre y los datos fueron producidos por intermedio de análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas. Participaron del estudio siete profesionales: una coordinadora, dos asesoras y tres profesoras. El programa posee una metodología, que es bastante valorada por las profesionales involucradas, denominada tele-clase, desarrollada a partir de vídeos, materiales impresos y profesores unidocentes. La concepción de educación que sustenta el proyecto comprende el desarrollo desvinculado del aprendizaje, desconsiderando la constitución social del psiquismo. En esa lógica, aprendizaje y desarrollo son considerados dependientes del esfuerzo personal, contribuyendo a la manutención de preconceptos contra los estudiantes con trayectorias marcadas por la negación del derecho al aprendizaje.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes a flow correction educational program, aimed at teenagers in the final years of elementary school developed by the State of Acre in partnership with the Roberto Marinho Foundation. From a qualitative approach, the research had based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The empirical field was the Cruzeiro do Sul city in the Acre state and the data were produced through document analysis and semi-structured interviews. Seven professionals participated in the study: one coordinator, two advisors and three teachers. The program has a methodology, which is highly valued by the professionals involved, called “Telessala” that has developed from videos, printed materials and “Unidocente” teachers. The conception of education that underpins the project comprises the detached development of learning, disregarding the social constitution of the psyche. In this logic, learning and development have considered dependent on personal effort, contributing to the maintenance of prejudice against students with trajectories marked by the denial of the right to learning. <![CDATA[CLOZE TEST: EVIDENCE OF VALIDITY BY RESPONSE PROCESS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100313&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo desta pesquisa foi derivar evidências de validade por processo de resposta, por meio da análise dos tipos de erros cometidos pelos alunos, em um teste de Cloze e analisar a dificuldade de seus itens por meio de análise morfossintática. Participaram 593 estudantes do ensino fundamental II, de escolas públicas. Foram formados dois grupos de protocolos, um com os das crianças com médias mais altas e outro com as médias mais baixas. Os resultados mostraram que as crianças com médias mais altas cometeram mais erros sintáticos e as com médias mais baixas os erros semânticos. A avaliação da homogeneidade na distribuição dos tipos de erros permitiu encontrar a evidência de validade por processo de resposta. Os números totais das classes gramaticais encontradas por meio da análise morfossintática conferiram ao texto um equilíbrio quanto à dificuldade de recuperação das palavras, indicando seu uso para medir a compreensão de leitura.<hr/>RESUMEN El objetivo de esta investigación fue buscar evidencias de validad por proceso de respuesta, por intermedio del análisis de los tipos de errores cometidos por los alumnos, en un test de Cloze y analizar la dificultad de sus ítems por intermedio de análisis morfosintáctica. Participaron 593 estudiantes de la enseñanza básica II, de escuelas públicas. Se formaron dos grupos de protocolos, uno con los de los niños con promedios más altos y otro con los promedios más bajos. Los resultados apuntaron que los niños con promedios más altos cometieron más errores sintácticos y los con promedios más bajos los errores semánticos. La evaluación de la homogeneidad en la distribución de los tipos de errores permitió encontrar la evidencia de validad por proceso de respuesta. Los números totales de las clases gramaticales encontradas por intermedio del análisis morfosintáctico proporcionaron al texto un equilibrio con respeto a la dificultad de recuperación de las palabras, indicando su uso para medir la comprensión de lectura.<hr/>ABSTRACT The objective of this research was to derive evidence of validity through the response process, through the analysis of the types of errors made by students, in a Cloze test and to analyze the difficulty of their items through morph syntactic analysis. For this research participated 593 elementary school students from de sixth to ninth grades from public schools. Two groups of protocols were formed, one with the children with the highest averages and the other with the lowest averages. The results showed that children with higher averages made more syntactic errors and those with lower averages made semantic errors. The assessment of homogeneity in the distribution of types of errors allowed us to find evidence of validity by the response process. The total numbers of grammatical classes found through morph syntactic analysis gave the text a balance regarding the difficulty of recovering words, indicating its use to measure reading comprehension. <![CDATA[DIFFERENCES IN HOMEWORK INVOLVEMENT DEPENDING ON ACADEMIC ACHIEVEMENT]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100314&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El objetivo de este trabajo fue comprobar si hay diferencias en la implicación en los deberes escolares en función de los distintos niveles de rendimiento académico de los estudiantes. Debido al posible efecto que pueden tener el género, curso y la motivación intrínseca, se controlaron sus efectos incorporándolas como covariables en el diseño. La muestra está integrada por 388 estudiantes de Educación Secundaria de centros públicos de A Coruña (España). Los resultados indican que, a medida que los niveles de rendimiento académico de los estudiantes sean más altos, hay un aumento progresivo en la cantidad de deberes realizados y en el aprovechamiento del tiempo. Además, otro resultado destacado es que, según los alumnos van avanzando de curso, realizan una menor cantidad de deberes de los prescritos por el profesor y aprovechan peor el tiempo que dedican a esos deberes. Todo ello debe tenerse en cuenta para la práctica educativa: una mayor motivación intrínseca implicará una mejor gestión del tiempo, una mayor cantidad de deberes realizados y, consecuentemente, un mejor rendimiento.<hr/>RESUMO O objetivo deste trabalho foi verificar se existem diferenças no envolvimento em tarefas escolares dependendo dos diferentes níveis de desempenho acadêmico dos alunos. Devido ao possível efeito que gênero, curso e motivação intrínseca podem ter, seus efeitos foram controlados incorporando-os como covariáveis ​​no design. A amostra é integrada por 388 alunos do Ensino Secundário de centros públicos da Corunha (Espanha). Os resultados indicam que, como os níveis de desempenho acadêmico dos estudantes são maiores, há um aumento progressivo na quantidade de tarefas desempenhadas e no uso do tempo. Além disso, outro resultado marcante é que, de acordo com os alunos que estão avançando, naturalmente, o número de deveres feitos daqueles prescritos pelo professor diminui e também o uso que eles fazem do tempo que dedicam a eles. Tudo isso deve ser levado em consideração para a prática educacional: uma maior motivação intrínseca implicará em uma melhor gestão do tempo, maior quantidade de tarefas realizadas e, consequentemente, melhor desempenho acadêmico.