Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320200001&lang=pt vol. 40 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Idealizações e Prescrições Psicanalíticas acerca da Maternidade em Chodorow: um Debate Atual]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O propósito deste trabalho é discutir os problemas da idealização da maternidade em teorias psicanalíticas. Adotamos o livro The Reproduction of Mothering como objeto para análise em função de sua repercussão histórica na psicanálise e no feminismo, bem como pela fundamentação teórica utilizada também em recentes estudos psicanalíticos sobre a maternidade. O estudo permitiu evidenciar que, mesmo partindo de uma perspectiva feminista, o livro analisado reproduz a idealização da maternidade, não considerando as ambivalências presentes no cuidado de crianças, nem a possibilidade de mulheres não terem desejo de maternar. A hipótese trabalhada é a de que a perspectiva psicanalítica que dá base para as formulações da autora facilita a prescrição sobre quem pode ou não exercer o cuidado e a reduzir a importância do universo social e desejante de quem cuida. A psicanálise de Jean Laplanche é apresentada como alternativa potencialmente mais aberta para a diversidade presente no cuidado de crianças. Pretendemos com este trabalho evidenciar a necessidade do contínuo debate entre psicanálise e perspectivas de crítica social, como o feminismo, bem como instigar a problematização dos pressupostos das teorias psicanalíticas que se propõe atualmente a discutir os temas da maternidade e do cuidado de crianças.<hr/>Abstract The aim of this paper is to discuss the problems of maternity idealization present in psychoanalytical theories. We adopt the book The Reproduction of Mothering as analysis’ object because of its historical repercussion in psychoanalysis and feminism, as well as because of its theoretical reasoning also used in recent psychoanalytical studies about maternity. The paper allowed to show that, even starting from a feminist perspective, the analyzed book reproduces the idealization of maternity, not considering the ambivalences present in children care, not even the possibility of women not desiring to be mothers. The hypothesis worked through is that the psychoanalytical perspective that lays the foundation for the author’s formulations facilitates the prescription about who can or cannot exercise the care and to reduce the importance of the social and desiring universe of the person who cares. Jean Laplanche’s psychoanalysis is presented as a potentially more open alternative to diversity present in children care. We intend with this paper to show the necessity of continuous debate between psychoanalysis and social critic perspectives, as feminism, as well as to instigate the problematization of purposes of psychoanalytical theories that presently propose to discuss themes about maternity and children care.<hr/>Resumen El propósito de este trabajo es discutir los problemas de la idealización de la maternidad en teorías psicoanalíticas. Adoptamos el libro The Reproduction of Mothering como objeto para análisis en función de su repercusión histórica en el psicoanálisis y en el feminismo, así como por la fundamentación teórica utilizada también en recientes estudios psicoanalíticos sobre la maternidad. El estudio permitió evidenciar que, aunque partiendo de una perspectiva feminista, el libro analizado reproduce la idealización de la maternidad, no considerando las ambivalencias presentes en el cuidado infantil, ni la posibilidad de que mujeres no tengan deseo de maternizar. La hipótesis trabajada es la de que la perspectiva psicoanalítica que da base para las formulaciones de la autora facilita la prescripción sobre quien puede o no ejercer el cuidado y a reducir la importancia del universo social y deseante de quien cuida. El psicoanálisis de Jean Laplanche se presenta como alternativa potencialmente más abierta para la diversidad presente en el cuidado infantil. Pretendemos con este trabajo evidenciar la necesidad del continuo debate entre el psicoanálisis y las perspectivas de la crítica social, como el feminismo, así como instigar la problematización de los supuestos de las teorías psicoanalíticas que actualmente se proponen a discutir los temas de la maternidad y del cuidado infantil. <![CDATA[Ensino de Comportamento Verbal Elementar por Exemplares Múltiplos em Crianças com Autismo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No escopo da investigação de sob quais condições ocorre a aprendizagem e a emergência de operantes verbais, diferentes condições de ensino têm sido planejadas. Considerando que a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta frequentemente um repertório de operantes verbais ausente ou fracamente estabelecido, é necessário o estudo do planejamento de intervenções sistemáticas desses repertórios com condições de favorecer não só a aquisição de vocabulário, mas também o seu potencial gerativo de novas funções verbais. O Multiple Exemplar Instruction (MEI) é uma estrutura de ensino que tem demonstrado resultados promissores pela sua capacidade de estabelecer relações entre comportamentos de ouvinte e de falante e gerar novas respostas verbais. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do MEI sobre o estabelecimento e integração entre os repertórios de ouvinte e de falante (ecoico, tato e mando). Participaram duas crianças com TEA, com idades de 7 e 8 anos e cuja comunicação era muito restrita e baseada em trocas de figuras. O ensino adotou três conjuntos com três estímulos cada. O ensino com cada conjunto foi realizado separadamente. Ora o ensino consistia no treino de ouvinte baseado em seleção, ora tentativas de ouvinte, ecoico, tato e mando, eram apresentadas de forma rotativa. Sondas múltiplas intercalaram os ensinos e verificaram os efeitos destes sobre o repertório de falante com os demais conjuntos. Os resultados demonstraram um aumento na emissão de respostas de ouvir e falar após o ensino por MEI para os dois participantes, ambos com repertório verbal restrito, mas o procedimento foi mais efetivo para uma das crianças.<hr/>Abstract In the scope of research about under what conditions the learning and emergency of verbal operants occurs, different teaching conditions have been planned. Considering that the population with Autistic Spectrum Disorder (ASD) often has a repertoire of verbal operants absent or poorly established, it is necessary to study the planning of systematic interventions in these repertoires with conditions to favor not only vocabulary acquisition, but also their generative potential of new verbal functions. The Multiple Exemplar Instruction (MEI) is a teaching structure that has shown promising results for its ability to establish relationships between listening and speaker behaviors and to generate new verbal responses. The objective of this study was to verify the effects of the MEI on the establishment and integration between the listener repertoires and the speaker (echoic, tact and mand). Two children with ASD, aged between 7 and 8 years old, participated in the study, whose communication was very restricted and based on exchanges of figures. The teaching adopted three sets with three stimuli each. Teaching with each set was carried out separately. The teaching consisted of the training of listener based on selection, sometimes attempts of listener, echoic, tact and mand, were presented in a rotating way. Multiple probes intercalated the teachings and verified the effects of these on the repertoire of speaker with the other sets. The results showed an increase in the emission of listening and speaking responses after MEI teaching for the two participants, both with restricted verbal repertoire, but the procedure was more effective for one of the children.<hr/>Resumen El el ámbito de la investigación de en qué condiciones se produce el aprendizaje y la aparición de operantes verbales, se han planificado diferentes condiciones de enseñanza. Teniendo en cuenta que la población con Trastorno del Espectro Autista (TEA) con frecuencia presenta un repertorio de operantes verbales ausentes o débilmente establecidos, es necesario estudiar la planificación de intervenciones sistemáticas en estos repertorios con condiciones para favorecer no solo la adquisición de vocabulario, sino también su potencial generativo de nuevas funciones verbales. La Instrucción Ejemplar Múltiple (MEI) es una estructura de enseñanza que ha mostrado resultados prometedores por su capacidad para establecer relaciones entre los comportamientos del oyente y el hablante y generar nuevas respuestas verbales. El objetivo de este estudio fue verificar los efectos del MEI en el establecimiento e integración entre los repertorios de oyentes y hablantes (eco, tacto y comando). Participaron dos niños con TEA, de 7 y 8 años, cuya comunicación era muy restringida y basada en intercambios de figuras. La enseñanza adoptó tres conjuntos con tres estímulos cada uno. La enseñanza con cada conjunto se llevó a cabo por separado. Algunas veces la enseñanza consistía en entrenar al oyente en base a la selección, a veces los intentos de escuchar, eco, tacto y comando, se presentaban de manera rotativa. Múltiples sondas intercalan las enseñanzas y verifican sus efectos en el repertorio de