Scielo RSS <![CDATA[Organizações & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-923020020003&lang=en vol. 9 num. 25 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Renda mínima e tobin tax como instrumentos para aliviar a pobreza no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O imposto de Tobin (Tobin Tax) - tributo que já tem sido debatido ao redor do mundo e agora volta a ser debatido também no Brasil - foi inicialmente colocado em debate no ano de 1972, na Universidade de Princeton, e apresentado para publicação em 1974, em um artigo intitulado The New Economics One Decade Older. A proposta inicial baseia-se na idéia de impor uma tributação uniforme sobre todas as operações do mercado à vista que envolvessem transações entre moedas, incidindo de forma proporcional ao prazo de maturidade da transação. Como a redução da pobreza e/ou eliminação da fome (consideramos que com o montante de recursos proposto em nosso artigo será possível atingir ambos os objetivos) no Brasil envolvem volume considerável de recursos começamos o trabalho fazendo estimativas sobre o montante de recursos a serem arrecadados com a implantação do tributo de Tobin. Em seguida, mostramos que o tributo penaliza os capitais de curto prazo, porém não inviabiliza a movimentação de capitais de médio e longo prazos, necessários às economias emergentes. A seguir formulamos uma proposta para reduzir a pobreza no Estado de São Paulo e no Brasil. Para isso calculamos quanto faltava à renda dos cidadãos para que ela atingisse o valor de um salário mínimo (em 1996). Propusemos obter este valor utilizando dois tributos, um deles é a Tobin Tax e o outro a contribuição provisória sobre movimentações financeiras (CPMF), e mais uma complementação utilizando a arrecadação de um fundo similar ao Fundo Social de Estabilização (FSE). Na ausência de uma conjunção de forças políticas para criar tal fundo, propusemos, como alternativa, trabalhar com os recursos do Orçamento da União. Não deixamos, porém, de notar que a utilização de tais recursos provavelmente virá a aumentar o tamanho da máquina administrativa e receber, portanto, oposição de setores da sociedade. Além disso, pode contribuir para um aumento nos índices de corrupção, o que, entretanto, não ocorrerá necessariamente.<hr/>This work examines the amount of money that would be collected with the implementation of Tobin Tax-taxation on all the market operations at sigth that involve transactions in different currencies. It also proposes to eliminate famine in Brazil, calculating how much additionl income citzens would need to reach a minimum salary. The financial resources woul be obtained by adopting the Tobin tax and two other taxes existing in Brazil. The Federal Governemental Budget and States Budgets could also be used. <![CDATA[<b>Indicadores sociais e econômicos de baixo custo e sua utilidade na gestão da interface entre os governos estadual e municipal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Estado vem passando por inúmeras transformações no mundo contemporâneo. A esfera municipal, principalmente, tem sido alvo de atenção crescente pela difusão de práticas descentralizadas de governança dentro do que alguns caracterizaram como um forçado redesenho do estado em resposta a uma situação de crise. Segundo esta linha de pensamento, a trajetória dos governos deveria revelar uma gama de soluções e alternativas inovadoras no desempenho de seus novos papéis. Assim sendo, políticas de saúde, educação, emprego, renda e desenvolvimento local tornar-se-iam crescentemente descentralizadas. Um dos objetivos deste trabalho é, portanto, contribuir com o entendimento crítico deste processo. Para este fim, checam-se correlações entre índices construídos a partir de quatorze diferentes indicadores de desenvolvimento social e doze indicadores de desenvolvimento econômico relativos a quatrocentos e quinze municípios baianos. A partir dos índices obtidos como primeiro resultado desta pesquisa, elabora-se uma análise do papel das administrações nos seus diferentes níveis, sugerindo- se, a título de exemplo, uma política estadual diferenciada de acordo os indicadores individuais de cada grupo de municípios.<hr/>States, as federal regions, are passing through many transformations around the world. The municipal level, particularly, has been object of much attention due to the growth and diffusion of decentralized practices of governance, some of which are characterized as a forced redesign of the State in response to crisis situations. In line with these observations, governments should be showing a whole range of innovative alternatives and solutions to perform their new roles. Health, education, employment, income and local development policies should become increasingly decentralized. One of the objectives of this paper is to contribute to the critical understanding of this process. In order to achieve this, the correlation between fourteen social development indicators and twelve economic development indicators for all of the 415 municipal districts in the state of Bahia are checked. From these results, some discussion is made about the role of state and municipal levels of public administration, suggesting a differentiated state policy in accordance with the individual indicators of each municipal group. (to be developed from the mentioned correlation.) <![CDATA[<b>Homogeneidade versus heterogeneidade cultural: um estudo em universidade pública</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo identificar as significações que uma Universidade Pública possui para os diferentes atores que nela atuam cotidianamente. A partir da