<hr/>ABSTRACT The objective of this work was to check if there are differences in homework involvement depending on the different levels of academic achievement of students. Due to the possible effect that gender, course and intrinsic motivation can have, their effects were controlled by incorporating them as covariates in the design. The sample is integrated by 388 students of Secondary Education of public centers of A Coruña (Spain). The results indicate that as the levels of academic achievement of the students are higher, there is a progressive increase in the amount of homework done and in the use of time. In addition, another outstanding result is that as the grade progresses, not only decreases the amount of homework, but also the use they make of time is becoming less and less. All this should be taken into account for the educational practice: a greater intrinsic motivation will imply a better management of time, a greater amount of homework and, consequently, a better academic achievement. <![CDATA[ACTION RESEARCH IN PHYSICAL EDUCATION TRAINING: COLLABORATIVE WORK PROMOTION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100315&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as potencialidades da pesquisa-ação, ancorada na autorregulação da aprendizagem, na promoção do trabalho colaborativo entre estagiários de um curso de Educação Física. Participaram 12 estagiários de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade pública brasileira, os quais fizeram parte de um grupo de pesquisa-ação. A formação desse grupo teve a intenção de proporcionar aos estagiários investigarem a prática pedagógica e buscarem soluções aos desafios identificados nos estágios. Foram utilizadas para a coleta de dados: entrevistas, estimulação da recordação, perguntas detonadoras e discussões registradas em um grupo virtual. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo com apoio do software Nvivo-10. A partir dos resultados, identificou-se que a pesquisa-ação, alicerçada na autorregulação da aprendizagem, promoveu o aprender a trabalhar de forma colaborativa e proporcionou aos estagiários a autorregulação das suas ações para aprender a ser professor nos estágios.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar las potencialidades de la investigación-acción, anclada en la autorregulación del aprendizaje, en la promoción de la labor colaborativa entre practicantes en formación de un curso de Educación Física. Participaron 12 practicantes de un curso de Licenciatura en Educación Física de una Universidad pública brasileña, los cuales formaron parte de un grupo de investigación-acción. La formación de ese grupo tuvo la intención de proporcionar a los practicantes en formación la práctica pedagógica y buscar soluciones a los retos identificados en las pasantías. Se utilizó para la recolecta de datos: entrevistas, estimulación del recuerdo, preguntas detonadoras y discusiones registradas en un grupo virtual. Se sometieron los datos al análisis de contenido con apoyo del software Nvivo-10. A partir de los resultados, se identificó que la investigación-acción, basada en la autorregulación del aprendizaje, promovió el aprender a trabajar de forma colaborativa y proporcionó a los practicantes en formación la autorregulación de sus acciones para aprender a ser profesor en las pasantías.<hr/>ABSTRACT The objective of this study was to analyse the potentialities of action research, anchored on the self-regulation of learning, in the promotion of collaboration among interns of a Physical Education course. Twelve undergraduates in Physical Education from a Brazilian public university participated in an action research group. The formation of this group was intended to provide the interns with a chance to investigate pedagogical practices and seek solutions to the challenges identified during the internship. We used for data collection: interviews, recall stimulation, triggering questions and discussions recorded in a virtual forum. Data were submitted to content analysis supported by Nvivo-10 software. From the results, it was identified that action research, based on the self-regulation of learning, was conducive to the development of teamwork skills and provided interns with self-regulation for their actions during the teacher-training course. <![CDATA[BEHAVIOR PROBLEMS AND PROSOCIAL RESOURCaE IN THE EVALUATION OF MOTHER AND TEACHERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100316&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Os problemas de comportamento das crianças podem ser internalizantes ou externalizantes, sendo os últimos mais comumente mencionados pelos pais e professores como fator de incômodo. Tem-se como objetivo comparar a avaliação de indicadores de problemas de comportamento e de recurso pró-social de escolares, a partir do relato de mães e professoras, considerando como variáveis o sexo e a escolaridade. Participaram do estudo 100 professoras, 200 alunos e 200 mães. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de caracterização e o Questionário de Capacidades e Dificuldades - (SDQ). Verificaram-se diferenças estatísticas significativas na avaliação dos recursos adaptativos e problemas de comportamento, por mães e professoras, em todas as escalas e escore total do SDQ. As mães identificaram mais problemas que as professoras, para os meninos, mais recursos de socialização para meninas, e mais sintomas emocionais nos anos iniciais de escolarização. A avaliação simultânea de recursos adaptativos e problemas favorece práticas preventivas.<hr/>RESUMEN Los problemas de comportamiento de los niños pueden ser internalizantes o externalizantes, los últimos, más comúnmente mencionados por los padres y profesores como factor de incómodo. Se tiene como objetivo comparar la evaluación de indicadores de problemas de comportamiento y de recurso prosocial de escolares, a partir de relato de madres y profesoras, considerando como variables el sexo y la escolaridad. Participaron del estudio 100 profesoras, 200 alumnos y 200 madres. Para la recolecta de datos se utilizó un cuestionario de caracterización y el Cuestionario de Capacidades y Dificultades - (SDQ). Se evidenció diferencias estadísticas significativas en la evaluación de los recursos adaptativos y problemas de comportamiento, por madres y profesoras, en todas las escalas y escore total del SDQ. Las madres identificaron más problemas que las profesoras, para los niños, más recursos de socialización para niñas, y más síntomas emocionales en los curos iniciales de escolarización. La evaluación simultánea de recursos adaptativos y problemas favorecen prácticas preventivas.<hr/>ABSTRACT Children’s behavior problems can be internalizing or externalizing, with the latter being most commonly mentioned by parents and teachers as a nuisance factor. The aim is to compare assessments on indicators of behavior problems and prosocial resources in schoolchildren, based on the report of mothers and teachers, considering sex and level of school education as variables. In the present study, 100 teachers, 200 students and 200 mothers participated. For data collection, a characterization questionnaire and the Strengths and Difficulties Questionnaire - (SDQ) were used. Mothers and teachers found significant statistical differences in the assessment of prosocial resources and behavior problems in all scales and in the total SDQ score. Mothers surpassed teachers in the identification of problems for boys, of more prosocial resources for girls, and of more emotional symptoms in the early years of schooling. The simultaneous assessment of prosocial resources and problems leads to preventive practices. <![CDATA[EQUALITY, REGARDLESS OF WHAT IS DIFFERENT: SOCIAL REPRESENTATIONS ON INCLUSION OF YOUNG PEOPLE WITH INTELLECTUAL DISABILITIES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100317&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A presente pesquisa teve por objetivo analisar as representações sociais sobre inclusão de jovens com deficiência intelectual (DI) no segmento de ensino médio (EM), na perspectiva de Jovens Nativos na Pedagogia de Orientação Inclusiva (JNPOI), matriculados numa escola pública de ensino médio de Planaltina, Brasília-DF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-interpretativa. Os dados foram obtidos a partir da aplicação do questionário de Livre Associação de Palavras a 186 jovens, dentre os quais, sete tinham DI. Realizamos a análise prototípica desses dados com ajuda do software Iramuteq. Os resultados sugerem que subjacente a uma representação social plenamente favorável à inclusão de pessoas com DI, no segmento de EM, está a busca por afirmar uma identidade compatível com normas, princípios constitucionais e procedimentos jurídicos que condenam firmemente a expressão do preconceito e das atitudes discriminatórias.