Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620200001&lang=en vol. 25 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Information technology and document management performance at a Federal University]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esta pesquisa investigou a percepção de gestores e usuários sobre a influência da tecnologia da informação no desempenho da gestão documental em uma universidade federal. A elaboração da estrutura conceitual de análise foi guiada pelos fundamentos do Balanced Scorecard. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental foram utilizadas para a coleta dos dados. Como resultados identificou-se um amplo espectro de possibilidades de contribuição da tecnologia da informação. De forma geral, estas possibilidades estão relacionadas à satisfação dos usuários, à qualidade dos processos documentais, à capacidade de aprender, inovar, e melhorara gestão documental, e à otimização dos recursos financeiros da gestão documental e consequentemente da organização. Na universidade pesquisada, esta contribuição é parcial e incipiente. A maximização do apoio da tecnologia da informação ao desempenho da gestão documental depende de questões de natureza humana e social, além daquelas de ordem tecnológica.<hr/>ABSTRACT This research investigated the perception of managers and users about the influence of information technology on the document management performance at a federal university. The conceptual frame work of analysis was guided by he foundations of the Balanced Scorecard. Methodologically, the research was characterized as qualitative and case study type. Semi structured interviews, participant observation and documentary research were used to collect the data. As results, a broad spectrum of possibilities of contribution of the information technology was identified. In general, these possibilities are related touser satisfaction, the quality of documentary processes, the ability to learn, innovate and improve the document management and, the optimization the financial resources of document management and consequently of the organization. This contribution is partial and incipient at the researched university, The maximization of the support of information technology to the document management performance depends on human and social questions, besides those of a technological nature. <![CDATA[Informational intelligence and hyper culture among undergraduate students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100031&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Percebe-se uma oportunidade para melhor entender a inteligência informacional ao discuti-la no contexto acadêmico, de tal forma, o presente estudo teve como objetivo analisar as relações da inteligência informacional com os aspectos de hipercultura de estudantes universitários. Na sociedade da informação destacam-se os aspectos da cultura digital e da cibercultura; impulsionadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação possuem como consequências a hipercultura, que serve de premissa para a teoria da mediação cognitiva (TMC) que articula a relação entre cognição, sociedade e tecnologia, auxiliando no entendimento dos impactos desses na cognição dos indivíduos. Para tanto, desenvolve-se o marco teórico apoiado nos entendimentos sobre inteligência informacional, teoria da mediação cognitiva e hipercultura. Metodologicamente a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando questionário para coleta dos dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. A população era composta por 1077 discentes matriculados no segundo semestre de 2017do curso de Administração da UFPE. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. Os resultados da pesquisa revelaram que a inteligência informacional possui uma alta correlação com a hipercultura, essa correlação corrobora na direção que à luz da teoria da mediação cognitiva a inteligência informacional seja um elemento essencial da hipercultura.<hr/>ABSTRACT It is an opportunity to better understand in formational intelligence by discussing it in the academic context, so the present study aimed to analyze the relationships of information al intelligence with the aspects of hyperculture of university students. In the information society, aspects of digital culture and cyberculture stand out; driven by the development of information and communication technologies have the consequences of hyperculture, which serves as a premise for the theory of cognitive mediation (TMC) that articulates the relationship between cognition, society and technology, helping to understand their impact on the cognition of individuals. To this end, the theoretic al framework is developed based on the understanding of informational intelligence, cognitive mediation theory and hyperculture. Methodologically, there search has a quantitative approach, using a questionnaire for data collection. In the analysis and interpretation of the data several statistic al methods were used. The population consisted of 1077 students enrolled in the second semester of 2017 of the UFPE Business Administration course. The sample was non-probabilistic, for convenience and stratified, having participated 347 subjects. The research results revealed that information al intelligence has a high correlation with hyperculture, this correlation corroborates that in the light of the theory of cognitive mediation informational intelligence is an essential element of hyperculture. <![CDATA[Information as a crucial element for results-based governance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A informação tornou-se crucial na governança