los hablantes con los otros grupos. Los resultados mostraron un aumento en la emisión de respuestas para escuchar y hablar después de la enseñanza de MEI para ambos participantes, ambos con repertorio verbal restringido, pero el procedimiento fue más efectivo para uno de los niños. <![CDATA[Estratégias Formativas em Serviços-Escola de Psicologia: Revisão Bibliográfica da Produção Científica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta revisão bibliográfica sobre estratégias formativas em serviços-escola de Psicologia. Reúne artigos completos disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde em Psicologia (BVS-psi), publicados entre 2011 e 2015. A pesquisa a partir dos termos, em separado: formação de psicólogos; formação profissional e clínica-escola, identificou 13 artigos, que foram organizados em três blocos temáticos: ensino/transmissão da psicanálise; relatos de procedimentos pedagógicos; referências a supervisor e/ou supervisão. Ainda é expressiva, nas publicações, a presença da área da Psicologia Clínica, com destaque para a prática da psicoterapia. A psicanálise tem sido revisitada, em especial, quanto à possibilidade de sua transmissão na Universidade. Relatos de procedimentos pedagógicos e produções sobre a relação supervisão-estagiário/a têm a importante função de ampliar o debate sobre projeto político-pedagógico e sua execução na rotina das instituições de ensino e de serviços-escola. Entendemos que a psicanálise tem encontrado mediações para a questão que lhe é peculiar de questionar-se sobre a possibilidade de sua transmissão em instituição com regras próprias, como a Universidade. Os relatos de procedimentos explicitam estratégias micropolíticas na relação docente-estudante, supervisor/a-estagiário/a. As questões sobre supervisor/a e/ou supervisão indicam a complexidade de aspectos envolvidos na relação e as especificidades de vivência de cada um dos envolvidos. Consideramos que o tema em questão carece de estudos que explicitem estratégias macropolíticas de formação, bem como pesquisas que abordem o que se passa com o/a estagiário/a em seu processo formativo. Otimistas, acreditamos que a riqueza de experiências em torno das estratégias formativas, não necessariamente ganharam as páginas de periódicos.<hr/>Abstract The article presents a literature review on educational strategies in Psychology School-Services. It brings together complete articles available in the Virtual Library of Health in Psychology (BVS-psi), published between 2011 and 2015. The research of the terms, individually: training of psychologists; professional training and clinical-school, identified 13 articles, which were organized into three thematic blocks: teaching/transmission of psychoanalysis; reports of pedagogical procedures; references to supervisor and/or supervision. It is still expressive in the publications the presence of the area of Clinical Psychology, with emphasis on the practice of psychotherapy. Psychoanalysis has been revised, in particular, regarding the possibility of its transmission in the University. Reports of pedagogical procedures and productions on the supervisor-intern relationship have the important function of broadening the debate on Psychology’s political-pedagogical project and its execution in the routine of educational institutions and School-Services. We understand that psychoanalysis has found mediations for its peculiar question of the possibility of its transmission in an institution with its own rules, such as the University. The reports of procedures explain micropolitical strategies in the teacher-student relationship, supervisor/intern. Supervisory and/or supervision issues indicate the complexity of aspects involved in the relationship and the specificities of the experience of each of those involved. We consider that the subject in question needs studies that explain macro-political educational strategies, as well as research that addresses what happens to the intern in his/her educational process. Optimists, we believe that the wealth of experiences around the educational strategies hasn’t necessarily been brought to the pages of journals.