<hr/>RESUMEN En la presente investigación se tuvo por objetivo analizar las representaciones sociales sobre inclusión de jóvenes con deficiencia intelectual (DI) en el segmento de enseñanza secundaria (EM), en la perspectiva de Jóvenes Nativos en la Pedagogía de Orientación Inclusiva (JNPOI), ingresados en una escuela pública de enseñanza secundaria de Planaltina, Brasília-DF. Se trata de una investigación cualitativa, descriptivo-interpretativa. Se obtuvo los datos a partir de la aplicación del cuestionario de Libre Asociación de Palabras a 186 jóvenes, entre los cuales, siete tenían DI. Realizamos el análisis prototípico de esos datos con ayuda del software Iramuteq. Los resultados sugieren que subyacente a una representación social plenamente favorable a la inclusión de personas con DI, en el segmento de EM, está la búsqueda por afirmar una identidad compatible con normas, principios constitucionales y procedimientos jurídicos que condenan firmemente la expresión del preconcepto y de las actitudes discriminatorias.<hr/>ABSTRACT This research aimed to analyze social representations on the inclusion of young people with intellectual disabilities (ID) in the high school (HS) segment, from the perspective of Young Natives in Inclusion-Oriented Pedagogy (YNIOP) attending a public high school in Planaltina, Brasília-DF. It is a qualitative, descriptive-interpretative research. Data were obtained from the application of the Free Word Association Questionnaire to 186 young students, among which seven had ID. We prototyped this data with the help of the Iramuteq software. The results suggest that, underlying a social representation that is fully favorable to the inclusion of people with ID in the HS segment, there is the search for the affirmation of an identity compatible with norms, constitutional principles and legal procedures that strongly condemn expressions of prejudice and discriminatory attitudes. <![CDATA[HIGH ABILITIES / GIFTEDNESS IN HIGHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF BRAZILIAN THESES AND DISSERTATIONS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD.<hr/>RESUMEN Se pretendió realizar un estudio de revisión de tesis y tesis brasileñas sobre Altas Habilidades/Superdotación (AH/SD) en la enseñanza universitaria. Para ello, se efectuó una búsqueda en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Tesinas. Se categorizó las tesis y tesinas cuanto a la frecuencia de la publicación a lo largo de los años, las universidades de origen, el tipo de estudio, los objetivos, el número de participantes y los principales resultados. Se encontraron 47 investigaciones y, a partir de la lectura de los resúmenes, se excluyeron las que no abordaban específicamente la temática de AH/SD en el contexto universitario y/o que se repitieron, resultando al total siete, siendo cinco de maestría y dos doctorales realizadas entre 2011 a 2017. Se concluyó que los temas más abordados en las investigaciones se relacionaron a la identificación. Es una temática de interés reciente y carente de estudios que investiguen problemáticas más amplias relativas a los estudiantes universitarios con AH/SD.<hr/>ABSTRACT The aim of this study was to review Brazilian dissertations and theses on High Ability / Giftedness (HA / G) in higher education. For this, we searched the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The theses and dissertations were categorized according to the frequency of publication over the years, the universities of origin, the type of study, the objectives, the number of participants and the main results. Forty-seven researches were found and, from reading the abstracts, those that did not specifically address the issue of HA / G in the university context and / or that were repeated were excluded, resulting in a total of seven, five of which were master’s and two doctoral degrees between 2011 and 2017. It was concluded that the topics most addressed in the research related to identification. It is a topic of recent interest and lacking studies that investigate broader issues related to college students with HA/ G. <![CDATA[Education of immigrant students: the experience of a public school in São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100319&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O estudo tem por objetivo geral investigar a experiência de uma escola municipal de ensino fundamental de São Paulo no acolhimento de alunos imigrantes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com o diretor, coordenador pedagógico, professores e pais imigrantes bolivianos; observações de sala de aula, recreio e reuniões dos projetos destinados aos alunos imigrantes; aplicação da escala de proximidade entre alunos e análise do rendimento escolar. Os resultados mostraram que, na percepção dos profissionais e dos pais, houve uma redução significativa das manifestações de preconceito e discriminação, assim como maior interação entre os alunos. Iniciativas da escola no sentido de valorização da cultura dos imigrantes devem ser destacadas, assim como a incorporação do tema da imigração no currículo por meio dos roteiros de aprendizagem produzidos pelos professores. Por fim, destaca-se a importância da gestão democrática e da participação coletiva para o desenvolvimento de uma escola mais inclusiva.<hr/>RESUMEN El estudio tiene por objetivo general investigar la experiencia en la acogida de alumnos inmigrantes en una escuela municipal de enseñanza fundamental de São Paulo. La recolección de datos fue realizada por medio de entrevistas con el director, coordinador pedagógico, profesores y padres inmigrantes bolivianos; observaciones de clase, recreo y reuniones de los proyectos destinados a los alumnos inmigrantes, aplicación de la escala de proximidad entre alumnos y análisis del rendimiento escolar. Los resultados apuntaron que, en la percepción de los profesionales y de los padres, hubo una reducción significativa de las manifestaciones de prejuicio y discriminación, así como mayor interacción entre los alumnos. Las iniciativas de la escuela en el sentido de valorización de la cultura de los inmigrantes deben ser destacadas, así como la incorporación del tema de la inmigración en el plan de estudios por medio de los itinerarios de aprendizaje producidos por los profesores. Por último, se destaca la importancia de la gestión democrática y de la participación colectiva para el desarrollo de una escuela más inclusiva.