noção de representações sociais desenvolvida na Antropologia Social e da visão de Martin e Frost (1996) sobre a cultura organizacional como uma complementaridade entre fragmentação, diferenciação e integração, procurou-se desvendar o universo organizacional de uma universidade pública. O método utilizado foi o etnográfico e compreendeu o período de 1995 a 1998. Os resultados evidenciam que Escassez de recursos e Universidade renomada são significações acerca da Universidade partilhadas por alunos e professores (fragmentação). Professores e funcionários partilham do mesmo significado com relação à Falta de perspectivas profissionais para os últimos (fragmentação). Já a Dificuldade de conciliar estudo e trabalho é uma significação sobre a Universidade restrita ao grupo dos alunos e a Liberdade é uma significação sobre a Universidade partilhada só pelo grupo de professores (diferenciação). Já a representação da Universidade sob a ótica da Deficiência perpassa os três grupos de atores, quais sejam, professores, funcionários e alunos (representação integradora). O estudo representa uma contribuição para a discussão entre homogeneidade e heterogeneidade na identificação de culturas organizacionais.<hr/>This paper aims to search for the different meanings that different actors hold of a public university located in the southern region of Brazil. The conceptual framework is based on the social representation&rsquo;s notion which was developed in the field of Antropology and on the organizational culture study by Martin & Frost (1996). Instead of finding an homogenous culture, Martin & Frost identify instead fragmentation, differentiation and integration as different facets of the culture of an organization. The method of the study was etnography and the period of study included the years from 1995 to 1998. Results found that Resource Scarcity and Renowned University were meanings hold by students and professors (i.e. fragmentation). Another meaning - Lack of a professional perspective or a professional future - was shared by Professors and the Administrative support staff (also, fragmentation). Differentiation, however, appears when one sees hat Difficulty of putting together work and study obligations is a meaning that is bound to appear only with the students and a sense of Freedom is particularly restricted to the group of professors. An integrative representation is found when professors, administrative staff and students share the meaning of Deficiency as an overall characteristic of the University. The study thus provides a significant contribution for the discussion regarding the homogeneity or heterogeneity of an organizational culture. <![CDATA[<b>Governo eletrônico e democracia</b>: <b>uma análise preliminar dos impactos e potencialidades na gestão pública</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesse artigo visamos discutir a efetividade do desenho de políticas públicas no desenvolvimento de sistemas de governo eletrônico1. Três chaves analíticas serão usadas para abordar essa questão. Inicialmente, definiremos o conceito de governo eletrônico e sua relação com o provimento e custo de informações para a sociedade civil e a temática da governança. Em seguida, contextualizado na realidade brasileira, discutiremos a expansão da Internet contraposta à questão da exclusão digital, com foco no custo de obtenção de informação por grupos assimetricamente capacitados. Finalmente, em um estudo de caso, trataremos da análise crítica de uma agência da esfera estadual, responsável pela implementação da experiência de governo eletrônico no Estado do Rio de Janeiro, aqui utilizada como proxy do caso Brasileiro. Buscamos, como resultado dessa abordagem, tanto um "mapa" do estado atual da questão e sua problemática, como também o estabelecimento de alguns parâmetros analíticos sobre o que seria um bom governo eletrônico. Concluímos o artigo com algumas recomendações.<hr/>On this article we discuss the effectiveness of the design of public policies on the development of e-government systems. Three analytic keys will be used to approach this question. Initially, we will define the concept of electronic governance and its relation with the provision and the costs of information for civil society and the concept of governance. After that, under the framework of the Brazilian context, we will discuss the expansion of the Internet in opposition to the issue of digital divide, focusing on the costs of obtaining information by asymmetrically empowered groups. Finally, in a case study, we will provide a critical analysis of a regional agency, responsible for the implementation of the experience of e-government on the Rio de Janeiro State, considered here as a proxy of the Brazilian case. We expect, as a result of this approach, both a "map" of the state of the affairs of this question and its related issues, as well as, the establishment of analytic parameters on what would be a good electronic government. We conclude this article with some recommendations. <![CDATA[<b>As dimensões da racionalidade e os estudos organizacionais: a mediação entre a modernidade e a pós-modernidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo, de natureza teórica, reflete sobre o dilema dos estudos organizacionais diante do primado iluminista, ainda predominante, mesmo diante das críticas pós-modernistas. Aponta-se e propõe a inclusão de uma terceira matriz, que junto a duas outras matrizes - racionalidade e empirismo - pode possibilitar a superação da crise presente nos estudos e pesquisas organizacionais e o compartilhamento de elementos, permitindo um discurso próximo a algum entendimento. O artigo é desenvolvido através da caracterização das duas matrizes iniciais, sendo apresentado em seguida traços da pós-modernidade, para então considerar a partir de um quadro descritivo e teórico, a terceira matriz, articulando-a com as duas anteriores. Demonstra-se, em seguida, como se dá a presença dessa terceira matriz nos estudos organizacionais, nacional e internacional, considerando, ao final, elementos de argumentação que permitam considerar a proposição efetuada.