<hr/>Resumen El artículo presenta una revisión bibliográfica sobre estrategias de capacitación en servicios escolares de psicología. Reúne artículos completos disponibles en la Biblioteca Virtual en Salud en Psicología (BVS-psi), publicados entre 2011 y 2015. La investigación basada en los términos, por separado: capacitación de psicólogos; la formación profesional y la clínica-escuela identificaron 13 artículos, que se organizaron en tres bloques temáticos: enseñanza/transmisión del psicoanálisis; informes de procedimientos pedagógicos; referencias al supervisor y/o supervisión. La presencia del área de Psicología Clínica sigue siendo significativa en las publicaciones, con énfasis en la práctica de la psicoterapia. El psicoanálisis ha sido revisado, en particular, con respecto a la posibilidad de su transmisión en la Universidad. Los informes de procedimientos pedagógicos y producciones sobre la relación supervisión-pasante tienen la importante función de expandir el debate sobre el proyecto político-pedagógico y su ejecución en la rutina de las instituciones educativas y los servicios escolares. Entendemos que el psicoanálisis ha encontrado mediaciones para el tema que le es peculiar: cuestionarse sobre la posibilidad de su transmisión en una institución con sus propias reglas, como la Universidad. Los informes de procedimiento explican las estrategias micro-políticas en la relación profesor-alumno, supervisor(a)/pasante. Las preguntas sobre el supervisor(a) y/o supervisión indican la complejidad de los aspectos involucrados en la relación y los detalles de la experiencia de cada uno involucrado. Consideramos que el tema en cuestión carece de estudios que expliquen las estrategias de capacitación macro-política, así como de investigaciones que aborden lo que sucede con el pasante en su proceso de capacitación. Optimistas, creemos que la riqueza de experiencias en torno a las estrategias de capacitación, no necesariamente han tenido destaque en las páginas de los periódicos. <![CDATA[Produções Científicas Brasileiras em Psicologia sobre Violência contra Mulher por Parceiro Íntimo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente revisão sistemática objetivou analisar a produção científica de estudos empíricos da Psicologia brasileira sobre o fenômeno da violência contra a mulher por parceiro íntimo (VPI) publicada em revistas nacionais. Para tanto, os artigos foram pesquisados nas bases de dados SciELO, PsycINFO, PePSIC e Scopus, utilizando os descritores: “violência contra a mulher” ou “violência por parceiro íntimo” ou “violência conjugal” ou “violência doméstica”. As buscas também foram realizadas com descritores em inglês. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 29 artigos. Por meio da Análise Temática, os objetivos e principais resultados dos estudos foram agrupados de acordo com o tema principal. Os resultados indicaram uma distribuição proporcional de publicações entre os últimos cinco anos, com maior produção no Sul e no Sudeste do país. Houve um equilíbrio entre estudos quantitativos e qualitativos, sendo prevalentes estudos realizados com participantes, principalmente com mulheres, e estudos com entrevistas individuais e uso de instrumentos psicométricos. Conclui-se que há prevalência de estudos que retratam aspectos individuais em relação ao fenômeno, que há um menor número de pesquisas com caráter preventivo, bem como com avaliações de efetividade de intervenções propostas. Ademais, há escassez de estudos que incluam homens autores de violência, estratégia importante para uma mudança efetiva. A Psicologia enquanto ciência e profissão compõe a rede de enfrentamento ao fenômeno da VPI e não só atua em diferentes serviços de atendimento, como também na produção acadêmica e científica, fomentando novas pesquisas sobre a temática e políticas públicas de enfrentamento.<hr/>Abstract The present systematic review aimed to analyze the scientific production of empirical studies of Brazilian psychology on the phenomenon of violence against women by intimate partner (IPV) published in national journals. To do so, the articles were searched in the SciELO, PsycINFO, PePSIC and Scopus databases, using the descriptors: “violence against women” or “intimate partner violence” or “domestic violence” or “domestic violence”. The searches were also performed with English descriptors. After applying inclusion and exclusion criteria, the final sample consisted of 29 articles. Through the Thematic Analysis, the objectives and main results of the studies were grouped according to the main theme. The results indicated a proportional distribution of publications between the last five years, with higher production in the South and Southeast of the country. There was a balance between quantitative and qualitative studies, being prevalent studies performed with participants, mainly with women, and studies with individual interviews and use of psychometric instruments. It is concluded that there is a prevalence of studies that portray individual aspects in relation to the phenomenon, that there is little incidence of preventive research, as well as of evaluations of the effectiveness of proposed interventions. In addition, there is a shortage of studies that include men as authors of violence, an important strategy for an effective change. Psychology as a science and profession composes the network to confront the phenomenon of IPV and not only acts in different services of attendance, but also in the academic and scientific production, fomenting new researches on the thematic and public policies of confrontation.