<hr/>ABSTRACT The aim of the study is to investigate the experience of a municipal elementary school in São Paulo in welcoming immigrant students. Data collection was conducted through interviews with the principal, pedagogical coordinator, teachers and Bolivian immigrant parents; classroom observations, break time and project meetings for immigrant students; application of student proximity scale and analysis of school performance. The results showed that, in the perception of professionals and parents, there was a significant reduction in the manifestations of prejudice and discrimination, as well as greater interaction among students. School initiatives to enhance the culture of immigrants should be highlighted, as well as the incorporation of the theme of immigration into the curriculum through the learning scripts produced by teachers. Finally, the importance of democratic management and collective participation is highlighted for the achievement of a more inclusive school. <![CDATA[POVERTY CRIMINALIZATION IN SCHOOL TERRITORY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100320&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo é efeito de análises de pesquisa-intervenção realizada em um estabelecimento educacional, localizado em região periférica da cidade do Rio de Janeiro e apresenta reflexões acerca do cotidiano das escolas públicas brasileiras, analisando as possíveis interseções entre as demandas apresentadas e o processo de criminalização da pobreza existente em curso na sociedade. Julga-se importante compreender de que forma a Psicologia pode atuar frente às demandas escolares a fim de não contribuir com o contexto de exclusão e criminalização vivenciado por discentes oriundos das camadas populares. Aposta-se em uma forma de intervenção que se afaste das lógicas de individualização, culpabilização e judicialização da vida escolar. Como resultado, o estudo proporcionou a criação de espaços de reflexão aos estudantes, possibilitando análise do cotidiano escolar e da sua vivência em sociedade, visando a construção de um processo de autonomia e inventividade dos jovens.<hr/>RESUMEN El artículo es efecto de análisis de investigación-intervención realizada en un establecimiento educacional, localizado en región periférica de la ciudad de Rio de Janeiro y presenta reflexiones acerca del cotidiano de las escuelas públicas brasileñas, analizando las posibles intersecciones entre las demandas presentadas y el proceso de criminalización de la pobreza existente en curso en la sociedad. Se juzga importante comprender de qué forma la Psicología puede actuar frente a las demandas escolares a fin de no contribuir con el contexto de exclusión y criminalización vivenciados por discentes derivadas de las camadas populares. Se apuesta en una forma de intervención que se aleje de las lógicas de individualización, culpabilidad y judicialización de la vida escolar. Como resultado, el estudio proporcionó la creación de espacios de reflexión a los estudiantes, posibilitando análisis del cotidiano escolar y de su vivencia en sociedad, visando la construcción de un proceso de autonomía e invectividad de los jóvenes.<hr/>ABSTRACT The article is the result of analysis of intervention research conducted in an educational establishment located in a peripheral region of the city of Rio de Janeiro and presents reflections on the daily life of Brazilian public schools, analyzing the possible intersections between the demands presented and the poverty criminalization existing in society. It is important to understand how Psychology can act despite school demands in order not to contribute to the context of exclusion and criminalization experienced by students from the lower classes. The intervention is a bet that deviates from the logic of individualization, blaming and judicialization of school life. As a result, the study provided the creation of spaces for reflection for students, allowing analysis of school routine and their experience in society, aiming at the construction of a process of autonomy and inventiveness of young people. <![CDATA[THE INFLUENCE OF SELF-EFFICACY BELIEFS IN THE PERFORMANCE OF STUDENTS AT IFMG -BAMBUÍ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100321&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Autoeficácia é um conceito da Teoria Social Cognitiva que trata da capacidade da própria pessoa se organizar e executar ações para atingir metas. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa que procurou averiguar os motivos que denotam baixo desempenho de alunos quando cursando a disciplina de Cálculo. Uma das hipóteses investigadas trata da avaliação da influência das crenças de autoeficácia utilizando como campo de estudo o corpo discente do IFMG - Campus Bambuí. A pesquisa foi desenvolvida com base na aplicação de duas etapas distintas de cunho descritivo e qualitativo que levaram em conta o início e o final das disciplinas. Os resultados apontaram a existência de crenças de autoeficácia nos alunos iniciantes que se fortaleceram nos alunos concluintes. Com base nisso, pode-se destacar a importância do professor no processo de formação da autoeficácia do aluno, a necessidade de se desenvolver novas metodologias e, também, a relevância do suporte pedagógico e psicológico.<hr/>RESUMEN Autoeficacia es un concepto de la Teoría Social Cognitiva que trata de la capacidad de la propia persona organizarse y ejecutar acciones para alcanzar objetivos. En este estudio se desarrolló una investigación que buscó averiguar los motivos que denotan bajo desempeño de alumnos cuando están cursando la asignatura de Cálculo. Una de las hipótesis investigadas trata de la evaluación de la influencia de las creencias de autoeficacia utilizando como campo de estudio el equipo discente del IFMG - Campus Bambuí. La investigación se desarrolló con base en la aplicación de dos etapas distintas de cuño descriptivo y cualitativo que llevaron en cuenta el inicio y el final de las asignaturas. Los resultados apuntaron la existencia de creencias de autoeficacia en los alumnos iniciantes que se reforzaron en los alumnos concluyentes. Con base en eso, se puede destacar la importancia del profesor en el proceso de formación de la autoeficacia del alumno, la necesidad de desarrollarse nuevas metodologías y, también, la relevancia del soporte pedagógico y psicológico.<hr/>ABSTRACT Self-efficacy is a concept of Social Cognitive Theory that addresses one’s ability to organize and take action to achieve goals. The research developed in this study intended to ascertain the reasons for poor student performance in disciplines such as Calculus. One of the hypotheses investigated deals with an assessment on the influence of self - efficacy beliefs. Relying on the students of IFMG - Campus Bambuí as a field of study, the research was based on the application of two distinct descriptive and qualitative steps that took into account the beginning and end of the disciplines. The results pointed at the existence of self-efficacy beliefs in beginner students and also at the fact that these beliefs became stronger in students in the end of the course. Thus, we can highlight the importance of teachers in the development of self-efficacy in students while promoting the development of new methodologies and the relevance of pedagogical and psychological support. <![CDATA[THE CONCEPT OF TIME IN CHILDREN WITH TYPICAL MOTOR DEVELOPMENT AND DEVELOPMENTAL COORDINATION DISORDER]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100322&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo do estudo foi comparar o desenvolvimento da noção de tempo entre crianças com Desenvolvimento Típico (DT) e com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Participaram 34 crianças, divididas nos grupos: DT 6-7 anos (n=9), DT 8-9 anos (n=8), TDC 6-7 anos (n=7) e TDC 8-9 (n=10). As crianças com TDC foram indicadas pelos professores por meio do checklist do MABC-2 e as crianças com DT por apresentarem bom desempenho. Posteriormente, todas foram avaliadas com a bateria do MABC-2. Para a análise da noção temporal, utilizou-se uma adaptação de uma prova proposta por Piaget, que visa compreender a sucessão dos acontecimentos percebidos, realizada em contexto experimental. Sendo assim, utilizaram-se dois brinquedos de madeira que realizavam movimentos distintos em relação ao tempo e ao ponto de chegada. O conceito dessa tarefa foi adaptado para duas tarefas de corrida em contexto aplicado. As crianças foram questionadas separadamente sobre questões temporais das tarefas e suas respostas gravadas e transcritas. Empregou-se o teste Mann-Whitney, observando-se que as crianças com TDC expressaram níveis operatórios de pensamento, não demonstrando diferença significativa entre grupos.