por resultados implantada no estado de Pernambuco. Este estudo tem como objeto de estudo a gestão da informação do Pacto pela Vida (PPV) devido ao complexo fluxo informacional e o sistemático monitoramento de processos e resultados. A sistemática de monitoramento e avaliação pressupõe o uso intensivo de informações precisas e pertinentes. Para tal fim, o governo criou condições estruturais, instrumentais e políticas para que a informação se tornasse um dos elementos de suporte à avaliação das políticas públicas e à tomada de decisão. O objetivo se constitui em fazer o cotejamento entre a teoria sobre informação, poder e governança por resultados e a realidade da gestão da informação do PPV. Os procedimentos metodológicos são compostos por análise de conteúdo das entrevistas dos analistas de informação do Pacto pela Vida. Conclui-se que os atores do nível tático têm mais oportunidades de exercer o poder informacional porque estão em posições e cargos que lhes permite coletar, tratar, analisar e distribuir a informação diretamente para atores estratégicos, operacionais e táticos. Já os atores do nível estratégico, devido ao cargo e sua autoridade têm condições de exercer o poder informacional mais fortemente que outros.<hr/>ABSTRACT The information became crucial in results-based governance implemented in the state of Pernambuco. This study has as object of study the information management of the Pact for Life (PPV) due to complex information flow and systematic monitoring of processes and results. The monitoring and evaluation system presupposes the intensive use of accurate and relevant information. To this end, the government created structural, instrumental and political conditions for the information to become one of the elements that support the evaluation of public policies and decision-making. The goal is making a comparison between the theory of information, power and results-based governance and the reality of PPV information management. The methodological procedures are composed by analysis of content of the information analysts’ interviews of the Pact for Life. It concludes that tactical-level actors have more opportunities to exercise informational power because they are in positions that allow them to collect, process, analyze, and distribute information directly to strategic, operational, and tactical actors. The actors at the strategic level, because of their position and their authority, they are able to exercise informational power more strongly than others. <![CDATA[Linguistic minorities, bibliotheconomic documents and the reality of a public library in Amazônia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100078&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Analisa o teor de 4 documentos da área biblioteconômica no tocante à atenção às minorias linguísticas e reflete sobre questões que envolvem equidade informacional a partir da análise da Biblioteca Pública de Benjamin Constant, município inserido na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru). O multiculturalismo da região, onde estão presentes populações urbanas, povos indígenas e imigrantes de países vizinhos, põe em voga a necessidade de se discutir a atenção às minorias linguísticas e cidadania informacional. Além da revisão de literatura sobre o tema minorias linguísticas, apresenta os resultados de investigação realizada in loco, que tornou possível conhecer aspectos de infraestrutura de uma biblioteca pública amazônica (instalações, equipamentos, acervos, serviços, quadro de pessoal), bem como a impressão e a visão de 24 moradores do município (sendo 6 vinculados à área de gestão cultural; 6 indígenas da etnia Ticuna e 12 pessoas escolhidas aleatoriamente).Entre outras coisas, a investigação permitiu concluir que apesar da existência de cerca de 274 línguas indígenas apontadas no censo IBGE, 2010, pouco ou quase nada foi realizado em termos de políticas de inclusão por bibliotecas públicas, ou mesmo estudos bibliotecários voltados para esse grupo minoritário no Brasil.<hr/>ABSTRACT The paper analyzes the content of 4 documents from the Library Science area regarding attention to linguistic minorities and about issues involving equality of information to the citizens, analyzing the Public Library in Benjamin Constant, a municipality located on the triple frontier (Brazil, Colombia and Peru). The multiculturalism of the region, where urban populations, indigenous people and immigrants in neighboring countries are present, requires the attention to discuss linguistic minorities and informational citizenship. It also presents the results of on-site research, that describes the infrastructure of an Amazonian public library (facilities, equipment, collections, services, staff), and the impression and the vision of 24 residents of the municipality (6 being linked to the area of cultural management; 6 indigenous Ticuna and 12 randomly chosen people). The research concluded that there are no expressive advances in terms of inclusion policies within the public libraries for the 274 indigenous languages mentioned in the 2010 IBGE census in Brazil. <![CDATA[Shelf arrangement as curricular content in the undergraduate Librarianship course at the Federal University of Minas Gerais and the report of a proposed subject]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Ordenação de documentos é atividade que propõe arranjos para documentos em mobiliários de acordo com atributos definidos como critérios. O número de chamada é uma das principais soluções voltadas à ordenação de documentos no contexto das bibliotecas e como conteúdo trabalhado nos cursos de graduação de Biblioteconomia no Brasil. Nos currículos destes cursos, em geral, a ordenação de documentos é alocada de modo parcial nas disciplinas de sistemas de classificação bibliográfica ou nas disciplinas de catalogação. O objetivo do estudo é discutir a ordenação de documentos e o número de chamada como conteúdos de disciplinas obrigatórias do curso de graduação em Biblioteconomia da UFMG, de modo a contextualizar e subsidiar relato de experiência de oferta de disciplina optativa referente à temática, como proposta alternativa ao quadro atual. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa de cunho exploratório em percurso duplo pautado pela abordagem bibliográfica-documental e pela pesquisa-intervenção. Como resultado, observa-se que, na trajetória curricular analisada, a ordenação de documentos foi progressivamente tornando-se restrita ao número de chamada, ainda assim, na ausência de abordagem deste modelo como produto complexo e articulado. Ressalta-se a necessidade de ampliar as discussões sobre as transposições didáticas de conteúdos segundo os aportes teóricos que os sustentam.<hr/>ABSTRACT Shelf arrangement is the activity that proposes arrangements for documents in furniture according to attributes defined as criteria. Call number is one of the main solutions for arranging documents in the context of libraries and as content developed in undergraduate Librarianship courses in Brazil. In these courses’ curricula, shelf arrangement is usually allocated in part within bibliographic classification systems subjects or within cataloging subjects. The objective of the study is to discuss shelf arrangement and the call number as contents of core subjects of the Federal University of Minas Gerais undergraduate Librarianship course, in order to contextualize and support the experience of offering elective subjects related to the theme as an alternative proposal to the current framework. The methodology consisted of a qualitative double-track exploratory research based on the bibliographic-documentary approach and the intervention-research. As a result, it is observed that, in the analyzed curricular trajectory, shelf arrangement has progressively become restricted to the call number, however, in the absence of this model’s approach as a complex and articulated product. The need to broaden the discussions about the didactic transpositions of contents according to theoretical supports which underpin them is highlighted in the study.. <![CDATA[The Dissemination of science news in the main generalist cybermedia of Spain: El País, La Vanguardia, El Periódico and El Mundo.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100131&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN La investigación presenta un trabajo diagnóstico sobre el tratamiento informativo de los principales cibermedios generalistas españoles en la divulgación de las noticias de ciencia. Para ello, se analizan 200 noticias de ciencia extraídas de la versión digital de los periódicos El País, La Vanguardia, El Periódico y El Mundo, entre enero y mayo de 2018, con el objetivo de conocer el uso y aprovechamiento de las herramientas web 2.0 y la tipología de fuentes de información que se emplean. El estudio concluye que aunque el uso de las herramientas 2.0 debería ser ampliamente incorporadas por los cibermedios, en la producción de las noticias de ciencia todavía hay un predominio del texto y es poco el uso que se le da a los recursos multimedia, que servirían para explicar la información de una manera más atractiva y clara para el usuario al utilizar elementos como la imagen y el sonido. Del mismo modo, se incide en la necesidad de que la ciencia posea mayor relevancia en las cabeceras de los diarios, como se le da a los temas políticos, económicos y deportivos.<hr/>RESUMO A pesquisa apresenta um trabalho diagnóstico sobre o tratamento informativo dos principais cybermedia gerais espanhóis na divulgação de notícias científicas. Para isso, são analisadas 200 notícias científicas extraídas da versão digital dos jornais El País, La Vanguardia, El Periódico e El Mundo, entre janeiro e maio de 2018, com o objetivo de conhecer o uso das ferramentas da web 2.0. e tipos de fontes de informação usadas. O estudo conclui que embora o uso de ferramentas 2.0 deva ser amplamente incorporado pela cybermedia, na produção de notícias científicas ainda há uma predominância do texto e há pouco uso de recursos multimídia, o que serviria para explicar as informações de maneira mais atraente e clara para o usuário ao usar elementos como imagem e som. Da mesma forma, há uma ênfase na necessidade de que a ciência tenha maior relevância nas manchetes dos jornais, assim como as questões políticas, econômicas e esportivas.<hr/>ABSTRACT The research presents a diagnostic work about the information treatment of the main Spanish generalist cybermedia in the dissemination of science news. For this, 200 ​​science news extracted from the digital version of the newspapers El País, La Vanguardia, El Periódico and El Mundo, between January and May 2018 are analyzed, with the objective of knowing the use and exploitation of web 2.0 tools and the type of information sources that are used. The study concludes that although the use of the 2.0 tools should be widely incorporated by the cybermedia, in the production of science news there is still a predominance of the text and there is little use of multimedia resources, which would serve to explain the information in a more attractive and clear way for the user when using elements such as image and sound. Similarly, the need for science to have greater relevance in the headlines of newspapers, as it is given to political, economic