<hr/>Resumen La presente revisión sistemática objetivó analizar la producción científica de estudios empíricos de la Psicología brasileña sobre el fenómeno de la violencia contra la mujer por pareja íntima (VPI) publicada en revistas nacionales. Los artículos fueron investigados en las bases de datos SciELO, PsycINFO, PePSIC y Scopus, utilizando los descriptores: “violencia contra la mujer” o “violencia por pareja íntima” o “violencia conyugal” o “violencia conyugal” o “violencia doméstica” o “violencia doméstica”. Las búsquedas también se realizaron con descriptores en inglés. Después de la aplicación de criterios de inclusión y exclusión, la muestra final se compuso de 29 artículos. Por medio del Análisis Temático, los objetivos y principales resultados de los estudios se agruparon de acuerdo con el tema principal. Los resultados indicaron una distribución proporcional de publicaciones entre los últimos cinco años, con mayor producción en el Sur y en el Sudeste del país. Se observó un equilibrio entre estudios cuantitativos y cualitativos, siendo prevalentes estudios realizados con participantes, principalmente con mujeres, y estudios con entrevistas individuales y uso de instrumentos psicométricos. Se concluye que hay prevalencia de estudios que retratan aspectos individuales en relación al fenómeno, que hay poca incidencia de investigaciones con carácter preventivo, así como con evaluaciones de efectividad de intervenciones propuestas. Además, hay escasez de estudios que incluyan hombres autores de violencia, estrategia importante para un cambio efectivo. La Psicología como ciencia y profesión compone la red de enfrentamiento al fenómeno de la VPI y no sólo actúa en diferentes servicios de atención, sino también en la producción académica y científica, fomentando nuevas investigaciones sobre la temática y políticas públicas de enfrentamiento. <![CDATA[A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Constata-se, a partir da experiência dos autores enquanto psicólogos recém-graduados por diferentes universidades brasileiras, uma desproporção tanto nas oportunidades oferecidas aos graduandos para que se envolvam com pesquisas quanto no que diz respeito à comunicação daquilo que se produz na pós-graduação. Fazendo uso da metodologia de relato de experiência, objetiva-se refletir de que maneira a interlocução entre ensino e pesquisa contribui para a integração entre a graduação e a pós-graduação. Com isso, pretende-se discutir a inserção da psicanálise enquanto método de pesquisa e de produção de saber na universidade, problematizando a relação entre o campo científico e os psicanalistas que se dedicam à atividade de pesquisa. Uma vez que os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento de pesquisa priorizam candidatos que tenham experiência em pesquisa científica a fim de selecionar pesquisadores melhor preparados, é fundamental entender como se dá a transmissão da pesquisa em psicanálise para alunos da graduação. A aposta deste trabalho é que a transmissão da pesquisa acadêmica pode suscitar o interesse e a qualificação necessária nos graduandos para o ingresso na pós-graduação, bem como o desenvolvimento da psicanálise enquanto método de pesquisa acadêmica.<hr/>Abstract Based on the experience of the authors as psychologists recently graduated from different Brazilian universities, there is a disproportion in the opportunities offered to undergraduates to engage in research and in relation to the communication of what is produced in the graduate courses. Therefore, using the experience reporting methodology, the objective of this work was to think on how the interlocution between teaching and research contributes to the integration between undergraduate and graduate studies. With that, the purpose is to discuss the insertion of psychoanalysis as a method of research and production of knowledge in the university, problematizing the relationship between the scientific field and the psychoanalysts who are engaged in research activity. Since graduate programs and research funding agencies prioritize candidates who have experience in scientific research in order to select better-prepared researchers, it is critical to understand how the transmission of research in psychoanalysis to undergraduates occurs. This work defends that the transmission of academic research can raise the interest and qualification necessary for undergraduate students to join the graduate courses, as well as the development of psychoanalysis as a method of academic research.