Scielo RSS <![CDATA[Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2176-457320200002&lang=en vol. 15 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Bakhtin and The Circle: Languages, Genres and Production of Meaning]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The Historical Discursive Production of the Name of the Apurinã Language]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Procuramos, neste trabalho, demonstrar o caráter material do sentido do nome da língua indígena Apurinã a partir dos traços do seu espaço de memória. Para a consecução deste gesto, observamos os pressupostos da Análise do Discurso francesa quanto à produção dos sentidos das palavras com valor lexical. Assumimos a noção de pré-construído para caracterizar esse valor diante da historicidade da palavra apurinã. O corpus constitui-se por textos que versam sobre a sociedade Apurinã que vão desde o século XIX até o século XX. Procedemos a uma leitura de formulações onde houvesse termos que se referissem a esta sociedade e sua língua. Dessuperficializamos em níveis sintáticos as formulações contendo tais referências para a consequente dessintagmatização do nome em questão no nível do sintagma nominal. Concluímos que o nome desta língua possui um funcionamento pré-construído enquanto forma nominalizada, que joga metonimicamente com a necessidade de construção discursiva do referente pelo colonizador.<hr/>ABSTRACT In this paper we try to demonstrate the material character of the meaning of the name of the Apurinã indigenous language from the traces of its memory space. In order to achieve this gesture, we have observed the premises of Discourse Analysis regarding the production of the meanings of words with lexical value. We have adopted the notion of preconstructed to characterize this value in light of the historicity of the word apurinã. Our corpus is comprised of texts about the Apurinã society from the nineteenth to the twentieth century. We have carried out a reading of formulations in which there were terms referring to this society and its language. We de-surfaced the formulations containing these references on syntactic levels for the consequent syntactic parsing of the noun in question at the level of the noun phrase. We have concluded that the name of this language is functionally preconstructed as a nominalized form that plays metonymically with the need for a discursive construction of the referent by the colonizer. <![CDATA[<em>Marxism and the Philosophy of Language</em>: The Reception of Bakhtin and the Circle in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200033&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste artigo é analisar e avaliar um conjunto de textos aqui denominados textos-moldura (paratextos ou textos de esclarecimento) presentes nas obras de Bakhtin e do Círculo traduzidas no Brasil desde 1979, com vistas a traçar um panorama nacional crítico do contexto de recepção da obra bakhtiniana e evidenciar algumas de suas especificidades, indiciadas nos diálogos que empreendem com os aspectos sociais, históricos e culturais. Pretende-se, ainda, contribuir para o aprofundamento dos estudos dialógicos e sua incontestável dimensão interdisciplinar. Além da perspectiva dialógica, as reflexões apoiam-se, também, em teorias da tradução, caso específico da que discute a “relação entre um texto de partida e um contexto de chegada”, ou ainda “um modo de ler um texto em dado contexto”. Parte de uma pesquisa maior, os resultados aqui apresentados dizem respeito unicamente a uma das obras do Círculo: Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na Ciência da linguagem e suas duas traduções brasileiras (1979 e 2017).<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze and evaluate a number of texts called frame-texts (paratexts or texts for clarification) found in the works of Bakhtin and the Circle, which have been translated in Brazil since 1979. Our objective is to offer a critical overview of the context of the reception of their work nationwide and highlight some of its specific features, apprehended in the dialogues established with social, historical and cultural aspects. We also intend to contribute to deepening the dialogical studies and its undeniable interdisciplinary dimension. In addition to the dialogic perspective, these reflections rely on theories of translation, especially those that discuss the “relationship between a text and its context of reception” or “a certain way of reading a text in a given context.” This discussion is part of a larger research study, and the results presented herein are related to one of the works of the Circle, namely, Marxism and the Philosophy of Language and its two translations into Brazilian Portuguese (1979 and 2017). <![CDATA[Dance Discourse and the Concept of Genre - Some Interpretive Elements]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200064&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo do presente artigo é tratar a dança como discurso visual e verbo-visual e identificar alguns de seus componentes que permitem a construção de sentido para um público sem formação específica e que seja mero amador e frequentador de espetáculos de dança. Na primeira parte, busca-se estabelecer as bases teórico-conceituais do trabalho e, para tanto, percorrem-se trechos da obra de Bakhtin, Medviédev e Volóshinov que convergem com o pensamento de Rudolf Laban, teórico da dança que a concebe como linguagem. Na segunda parte, analisa-se um corpus constituído de quatro fragmentos discursivos, exemplares de diferentes gêneros - balé clássico, balé moderno, hip-hop e streetdance. Mobilizam-se para a análise os conceitos de gênero discursivo, entonação e sistema de valores.<hr/>ABSTRACT The objective of this article is to examine dance as visual and verbal-visual discourse, and to identify the components that foster the production of meaning for an audience without any specialized training, but who are merely amateurs, and who attend dance shows. The first part of the article establishes the theoretical-conceptual basis for the study, supported by excerpts from the works of Bakhtin, Medvedev, and Voloshinov, which converge with the perspective of dance theorist, Rudolf Laban, who conceives of dance as language. Secondly, a corpus consisting of four discursive fragments from different genres are analyzed: classical ballet, modern ballet, hip-hop and street dance. The analysis focuses on the concepts of discursive genres, intonation, and value systems. <![CDATA[Hybridization and Speech Genres in <em>Recife Frio</em>, by Kleber Mendonça Filho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200097&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste trabalho, proponho uma leitura de aspectos discursivos do curta-metragem de ficção Recife frio (2009), de Kleber Mendonça Filho, com o objetivo de refletir sobre como a hibridização de gêneros na obra, decorrente da presença de gêneros intercalados no filme, cria sentidos e provoca determinada postura na interlocução com os espectadores. Para tanto, discuto alguns conceitos-chave da teoria bakhtiniana, descrevo momentos específicos do curta-metragem e proponho análises pontuais de determinadas cenas ou sequências. A forma de diálogo com o corpus segue os pressupostos da poética sociológica que perpassa as discussões empreendidas por Bakhtin e pelos demais pesquisadores do(s) Círculo(s). As reflexões apresentadas apontam para um jogo de cena entre ficção e realidade, que, no curta, são acionados pela presença de elementos que podem ser associados ao gênero documentário.