<hr/>RESUMEN El objetivo del estudio fue comparar el desarrollo de la noción de tiempo entre niños con Desarrollo Típico (DT) y con Trastorno do Desarrollo de la Coordinación (TDC). Participaron 34 niños, divididos en los grupos: DT 6-7 años (n=9), DT 8-9 años (n=8), TDC 6-7 años (n=7) y TDC 8-9 (n=10). Los niños con TDC fueron indicadas por los profesores por intermedio del checklist del MABC-2 y los niños con DT por presentar buen rendimiento. Posteriormente, todos fueron evaluadas con la batería del MABC-2. Para el análisis de la noción temporal, se utilizó una adaptación de una prueba propuesta por Piaget, que tiene por objetivo comprender la sucesión de los acontecimientos percibidos, realizada en contexto experimental. Siendo así, se utilizaron dos juguetes de madero que realizaban movimientos distintos en relación al tiempo y al punto de llegada. El concepto de esa tarea fue adaptado para dos tareas de corrida en contexto aplicado. Se indagó, a los niños, separadamente sobre cuestiones temporales de las tareas y sus respuestas gravadas y transcritas. Se empleó el test Mann-Whitney, observándose que los niños con TDC expresaron niveles operatorios de pensamiento, no demostrando diferencia significativa entre grupos.<hr/>ABSTRACT The objective of this study was to compare the development of the notion of time between children with Typical Development (TD) and with Developmental Coordination Disorder (DCD). Divided into groups, 34 children participated in this research: TD ages 6-7 years (n = 9), TD ages 8-9 years (n = 8), DCD ages 6-7 years (n = 7), and DCD ages 8-9 years (n = 10). Children with DCD were indicated by teachers through the MABC-2 checklist and children with TD for presenting a good performance. Subsequently, all of them were evaluated using the MABC-2 battery. For an analysis of the concept of time, an adaptation of a test proposed by Piaget was used, which aims to understand the succession of perceived events, carried out in an experimental context. Therefore, two wooden toys that performed different movements in relation to time and destination were used. The concept of this task was adapted for two running tasks in an applied context. The children were asked separately about task time issues and their responses were recorded and transcribed. The Mann-Whitney test was used and it was possible to observe that children with DCD reached the operational thought stage showing no significant difference between groups. <![CDATA[MEDICALIZATION AND PATHOLOGIZING OF EDUCATION: CHALLENGES TO SCHOOL AND EDUCATIONAL PSYCHOLOGY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100323&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho teve como objeto de estudo a constituição histórica, cultural e social que transforma dificuldades de aprendizagem e de comportamento vividas no processo de escolarização em problemas individuais, de cunho biológico e/ou orgânico. A pesquisa consiste na análise da produção do discurso médico-científico que consolida bases de interpretação do referente às dificuldades de aprendizagem enquanto problemas médicos ou psicológicos, tanto quanto na organização das informações em uma Linha do Tempo, acerca de como os The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) vêm tratando as dificuldades de aprendizagem desde a sua primeira edição. Para viabilização, foi realizada pesquisa bibliográfica em fontes como MEDLINE, PubMED, LILACS, SCIELO, PsycInfo. Para compilação de dados e explanação dos resultados, apresenta-se a Linha do Tempo dos DSM, a qual se encontra publicada na Biblioteca Virtual de Saúde - BVS PSI, no endereço: http://newpsi.bvs-psi.org.br/uploads/linha%20do%20tempo%20DSM/linha.html e será periodicamente alimentada.<hr/>RESUMEN En este estudio se tuvo como objeto la constitución histórica, cultural y social que transforma dificultades de aprendizaje y de comportamiento vividas en el proceso de escolarización en problemas individuales, de cuño biológico y/u orgánico. La investigación consiste en el análisis de la producción del discurso médico-científico que consolida bases de interpretación del referente a las dificultades de aprendizaje mientras problemas médicos o psicológicos, en la organización de las informaciones en una Línea del Tiempo, acerca de cómo los The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) vienen tratando las dificultades de aprendizaje desde su primera edición. Para viabilidad, se realizó investigación bibliográfica en fuentes como MEDLINE, PubMED, LILACS, SCIELO, PsycInfo. Para recopilación de datos y explanación de los resultados, se presenta la Línea del Tiempo de los DSM, la cual se encuentra publicada en la Biblioteca Virtual de Salud - BVS PSI, en la dirección: http://newpsi.bvs-psi.org.br/uploads/linha%20do%20tempo%20DSM/linha.html y será periódicamente alimentada.<hr/>ABSTRACT This work had as the object of study the historical, cultural and social constitution that transforms learning and behavior difficulties experienced in the schooling process into individual problems, of biological and / or organic nature. The research consists in the analysis of the medical-scientific discourse production that consolidates bases of interpretation of the referring to the learning difficulties as medical or psychological problems, as well as in the organization of the information in a Timeline, about how The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) have been treating learning difficulties since its first edition. For feasibility, a bibliographic search was carried out in sources such as MEDLINE, PubMED, LILACS, SCIELO, PsycInfo. To compile data and explain the results, the DSM Timeline is presented, which is published in the Virtual Health Library - VHL PSI, at: http://newpsi.bvs-psi.org.br/ uploads / line% 20do% 20time% 20DSM / line.html, and will be periodically fed. <![CDATA[PERCEPTIONS OF BEAUTY STANDARDS AMONG CHILDREN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100324&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Há um padrão de beleza hegemônico que circula pela sociedade, afetando a identidade das pessoas. Entretanto, os estudos sobre o tema giram em torno dos adultos. Com isso, é necessário investigar as percepções das crianças acerca dos padrões de beleza, enfatizando suas práticas e falas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com 50 crianças (4, 6, 8, 10 e 12 anos), utilizando-se do Método Clínico (Jean Piaget), o qual permite uma investigação profunda. Os participantes foram solicitados a fazer um desenho, ver fotografias e responder a questões relacionadas a padrões de beleza. Notou-se que as crianças têm ideias próprias sobre a beleza e a feiura e que alteram essas percepções de acordo com a idade. Observou-se que os padrões e práticas culturais têm grande influência sobre as crianças, as quais são afetadas pelas mídias, construindo seus discursos através de vivências e aprendizados, tanto da família quanto da escola.<hr/>RESUMEN Hay un patrón de belleza hegemónico que circula por la sociedad, afectando la identidad de las personas. Sin embargo, los estudios sobre el tema giran alrededor de los adultos. Con eso, es necesario investigar las percepciones de los niños acerca de los patrones de belleza, enfatizando sus prácticas y hablas. Se realizó una investigación cualitativa y exploratoria con 50 niños (4, 6, 8, 10 y 12 años), se utilizó o Método Clínico (Jean Piaget), el cual permite una investigación profundizada. Se solicitó a los participantes a hacer un dibujo, mirar fotografías y contestar a cuestiones relacionadas a patrones de belleza. Se percibió que los niños tienen ideas propias sobre la belleza y la fealdad y que cambian esas percepciones de acuerdo con la edad. Se observó que los patrones y prácticas culturales tienen gran influencia sobre los niños, los cuales son afectadas por las medias, construyendo sus discursos por intermedio de vivencias y aprendizajes, de la familia y de la escuela.