<hr/>Resumen Según la experiencia de los autores como psicólogos recién graduados de diferentes universidades brasileñas, existe una desproporción tanto en las oportunidades que se ofrecen a los estudiantes de pregrado para involucrarse en la investigación como en la comunicación de lo que se produce en la escuela de posgrado. Utilizando la metodología de informes de experiencia, el objetivo es reflexionar sobre cómo el diálogo entre la enseñanza y la investigación contribuye a la integración entre los cursos de pregrado y posgrado. Con esto, se pretende discutir la inserción del psicoanálisis como método de investigación y producción de conocimiento en la universidad, cuestionando la relación entre el campo científico y los psicoanalistas que se dedican a la actividad de investigación. Dado que los programas de posgrado y las agencias de promoción de la investigación priorizan a los candidatos que tienen experiencia en investigación científica para seleccionar investigadores mejor preparados, es esencial comprender cómo se transmite la investigación del psicoanálisis a los estudiantes universitarios. La apuesta de este trabajo es que la transmisión de la investigación académica puede aumentar el interés y la calificación necesaria en los estudiantes de pregrado para ingresar al postgrado, así como el desarrollo del psicoanálisis como método de investigación académica. <![CDATA[Evidências de Validade de uma Medida de Atenção Plena (MAP)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Operationalizing the concept of mindfulness has been a challenge for researches. In this article, we present and discuss the procedures for the assessment of the internal structure and validity of the criteria for Mindfulness Assessment (MAP), as well as the results obtained. The collection of factors was done by exploratory factor analysis (EFA), and item- selection by item response theory (IRT). This study counted with 788 Brazilians, with ages ranging from 17 to 65 years (M = 26.11; SD = 9.59); 79% of which were women. Four factors were extracted: Mindfulness (α = 0.88), Attention (α = 0.84), Acceptance (α = 0.74) and Novelty seeking (α = 0.62). 47 items were retained in the MAP. We also compared the scores between non-meditator (n = 653) and meditator (n = 112) respondents. Analyses by IRT showed the items to be adequately adjusted. Significant differences between scores of meditators and non-meditator respondents were revealed. These findings suggest that the MAP is a valid and reliable instrument, regarding its internal structure and criterion-related evidence, which suggests its appropriateness in the study of adults.<hr/>Resumo A operacionalização da atenção plena (Mindfulness) tem sido um desafio para os pesquisadores. Neste artigo, serão apresentados e discutidos os procedimentos e resultados para verificação da estrutura interna e validade de critério da medida de atenção plena (MAP). Participaram desse estudo 788 brasileiros, com idades entre 17 e 65 anos (M = 26,11; DP = 9,59), sendo que 79% eram mulheres. A extração dos fatores se deu pela análise fatorial exploratória e a seleção dos itens incluiu métodos da teoria de resposta ao item (TRI). Foram extraídos quatro fatores: mindfulness (α = 0,88), atenção (α = 0,84), aceitação (α = 0,74) e produção de novidades (α = 0,62), tendo sido mantidos 47 itens. As análises pela TRI indicaram bons índices de ajuste dos itens. Ademais, foram encontradas diferenças nos escores de respondentes meditadores e não meditadores. Conclui-se que a MAP possui evidências de validade baseada em sua estrutura interna e de critério, o que sugere a sua adequação para a mensuração do construto em adultos.<hr/>Resumen La operacionalización del concepto de la atención plena (Mindfulness) ha sido un desafío para los investigadores. En este artículo, serán presentados y discutidos los procedimientos para verificar la estructura interna y la validez de criterio de una medida de la atención plena (MAP). Participaron 788 brasileños, de entre 17 y 65 años (M = 26,11, SD = 9,59); siendo la mayoría mujeres (79%). La extracción de los factores fue hecha a través de un análisis factorial exploratorio, y la selección de los ítems incluye métodos de la teoría de respuesta al ítem (IRT). Se extrajeron cuatro factores: atención plena (α = 0,88), atención (α = 0,84), aceptación (α = 0,74) y producción de lo nuevo (α = 0,62) y se mantuvieron 47 ítems. Los análisis realizados por el TRI indican buenos índices de ajuste de los elementos. Por otra parte, no se encontraron diferencias en las puntuaciones de los respondientes meditadores y no meditadores. Se concluye que la MAP tiene evidencia de validez en función de su estructura interna, lo que sugiere su validez para la medición de la atención plena en adultos. <![CDATA[Reflexões sobre Práticas e Cotidiano Institucional na Rede de Proteção à Mulher]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo é o relato de uma experiência de estágio curricular em Psicologia na Rede de Proteção à Mulher da cidade de Natal (RN). O objetivo consiste em refletir acerca do seu funcionamento institucional, com ênfase nas práticas profissionais, a partir de três eixos norteadores: 1. aspectos institucionais e operacionais da rede de proteção; 2. Articulação e fluxos intra/intersetoriais na rede de atenção local; 3. Práticas profissionais, com ênfase no cotidiano dos serviços. Para tanto, foi utilizado o referencial teórico da Análise Institucional para pensar os serviços e o trabalho dos agentes no cotidiano. Durante o período em questão foi possível constatar a fragilidade do funcionamento em rede, tanto em nível setorial, quanto intersetorial, revelando a desarticulação dos serviços e pouca fluidez do fluxo assistencial. Ademais, percebeu-se a atuação profissional ainda marcada por estereótipos de gênero, práticas prescritivas e posturas moralistas, assentadas no dualismo vítima-agressor. Portanto, faz-se essencial o aprimoramento das políticas públicas já existentes, tornando-as mais abrangentes e efetivas, fortalecendo, desse modo, o funcionamento em rede. Importante destacar a necessidade de projetos de formação continuada visando qualificar a atenção prestada às mulheres vítimas de violência.<hr/>Abstract This article is the report of an experience of curricular internship in Psychology in the Women’s Protection Network of the city of Natal (RN). The objective is to reflect on the institutional functioning of the network, with emphasis on professional practices, based on three guiding axes: 1. institutional and operational aspects of the protection network; 2. Articulation and intra/intersectoral flows in the local health care network; 3. Professional practices, with an emphasis on daily services. For that, the theoretical reference of the Institutional Analysis was used to think about the services and the work of the agents in the daily life. During the period in question, it was possible to verify the fragility of the network operation, both at sectoral and intersectoral levels, revealing the disarticulation of services and little fluidity of the care flow. In addition, it was noticed that the professional performance is still marked by gender stereotypes, prescriptive practices and moralist attitudes, based on the victim-aggressor dualism. Therefore, it is essential to improve existing public policies, making them more comprehensive and effective, thus strengthening networking. It is important to highlight the need for ongoing training projects aimed at qualifying the attention given to women victims of violence.<hr/>Resumen Este artículo es el informe de una experiencia de pasantía curricular en Psicología en la Red de Protección de la Mujer en la ciudad de Natal (RN). El objetivo es reflexionar sobre su funcionamiento institucional, con énfasis en las prácticas profesionales, basadas en 3 ejes rectores: 1. Aspectos institucionales y operativos de la red de seguridad; 2. Articulación y flujos intra / intersectoriales en la red de atención local; 3. Prácticas profesionales, con énfasis en los servicios diarios. Para ello, se utilizó el marco teórico del Análisis Institucional para pensar sobre los servicios y el trabajo de los agentes en la vida cotidiana. Durante el período en cuestión, fue posible observar la fragilidad de la operación de la red, tanto a nivel sectorial como intersectorial, revelando la desarticulación de los servicios y la poca fluidez en el flujo de asistencia. Además, se observó que el desempeño profesional todavía está marcado por los estereotipos de género, las prácticas prescriptivas y las actitudes moralistas, basadas en el dualismo víctima-agresor. Por lo tanto, es esencial mejorar las políticas públicas existentes, haciéndolas más integrales y efectivas, fortaleciendo así el funcionamiento de la red. Es importante resaltar la necesidad de proyectos de educación continuada destinados a mejorar la atención brindada a las mujeres víctimas de violencia. <![CDATA[Como a Análise do Comportamento tem Contribuído para Área da Saúde?