and sports issues. <![CDATA[Contingency theory in the context capacitant of the multilevel library]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100160&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetiva refletir sobre a aplicação da abordagem contingencial no contexto capacitante da biblioteca multinível. Metodologicamente, consiste em um estudo teórico reflexivo, de natureza qualitativa, que fez uso da técnica bibliográfica. A discussão abrange a perspectiva conceitual do Ministério da Educação acerca do Plano de Contingência, os desafios para a biblioteca multinível brasileira quanto a elaboração deste a partir da exigência dos instrumentos de avaliação dos cursos superiores do governo brasileiro e a importância de um contexto favorável a criação de conhecimento para o atendimento das demandas emergenciais. O resultado do estudo evidencia a necessidade de um contexto capacitante, conforme a perspectiva conceitual de Krogh, Ichijo e Nonaka, que oportunize não somente a criação de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competência em informação necessária para a elaboração, execução e avaliação do Plano de Contingência.<hr/>ABSTRACT It aims to reflect on the application of the contingency approach in the enabling context of the multilevel library. Methodologically, it consists of a reflective theoretical study, of a qualitative nature, that made use of the bibliographical technique. The discussion covers the conceptual perspective of the Ministry of Education about the Contingency Plan, the challenges for the Brazilian multilevel library regarding the elaboration of this one based on the demand of the instruments of evaluation of the higher courses of the Brazilian government and the importance of a context favorable to the creation knowledge to meet the emergency demands. The result of the study evidences the need for an enabling context, according to the conceptual perspective of Krogh, Ichijo and Nonaka, that allows not only the creation of knowledge, but also the development of competence in information necessary for the elaboration, execution and evaluation of the Plan of Contingency. <![CDATA[Organizational and competitive intelligence and big data: a systemic vision for the organizations'sustainable management]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100179&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Atualmente o desenvolvimento sustentável, bem como a vantagem competitiva são assuntos muito estudados e perseguidos pelas organizações. Quando se fala em desenvolvimento sustentável estão implícitas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, a econômica, a social e a ambiental, que, se alcançadas em seu conjunto, podem contribuir para a obtenção de vantagem competitiva. No entanto, como é possível saber e monitorar informações internas e externas, estruturadas e não estruturadas e delas extrair fatos relevantes que mostrem como a organização é reconhecida internamente e pela sociedade nos quesitos econômico, social e ambiental? Responder esse questionamento não é tão simples assim, uma vez que estamos vivenciando um crescente aumento de dados e informações disponíveis atualmente. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar como os conceitos de Inteligência Organizacional e Competitiva e de Big Data, utilizados de modo sistêmico, podem responder esse questionamento e contribuir para a gestão sustentável das organizações. Em seu desenvolvimento são apresentados, descritos e exemplificados figura e quadros dispostos com etapas, atividades e ações que atendem o objetivo proposto. Os resultados permitiram que a empresa revisse seu Plano Estratégico Empresarial equilibrando suas ações para uma gestão sustentável.<hr/>ABSTRACT Currently, sustainable development as well as competitive advantage are subjects that are largely studied and pursued by organizations. When it comes to sustainable development, the three sustainability dimensions, i.e.economic, social and environmental, which, if achieved as a whole, can contribute to the attainmentof a competitive advantage, are implicit. However, how is it possible to know and monitor internal and external information, structured and unstructured and extract relevant facts that show how the organization is recognized internally and by society in the economic, social and environmental aspects? Answering this questioning is not as simple as we are experiencing a growing increase in data and information currently available. Thus, the objective of this work is to show how the Organizational and Competitive Intelligence concepts and Big Data ones, used in a systemic way, can answer this questioning and contribute to the organizations’ sustainable management. In its development, figure and pictures are presented, described and exemplified arranged with steps, activities and actions to reach the proposed objective. The results allowed the company to review its Strategic Business Plan, balancing its actions for sustainable management. <![CDATA[ENADE indicators for themanagement of university libraries]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The functions of university libraries (UL) are to provide the bibliographic, documentary and informational infrastructure to support scientific activities, as well as to disseminate the knowledge produced by their academic entity to society. To achieve their mission, ULs need to be evaluated and, in Brazil, this evaluation is done by the National Student Performance Exam (ENADE - ExameNacional de Desempenho de Estudantes) through the Student Questionnaire (SQ). The present study evaluated the quality of the indicators used in the SQ for the evaluation of ULs. This quality was evaluated by considering the presence of the following essential properties for good indicators: stability, validity and importance of parameters. For the stability analysis, the SQ questions were repeated in the period from 2004 to 2014. Regarding the validity, a correlation analysis was performed between the results obtained in the SQ with another theoretically related indicator. For the analysis of the importance, a group of specialists was formed, composed of librarians with experience in the management of ULs and, through the Delphi method, indicators were evaluated as to their relevance. This work verified that the indicators used by ENADE are considered important, but they do not have stability and validity.