<hr/>ABSTRACT The hegemonic beauty pattern, which circulates throughout society, affects people’s identity. However, studies on the subject revolve around adults. Thus, it is necessary to investigate children’s perceptions of beauty standards, emphasizing their practices and speech. A qualitative and exploratory research was conducted with 50 children (4, 6, 8, 10 and 12 years), using the Clinical Method (Jean Piaget), which allows a thorough investigation. Participants had asked to draw, view photographs and answer questions related to beauty standards. It has been noted that children have their own ideas about beauty and ugliness and that they change these perceptions according to age. It was observed that cultural patterns and practices have great influence on children, which are affected by the media, building their discourses through experiences and learning, both inside the family and school. <![CDATA[PROMOTION OF LEARNING STRATEGIES FOR PSYCHOLOGY STUDENTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100325&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As estratégias de aprendizagem são processos autorregulatórios de aquisição e uso do conhecimento que devem ser constantemente estimuladas para um amplo aproveitamento da vida acadêmica. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de um programa de promoção de estratégias de aprendizagem em universitários. Utilizou-se metodologia quasi-experimental com 20 alunos de Psicologia, distribuídos em grupo experimental e controle, sendo realizados pré-teste, pós-teste e um ndican pós-teste quatro meses após a intervenção. O programa consistiu de oito encontros, focalizando-se a metacognição, administração de recursos internos e contextuais e autorregulação social. O primeiro pós-teste indicou aumento significativo da ndic do grupo experimental, que se manteve no ndican pós-teste, sendo o principal aumento observado na autorregulação de recursos. O grupo controle não modificou significativamente seu escore total ao longo dos pós-testes e ainda apresentou diminuição ndicant tive na autorregulação social. Os resultados indicam eficácia da intervenção e reforçam a relevância de programas dessa natureza.<hr/>RESUMEN Las estrategias de aprendizaje son procesos autorregulatorios de adquisición y uso del conocimiento que deben ser constantemente estimuladas para un ndica aprovechamiento de la vida académica. El objetivo del ndica fue evaluar la eficacia de un programa de promoción de estrategias de aprendizaje en universitarios. Se ndican metodología cuasi-experimental con 20 alumnos de Psicología, distribuidos en grupo experimental y control, siendo realizados pre-test, post-test y un ndican post-test cuatro meses tras la intervención. El programa consistió de ocho ndicant t, focalizándose la metacognición, administración de recursos internos y contextuales y autorregulación social. El primer post-test indicó aumento significativo del promedio del grupo experimental, que se mantuvo en el ndican post-test, siendo el principal aumento observado en la autorregulación de recursos. El grupo control no modificó significativamente ndicant total a lo largo de los post-testes y aún ndican disminución ndicant tive en la autorregulación social. Los resultados ndicant eficacia de la intervención y refuerzan la relevancia de programas de esa naturaleza.<hr/>ABSTRACT Learning strategies are self-regulating processes of knowledge acquisition and use. They must be constantly stimulated so that students can be fully engaged in academic life. The aim of this study was to evaluate the effectiveness of a learning strategy program for university students. A quasi-experimental methodology was used with 20 Psychology students, distributed in experimental and control groups. There was a pretest, a first posttest, and a second posttest four months after the intervention. The program consisted of eight meetings, focusing on metacognition, internal and contextual resource management, and social self-regulation. The first posttest indicated a significant increase in the mean of the experimental group, which remained the same in the second posttest. The main increase was observed in the self-regulation of resources. The control group did not significantly change its total score over the posttests and still showed a significant decrease in social self-regulation. The results indicate the effectiveness of the intervention and reinforce the relevance of such programs. <![CDATA[SCHOOL TALENT MENTORING: ANALYSIS OF NATIONAL AND INTERNATIONAL PUBLICATIONS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100326&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Há evidências de que mentores fazem diferença na vida de estudantes talentosos/superdotados, motivo da investigação do tema e sua produção científica nacional e internacional de 2000 a 2018. Entre as bases de dados investigadas estão: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Banco de Teses/Dissertações Capes, Academic Search Premier, Portal Periódicos Capes e Sage Journals. Foram encontrados 59 estudos, sendo 24 nacionais e 35 internacionais. Sobressaíram-se estudos qualitativos com ênfase na abordagem exploratória. Na amostragem, destacaram-se professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Entre os objetivos, destacou-se o interesse dos pesquisadores pelo processo de formação de professores por meio da mentoria. Percebeu-se, ainda, que estratégias de mentoria são eficazes para estudantes talentosos, melhorando a compreensão de conceitos como os matemáticos, por exemplo, além de benefícios psicossociais e de carreira. Quanto aos instrumentos, estudos internacionais fazem uso dos mais específicos e maior variedade deles. O tema é inovador, o que justifica sua investigação.<hr/>RESUMEN Hay evidencias de que tutores hacen diferencia en la vida de estudiantes talentosos/superdotados, motivo de la investigación del tema y su producción científica nacional e internacional de 2000 a 2018. Entre las bases de datos investigadas están: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Banco de Tesis/Tesinas Capes, Academic Search Premier, Portal Periódicos Capes y Sage Journals. Se obtuvo 59 estudios, es decir, 24 nacionales y 35 internacionales. Sobresalieron los estudios cualitativos con énfasis en el abordaje exploratorio. En el muestreo, predominaron profesores de la Enseñanza Básica, Secundaria y Universitaria. Entre os objetivos, se destacó el interés de los investigadores por el proceso de formación de profesores por intermedio de la tutoría. Se percibió, aún, que estrategias de tutoría son eficaces para estudiantes talentosos, mejorando la comprensión de conceptos como los matemáticos, por ejemplo, además de beneficios psicosociales y de carrera. En lo que se refiere a os instrumentos, estudios internacionales hacen uso de los más específicos y más variedad de ellos. El tema es innovador, lo que justifica su investigación.