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Psicologia da Saúde tem investigado variáveis e proposto estratégias de prevenção e promoção de problemas de saúde. Especificamente na Análise do Comportamento Aplicada o foco tem sido a alteração e manutenção de comportamentos relacionados à saúde. Por meio de uma revisão de literatura, o objetivo deste trabalho foi identificar estudos, pautados na Análise do Comportamento Aplicada, que apresentassem contribuições à área de Saúde. Para tanto, foram revisadas todas as edições do Journal of Applied Behavior Analysis, publicadas entre 2000 e 2015. Os artigos que continham em seus títulos ou resumos, termos relacionados à saúde foram selecionados. Ao todo 160 artigos foram encontrados e após análise dos mesmos, considerando, o objetivo, métodos e os resultados, 11 temas relacionados à saúde foram definidos (adesão, diabetes, problemas alimentares, uso de drogas, procedimentos hospitalares, saúde ocupacional, saúde bucal, atividade física, comportamento autolesivo, problemas de sono e segurança no trânsito). Os estudos baseados nos pressupostos analíticos comportamentais demonstram a aplicabilidade dos conceitos na área de saúde. Além disto, foi também possível identificar e analisar as principais características metodológicas utilizadas e sua eficácia para a alteração de padrões de comportamentos de saúde.<hr/>Abstract Health Psychology has investigated variables and proposed strategies to prevent problems or promote health conditions. Specifically in Applied Behavior Analysis, the maintenance and modifications of health-related behaviors has been the focus of interest. By a literature review, the aim of this work was to identify studies, based on Applied Behavior Analysis, that show contributions to the health area. All issues of Journal of Applied Behavior Analysis published between 2000 and 2015 were reviewed. The articles that had, in their title, any health-related terms were selected. One hundred and sixty studies were found and after the analysis, considering the objective, methods and results, 11 health themes were defined (compliance, diabetes, feeding problems, drugs use, medical procedures, occupational health, oral health, physical activity, self-injurious behavior, sleeping problems and traffic safety). Studies based on behavior analytical proposals showed the applicability of concepts to the health area. Besides, it was possible to identify and analyze the main methodological characteristics used and also their efficacy to changing health behavior patterns.<hr/>Resumen La Psicología de la Salud ha investigado variables y propuesto estrategias para la prevención y promoción de problemas de salud. Específicamente en el Análisis de Comportamiento Aplicado, la atención se ha centrado en cambiar y mantener los comportamientos relacionados con la salud. A través de una revisión de la literatura, el objetivo de este trabajo fue identificar estudios, basados en el Análisis de Comportamiento Aplicado, que presentaran contribuciones al área de Salud. Para este fin, todas las ediciones del Journal of Applied Behavior Analysis, publicadas entre 2000 y 2015 En total, 160 artículos fueron encontrados y después del análisis de los mismos, considerando, el objetivo, métodos y resultados, 11 temas relacionados a la salud fueron definidos (adhesión, diabetes, problemas alimentarios, uso de drogas, procedimientos hospitalarios, salud ocupacional, salud bucodental, actividad física, comportamiento auto-lesivo, problemas de sueño y seguridad en el tránsito). Los estudios basados en los supuestos analíticos comportamentales demuestran la aplicabilidad de los conceptos en el área de salud. Además, fue también posible identificar y analizar las principales características metodológicas utilizadas y su eficacia para la alteración de patrones de comportamientos de salud. Se seleccionaron los artículos que contenían términos relacionados con la salud en sus títulos o resúmenes. Se encontraron un total de 160 artículos y después de analizarlos, considerando el objetivo, los métodos y los resultados, se definieron 11 temas relacionados con la salud (adherencia, diabetes, problemas dietéticos, uso de drogas, procedimientos hospitalarios, salud ocupacional, salud bucodental, actividad física, comportamiento auto-lesivo, problemas para dormir y seguridad vial). Los estudios basados en suposiciones analíticas de comportamiento demuestran la aplicabilidad de los conceptos en el campo de la salud. Además, también fue posible identificar y analizar las principales características metodológicas utilizadas y su efectividad para cambiar los patrones de comportamiento de salud.