<hr/>This article, of theoretical nature, discusses the dilema of the organization studies face to the enlightenment reference, still dominant, even after the post-modernist criticisms. It is recognized and proposes the inclusion of a third concept which, with rationality empiricism can enable the overcome of a crisis existing in studies and research in the organizational field. The article claims the possibility of sharing theoretical elements of these three concepts leading to a possible agreement. The article develops the two first concepts followed by features of the post-modernist phenomenon in order to develop the third concept, ending with the articulation of all of them. Finally, the presence of this third concept in the organizational studies is showed. <![CDATA[<b>Conversação entre abordagens da estratégia em organizações: escolha estratégica, cognição e instituição</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente trabalho pretendeu-se verificar qual o tratamento dispensado ao conceito de estratégia organizacional nas abordagens da escolha estratégica, cognitiva e institucional. Para tanto, delimitaram-se critérios de análise teóricos e metodológicos. A identificação desses critérios foi realizada de modo descritivo, a partir do exame dos pressupostos de cada abordagem focalizada. As descrições dos seus respectivos indicadores foram agrupadas em matrizes de conteúdo e analisadas por meio do uso do método comparativo. Os indicadores dos critérios teóricos foram as representações do indivíduo, da organização e do ambiente. O indicador do critério metodológico foi a dimensão de análise. Os resultados obtidos revelam variações significativas que configuram arranjos específicos de definição e tratamento dos elementos constitutivos da concepção de estratégia organizacional, em cada uma das abordagens analisadas.<hr/>This paper was written with the objective of checking on the treatment given to the concept of organizational strategy within each of the strategic choice, cognitive and institutional approaches. To carry out this objective, theoretical and methodological criteria were defined. The identification of these criteria was presented in a descriptive fashion, starting with the examination of the referential background for each approach. The descriptions of their respective indicators were grouped into content matrixes, and analyzed by the means of a comparative methodology. The indicators of the theoretical criteria were the representations of the individual, the organization and the environment. The indicator of the methodological criteria was the dimension of analysis. The results obtained reveal significant variations which configure specific arrangements of definition and treatment of the constitutive elements of conception of organizational strategy in each of the approaches under analysis. <![CDATA[<b>Tecnologia e administração de recursos humanos: uma análise crítica da implantação de sistemas integrados de gestão em uma cooperativa agro-industrial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo é analisado um estudo de caso sobre a implantação de um sistema integrado de gestão em uma Cooperativa Agro-Industrial do esta do do Paraná. O estudo mostra como o líder da cooperativa, buscando realizar seus objetivos ligados à concentração de poder pessoal e recursos, promoveu uma mudança organizacional imposta top-down a fim de implantar um sistema de informação que estava "na moda". Esta implementação artificial levou a resistências na organização e ao encarecimento abusivo do programa. Analisou-se este caso à luz da teoria Neo-Institucionalista e a partir de reflexões sobre mudança organizacional e gestão de recursos humanos na implementação de sistemas de informação.<hr/>This article analyses the implementation of a ERP system at a Brazilian Agroindustry. We present one in-depth case study. Our findings show that resistance to change is a common phenomenon in ERP implementation programs having high impact on organizational power games and informal structures. Our article shows that the manifestation of social defenses - the ways of groups of people deal with non-contained forms of anxiety and fear, can be seen as sources of behaviors blocking organizational change. <![CDATA[<b>Tecnologias de gestão do conhecimento e sua relação com a inovação nas organizações: o caso de uma multinacional de consultoria</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho procura relacionar duas estratégias de gestão do conhecimento, a de codificação e a de personalização, a percepções de tradição e de inovação por parte dos indivíduos envolvidos no processo de criação de conhecimento. Parte-se da difundida idéia de que a competitividade das empresas depende de inovações organizacionais e técnicas, o que faz com que o conhecimento e o aprendizado sejam crescentemente valorizados. Entretanto, as formas de gerir o conhecimento para apoiar a aprendizagem individual e coletiva nas organizações, visando a promover inovações, permanecem controversas. O trabalho tem por objetivo contribuir para essa ampla discussão ao investigar algumas variáveis relacionadas ao tema. Para tanto, além de uma revisão da literatura, são feitas entrevistas em profundidade com analistas da filial brasileira de uma grande multinacional de consultoria. Conclui-se que o discurso oficial de gestão do conhecimento como elemento catalisador de criatividade e inovação contrasta com apercepção dos sujeitos estudados.