<hr/>ABSTRACT There is evidence that mentors make a difference in the lives of talented / gifted students, the reason for the investigation of the theme and their national and international scientific production from 2000 to 2018. Among the databases investigated are Scientific Electronic Library Online (Scielo), Capes Theses / Dissertations, Academic Search Premier, Capes Journal Portal and Sage Journals. We found 59 studies, 24 nationals and 35 internationals. Qualitative studies stood out with emphasis on the exploratory approach. In the sample, teachers of elementary, middle and higher education stood out. Among the objectives, the researchers’ interest in the process of teacher education through mentoring was highlighted. Mentoring strategies were also found to be effective for talented students, improving understanding of concepts such as mathematicians, for example, as well as psychosocial and career benefits. As for the instruments, international studies make use of the most specific and the widest variety of them. The theme is innovative, which justifies its investigation. <![CDATA[INTERVIEW WITH HERCULANO RICARDO CAMPOS, PHD]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100501&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Com atuação consolidada na área da Psicologia Escolar e Educacional, o Professor Doutor Herculano Ricardo Campos construiu significativo itinerário como pesquisador e docente, com destaque aos estudos sobre violência e práticas sociais e educacionais com crianças e adolescentes. Nosso entrevistado da Seção História da Revista Psicologia Escolar e Educacional é Coordenador Atual do Grupo de Trabalho Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, no biênio 2018-2020 e foi cedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o governo do estado do Rio Grande do Norte, para presidir a Fundação Estadual do Atendimento Socioeducativo - FUNDASE. É autor de diversas produções acadêmicas e técnicas, e orientou teses e dissertações que analisam as políticas públicas de educação, infância e adolescência no Brasil, sob a perspectiva histórico-cultural. Sua relevante contribuição para o conhecimento da área pode ser expressa nesta entrevista realizada por Fauston Negreiros.<hr/>RESUMEN Con un desempeño consolidado en el área de Psicología Escolar y Educativa, el profesor Doctor Herculano Ricardo Campos construyó un itinerario significativo como investigador y professor, con énfasis en estudios sobre violencia y prácticas sociales y educativas con niños y adolescentes. Nuestro entrevistado de la Sección de Historia de la Revista de Psicología Educativa y Educativa es el Coordinador Actual del Grupo de Trabajo de Psicología y Políticas Educativas de ANPEPP - Asociación Nacional de Investigación y Estudios de Posgrado en Psicología, en el bienio 2018-2020 y fue proporcionado por la Universidad Federal de Río Grande do Norte al gobierno del estado, para presidir la Fundación Estatal de Asistencia Social y Educativa - FUNDASE. Es autor de varias producciones académicas y técnicas, y ha dirigido tesis y disertaciones que analizan las políticas públicas sobre educación, infancia y adolescencia en Brasil, desde la perspectiva histórico-cultural. Su contribución relevante al conocimiento del área se puede expresar en esta entrevista de Fauston Negreiros.<hr/>ABSTRACT With a consolidated performance in the area of School and Educational Psychology, Herculano Ricardo Campos, PhD built a significant itinerary as a researcher and professor, with emphasis on studies on violence and social and educational practices with children and adolescents. Our interviewee from the History Section of the Educational and Educational Psychology Journal is Current Coordinator of the Psychology and Educational Policies Working Group of ANPEPP - National Association of Research and Graduate Studies in Psychology, in the biennium 2018-2020 and was provided by the Federal University of Rio Grande do Norte to the state government, to preside over the State Foundation for Social and Educational Assistance - FUNDASE. He is the author of several academic and technical productions, and has guided theses and dissertations that analyze public policies on education, childhood and adolescence in Brazil, from a historical-cultural perspective. His relevant contribution to the knowledge of the area can be expressed in this interview by Fauston Negreiros. <![CDATA[Interfaces between Psychology, Education and Health - a report on professional practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100601&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este é um relato de prática profissional do psicólogo escolar e educacional na área da saúde. Trata-se de um campo de atuação pouco divulgado ou reconhecido e este artigo visa colaborar para dar visibilidade a ele. O trabalho aqui apresentado é desenvolvido na Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia, no estado de Goiás, e se fundamenta na Educação Permanente em Saúde. O psicólogo escolar é o profissional que oferece contribuições dessa ciência para os processos de ensino aprendizagem e da educação como um todo. A Psicologia na saúde pública tem várias frentes de atuação e a educação na saúde é uma delas. O psicólogo escolar e educacional pode atuar nos processos educativos para profissionais de saúde, buscando como fim último aprimorar a qualidade do serviço prestado por eles. Além disso, pode colaborar com as instituições de ensino formais na formação de futuros profissionais. Enfim, o psicólogo escolar na saúde tem muito a contribuir na melhoria do atendimento à população e na busca por uma saúde de qualidade que atenda às necessidades reais do usuário.<hr/>RESUMEN Este es un relato de práctica profesional del psicólogo escolar y educacional en el área de la salud. Se trata de un campo de actuación poco divulgado o reconocido y este artículo tiene por objetivo colaborar para dar visibilidad a ellos. El estudio aquí presentado fue desarrollado en la Escuela Municipal de Salud Pública de Goiânia, en el estado de Goiás, y se fundamenta en la Educación Permanente en Salud. El psicólogo escolar es el profesional que ofrece contribuciones de esta ciencia para los procesos de enseñanza aprendizaje y de la educación como un todo. La Psicología en la salud pública tiene varias frentes de actuación y la educación en la salud es una de ellas. El psicólogo escolar y educacional puede actuar en los procesos educativos para profesionales de salud, buscando como fin último perfeccionar la calidad del servicio prestado por ellos. Además de eso, puede colaborar con las instituciones de enseñanza formales en la formación de futuros profesionales. En suma, el psicólogo escolar en la salud tiene mucho a contribuir en la mejora de la atención a la populación y en la búsqueda por una salud de calidad que cumpla a las necesidades reales del usuario.<hr/>ABSTRACT This is a report of the professional practice of the school and educational psychologist in the health area. It is a field of activity little known or recognized and this article aims to collaborate to give visibility to it. The work presented here is developed at the Goiânia Municipal School of Public Health, in the state of Goiás, and is based on Permanent Health Education. The school psychologist is the professional who offers contributions of this science to the processes of teaching, learning and education as well as one all. Public health Psychology has several fronts and health education is one of them. The school and educational psychologist can act in the educational processes for health professionals, seeking ultimately to improve the quality of service provided by them. In addition, it can collaborate with formal education institutions in training future professionals. Finally, the school psychologist inside the health system has much to contribute to the improvement of care to the population and the search for quality health that meets the real needs of the user. <![CDATA[DECONSTRUCTING TRUTHS - CULTIVATING POSSIBILITIES: AN INTERNSHIP REPORT ON SCHOOL PSYCHOLOGY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar.<hr/>RESUMEN En este estudio se tiene la intención de relatar las experiencias de pasantía en Psicología Escolar del curso de Psicología de la Universidad Feevale/RS. La metodología se basó en acompañamientos semanales a la escuela, intervenciones colectivas e individuales con todos los agentes de la institución, observaciones participantes, registros de imagen y audio y registros en diarios de campo. La primera actividad fue un rompe-hielo, realizada con todos los alumnos de la escuela y se llamaba “el chocolate”. La segunda actividad sucedió colectivamente y buscaba la reflexión sobre el futuro profesional. La tercera fue sobre “hablar de los sentimientos”; la cuarta buscó producir el “jardín” y la quinta fue una interacción buscando identificar el punto de florecimiento de los elementos sembrados. Las actividades buscaban promover discursos otros acerca de la necesidad o no de un laudo psicológico; desestabilizando tal certeza y tornando posible una realidad entre la binaria del saludable y del patológico, un papel fundamental para la Psicología Escolar.<hr/>ABSTRACT This paper aims to provide a report on the internship experiences in School Psychology of the Psychology course of Feevale University / RS. The methodology was based on weekly school visits, collective and individual interventions with all the institution’s agents, observations on participants, audio and image records and field journal records. The first activity was an icebreaker with all the students of the school. It was called “the chocolate”.The second activity took place collectively and promoted reflection on the professional future. The third activity was on “talking about feelings”.The fourth activity produced the “garden”.The fifth activity was an interaction seeking to identify the flowering points of the “planted” words.The activities aimed to promote other discussions on the need for psychological support or not; destabilizing such certainty and making possible a reality between the binary nature of the healthy and the pathological, a fundamental role for School Psychology. <![CDATA[LITERARY CURTAIN: A LITERARY-ARTISTIC PRODUCTION IN HIGH SCHOOL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100603&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Com o objetivo de articular a literatura e o audiovisual no processo ensino-aprendizagem, além de aprimorar a atividade expressiva, tendo em vista o desenvolvimento da imaginação e da criticidade, foi ministrada uma disciplina eletiva a alunos do Ensino Médio Integral de uma escola pública do estado de São Paulo. Na primeira parte da eletiva, foram selecionadas, lidas e discutidas obras literárias. Na segunda parte, os alunos realizaram atividades expressivas artísticas em tecidos para exteriorizar as emoções e os sentimentos desencadeados pela leitura e discussão da obra. Como resultado, além da materialização de uma cortina que foi instalada no auditório da escola, identificou-se o desenvolvimento de habilidades interpessoais, o interesse pela leitura, a aproximação professor-aluno e a ampliação da capacidade sensível.<hr/>RESUMEN Con el objetivo de articular la literatura y el audiovisual en el proceso enseñanza-aprendizaje, además de perfeccionar la actividad expresiva, teniendo en vista el desarrollo de la imaginación y de la credibilidad, se ministró una asignatura electiva a alumnos de la Enseñanza Secundaria Integral de una escuela pública del estado de São Paulo. En la primera parte de la electiva, se seleccionaron, se leyeron y se discutieron obras literarias. En la segunda parte, los alumnos realizaron actividades expresivas artísticas en tejidos para exteriorizar las emociones y los sentimientos desencadenados por la lectura y discusión de la obra. Como resultado, además de la materialización de una cortina que fue instalada en el auditorio de la escuela, se identificó el desarrollo de habilidades interpersonales, el interés por la lectura, el acercamiento profesor-alumno y la ampliación de la capacidad sensible.<hr/>ABSTRACT In order to articulate the literature and the audiovisual in the teaching-learning process, in addition to improving the expressive activity, in view of the development of imagination and criticality, an elective course was given to students of the High School of a public school in the state of Sao Paulo. In the first part of the elective, literary works were selected, read and discussed. In the second part, the students performed expressive artistic activities on fabrics to express the emotions and feelings triggered by the reading and discussion of the work. As a result, in addition to the materialization of a curtain that was installed in the school auditorium, the development of interpersonal skills, interest in reading, the teacher-student approach and the expansion of sensitive capacity were identified. <![CDATA[PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT: ACADEMIC MONITORING AS A TEACHING-LEARNING STRATEGY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100604&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A avaliação psicológica enfrenta dificuldades devido à falta de sistematização em seu ensino. Existem maneiras possíveis para contornar tais dificuldades, sendo uma delas a monitoria acadêmica. O monitor, ao desempenhar suas funções, permite que um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico possa acontecer, não apenas para si, como também aos estudantes da disciplina. O objetivo deste estudo é descrever como a monitoria acadêmica pode contribuir para o desenvolvimento e postura crítica de estudantes. A instituição estudada disponibilizava a monitoria na disciplina de avaliação psicológica, sendo realizadas dez horas semanais. O espaço de monitoria era capaz de proporcionar aos estudantes situações de treinamento, esclarecimento de dúvidas e atividades de roleplay. A monitoria proporcionou estratégias para o estudante-monitor enfrentar situações acadêmicas tanto do ponto de vista do alunado como de professor e assim propiciou uma nova modalidade de aprendizagem ao monitor.<hr/>RESUMEN La evaluación psicológica enfrenta dificultades debido a la falta de sistematización en su enseñanza. Hay maneras posibles para contornar tales dificultades, una de ellas, el monitoreo académico. El monitor, al desempeñar sus funciones, permite que un proceso de enseñanza-aprendizaje más dinámico pueda suceder, no solo para él mismo, como también a los estudiantes de la asignatura. El objetivo de este estudio es describir cómo el monitoreo académico puede contribuir para el desarrollo y postura crítica de estudiantes. La institución estudiada ponía a disposición el monitoreo en la asignatura de evaluación psicológica, realizadas con diez horas semanales. El espacio de monitoreo era capaz de proporcionar a los estudiantes situaciones de entrenamiento, aclarar dudas y actividades de roleplay. El monitoreo proporcionó estrategias para el estudiante-monitor enfrentar situaciones académicas tanto del punto de vista del alumnado como de profesor y así propició una nueva modalidad de aprendizaje al monitor.<hr/>ABSTRACT Psychological assessment faces difficulties due to the lack of systematization in its teaching. There are possible ways to overcome such difficulties, one of which is academic monitoring. The academic monitoring allows the monitor a more dynamic teaching-learning process to happen, not only for himself but also to the students of the discipline. The objective of this study is to describe how academic monitoring can contribute to the development and critical posture of students. The institution studied provided the academic monitoring in the discipline of psychological assessment, being carried out ten hours a week. The monitoring space provided students with training situations, clarification of doubts, and roleplaying activities. Monitoring provided strategies for the student-monitor to address academic situations from both the student and teacher’s perspective, and therefore provided a new learning modality for the monitor.