<hr/>RESUMO As funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade. <![CDATA[Enterprise social network - a proposal for an interdisciplinary, multi-theoretical and integrative approach]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100232&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esta pesquisa mapeou como as teorias científicas discutem diferentes facetas da Rede Social Empresarial - RSE. O objetivo é fornecer um estudo que organize parte do conhecimento existente na interseção de estudos de mídia e ciência da rede. Como um mapa de campo, destina-se a pensar em diversos tipos de vínculos envolvidos em uma perspectiva relacional sobre a RSE. A revisão da literatura identificou 15 teorias, quatro foram selecionadas: a teoria do Capital Social analisa a capacidade da rede de ligar as pessoas entre si; a teoria da Affordance analisa os recursos que a ela oferece; a motivação para participar é analisada através da teoria da Troca Social; e um dos principais desafios das organizações em geral, a localização da expertise é analisada pela teoria da Memória Transativa. Essas teorias não esgotam as possíveis bases teóricas para a conceitualizaçãoda RSE, mas se mostraram de fato apropriadas para explicar importantes processos organizacionais na busca de uma visão mais integral. Por fim, é apresentado o Mapa Conceitual com os principais conceitos-chave relacionados às teorias e suas interconexões no intuito de ajudar a criar uma melhor compreensão da integração existente entre elas e servir de instrumento para estatuir o conhecimento criado.<hr/>ABSTRACT This research mapped how scientific theories discuss different facets of the Enterprise Social Network - ESN. The goal is to provide a study that organizes some of the existing knowledge at the intersection of media studies and network science. As a field map, it is intended to think of several types of links involved in a relational perspective on ESN. The literature review identified 15 theories, four were selected: the Social Capital theory analyzes the network's ability to link people to each other; the theory of Affordance analyzes the resources that it offers; the motivation to participate is analyzed through the theory of Social Change; and one of the main challenges of organizations in general, the location of expertise is analyzed by the theory of Transitive Memory. These theories do not exhaust the possible theoretical bases for the conceptualization of ESN, but they have proved in fact appropriate to explain important organizational processes in the search for a more integral vision. Finally, the Conceptual Map is presented with the main key concepts related to theories and their interconnections in order to help create a better understanding of the existing integration between them and serve as an instrument to establish the created knowledge. <![CDATA[The digital attached in the indigenous youths: between inequalities and local representations]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000100263&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN Las infraestructuras de conectividad a internet se han extendido hasta en los poblados indígenas, sin embargo, son básicamente los jóvenes quienes utilizan las tecnologías digitales. Los principales servicios que utilizan son las redes sociales para comunicarse, relacionarse y subir contenidos propios. A partir de un acercamiento etnográfico a tres poblados en México, expongo algunas características de las condiciones de conectividad y de los contenidos que producen y comparten los jóvenes. Dichos contenidos reflejan las interacciones que experimentan entre sus mundos locales y las posibilidades fuera de sus lugares de origen.<hr/>RESUMO As infraestruturas de conectividade da Internet se estenderam mesmo em aldeias indígenas, no entanto, os jovens são basicamente aqueles que usam tecnologias digitais. Os principais serviços que usam são redes sociais para se comunicar, interagir e fazer upload de seu próprio conteúdo. De uma abordagem etnográfica a três aldeias no México, exponho algumas características das condições de conectividade e os conteúdos que os jovens produzem e compartilham. Esses conteúdos refletem as interações que eles experimentam entre seus mundos locais e as possibilidades fora de seus locais de origem.<hr/>ABSTRACT Internet connectivity infrastructures have extended even in indigenous villages; however, young people are basically those who use digital technologies. The main services they use are social media to communicate, interact and upload their own content. From an ethnographic approach to three villages in Mexico, I expose some characteristics of the conditions of connectivity and the contents that young people produce and share. These contents reflect the interactions they experience between their local worlds and the possibilities outside of their places of origin.