<hr/>The present work attemps to relate two knowledge management strategies, namely codification and personalization, to knowledge workers&rsquo; perceptions of tradition and inovation aspects present in their work. The departing point is the idea that corporate competitivity depends on technical and organizational inovations, rendering growing value to knowledge and learning. Yet, the ways of managing knowledge in order to support individual and colective learning, ultimately promoting inovation, remain controversial. This work´s objective is to contibute to this interweaving trail by empirically investigating some of the variables related to the subject. For that matter, analysts in the brazilian office of a major international consulting firm are interviewed. The conclusion drawn is that the ideal of knowledge management as a mean of leveraging creativity and inovation does notconcur with the perception of the subjects involved. <![CDATA[<b>O golem laborioso</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesse artigo apresentamos e discutimos os principais traços da mentalidade de golem como meio de sobrevivência nas organizações contemporâneas. Após algumas observações introdutórias, particularmente sobre o tema da alienação, os conceitos de mentalidade de golem e da sua adequação às formas contemporâneas de produção são desenvolvidos com base nos resultados de pesquisas acadêmicas. Essas pesquisas sugerem que a atitude próxima a dos escravos, mais do que um processo de adequação, é uma disposição ou mentalidade que permite aos trabalhadores sobreviverem às pressões do sistema.<hr/>The purpose of this article is to present and discuss the main traits of golem&rsquo;s mentality as way to survive in contemporary organizations. After some introductory remarks, particularly on alienation, the concepts of golem&rsquo;s mentality and of its suitability to contemporary economic way of production are developed on the basis of the results of academic surveys and studies. It is suggested that slave analogous attitude are not the result of causal adequacy, but a usual disposition or mentality that enables workers get through system pressures. <![CDATA[<b>Organização, este obscuro objeto do desejo? Caminhos da sexualidade nas organizações</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302002000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nas últimas décadas, a Organização passa a ocupar lugar privilegiado na dinâmica dos investimentos libidinais dos indivíduos. Seja como a sedutora, que se mostra completa, e por isso mesmo de uma exigência radical, impondo ao sujeito a angus tia de nunca estar à altura de sua grandiosidade; seja como figura totalitária, que se coloca como mal necessário, tirânica e dominadora, ainda que difamada, se mostra como condição de sobrevivência do sujeito. Partindo da noção de sexualidade fundada na teoria freudiana, este trabalho pretende discutir alguns caminhos que a libido vem tomando em sua dimensão coletiva no arranjo organizacional. Frente a poderosas estratégias de controle sobre o indivíduo - seja de forma sedutora ou totalitária - a possibilidade do processo sublimatório se efetivar, permitindo ao sujeito a elaboração (criativa) de seus desejos, torna-se mais restrita. Tal condição de insatisfação se mostra então permeável à ocorrência da montagem perversa (Jurandir Freire Costa articulando o conceito proposto por Calligaris), na qual a condição neurótica se dispõe a fazer parte de um arranjo coletivo - seja no papel de quem é o detentor de um saber, seja como instrumento de efetivação deste - que produz a fantasia de uma organização como um todo completo e sem falhas. É desta forma que a organização é transformada nA Organização, (uma produção coletiva) situada além da dimensão humana. Sendo assim, a Organização não pode ser objeto de desejo, pois este implica no reconhecimento pelo sujeito da falta que o constitui, o que é negado na montagem perversa. Em tal contexto, o desafio está no resgate da alteridade que a produção (de fato) coletiva exige, em que haja comunicação e aprendizado constante entre os membros. No entanto, isto obrigaria, a organização, ao reconhecimento de sua dimensão humana e, portanto, também de sua finitude.<hr/>Occupying a privileged place within the dynamics of libidinal investment, the organization figures as a seducer or as a totalitarian figure. Using as a starting point the notion of Freudian sexuality, this essay intends to discuss some of the paths that libido can take in the organizational setting. According to the strategies of organization control over the individuals - seducer or totalitarian - the possibility of their sublimation is restricted. Their dissatisfaction in the meantime, lays open the way for the occurrence of the perverse montage, in which the neurotic condition is willing to participate in a collective setting that produces the fantasy of the perfect organization, disguising individuals limitations. In this process an organization is transformed in The Organization, being worshiped as an entity beyond human dimension. As a counterpart, the challenge arises to rescue the alterity that collective production imposes, through constant learning and communication among its members and, consequently through recognition of the finitude that is inherent to them.