<hr/>ABSTRACT This paper proposes a reading of discursive aspects in Recife Frio (2009), a short film by Kleber Mendonça Filho. It aims at reflecting on how genre hybridization, which results from the presence of incorporated genres, creates meanings and provokes certain attitudes in the interaction between film and spectators. To do so, I discuss some key concepts of Bakhtinian theory, describe specific moments of the short film, and finally conduct a pointed analysis of specific scenes or sequences. This form of dialogue with the corpus follows the assumptions of the sociological poetics that traverse the discussions done by Bakhtin and the other researchers of the Circle(s). These reflections point to a play between fiction and reality, which in the film is triggered by the presence of elements that may be associated to the documentary genre. <![CDATA[Autobiography and (Re-)Signification]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO É cada vez mais sensível a grande profusão de distintas formas de narratividade (auto) biográfica na sociedade contemporânea. A partir do que apresentam pesquisas em diferentes campos dos estudos em linguagem, faz-se incontestável a heterogenericidade com que diversas formas de narração do eu em diferentes tons de autorreferência têm insurgido numa sociedade altamente midiatizada e globalizada. Nesse entrever, ancorados no edifício teórico da análise dialógica do discurso em confluência com estudos que se debruçam sobre as escritas de si, propomo-nos a discutir a ressignificação como ato característico do movimento de autorreferência constitutivo da autobiografia e de algumas outras formas de narrativas do eu. Dentre outras observações, destacamos, na construção discursiva de textos autorreferentes, como a autobiografia, um entrecruzamento entre sentidos, memórias e vivências em uma relação de ressignificação sob a luz do que o sujeito não só foi como agora é.<hr/>ABSTRACT The great profusion of different forms of (auto)biographical narrativity in contemporary society is increasingly sensitive. From what is presented by studies in different fields of language studies, the heterogeneity with which diverse forms of narration of the self in different tones of self-reference have emerged in a highly mediatized and globalized society becomes indisputable. Therefore, anchored in the theoretical propositions of the dialogic analysis of discourse along with studies that focus on life writings, we discuss re-signification as a characteristic act of the movement of self-reference, constitutive of autobiographies and some other forms of narratives of the self. Among other observations, we highlight in the discursive construction of self-referential texts, such as autobiography, a cross-linking between senses, memories and life experiences in their relation of re-signification in the light of what the subject not only was, but is now. <![CDATA[Communities of Readers: Youth Culture and the Acts of Decollecting]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200145&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo se propõe discutir a constituição de comunidades de leitores, a partir de concepções advindas do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, forças centrífugas e centrípetas; de Canclini sobre cultura/coleção; de reflexões de autores contemporâneos sobre juventudes e cultura juvenil e de Chartier sobre leitura. Interessa-nos problematizar como se constituem essas comunidades e como se dão as práticas leitoras em torno de obras que se colocam fora do cânone e da “boa leitura”. Investigamos, em uma pesquisamaior, como esses jovens se organizam em comunidades de leitores para a produção e para o compartilhamento de saberes e de experiências.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss the constitution of communities of readers based on the Bakhtin Circle’s conceptions of language, centrifugal and centripetal forces; Canclini’s understanding of culture/collection; contemporary authors’s reflections on youths and youth culture, and Chartier’s reflection on reading. It interests us to problematize how these communities are constituted and how the reading practices occur as they are related to works that are placed outside the canon and are not considered “good reading”. As part of a broader research study, we investigated how these youths are organized in communities of readers for the production and sharing of knowledge and experience. <![CDATA[A Toast to the Intersection of Voices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200163&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este estudo constitui um recorte de pesquisa doutoral que teve por objetivo compreender, na dimensão verbo-visual da revista cuiabana A Violeta (1916-1950), como se constitui discursivamente o entrecruzamento de vozes. Tomamos o enunciado Chronica, da edição de 31 de dezembro de 1937, a fim de desvelar as tensões discursivo-ideológicas por meio da análise de estratégias linguístico-discursivas e de mobilização do plano de expressão verbo-visual. Baseamo-nos na teoria de Bakhtin e o Círculo, quanto às questões que envolvem as relações dialógicas entre os enunciados, e em Brait, para discutir os aspectos relacionados à verbo-visualidade. Constatamos, pela análise, a presença de um entrecruzamento de vozes: uma voz que acata o discurso vigente, reproduzindo seus temas, como o nacionalismo e o patriotismo, e uma outra voz, perceptível na mobilização da dimensão verbo-visual, crítica à situação política da época.<hr/>ABSTRACT This study is part of a doctoral research in the field of Bakhtinian studies, which aimed to understand, in the verbal-visual dimension of a magazine from Cuiaba, A Violeta [The Violet] (1916-1950), how the intersection of voices is discursively constituted. We focus on the utterance Chronica, published on December 31, 1937, in order to unveil discursive-ideological tensions through the analysis of linguistic-discursive strategies and the mobilization of the verbal-visual plane of expression. This study is based on Bakhtin and the Circle’s theory related to issues involving the dialogical relations between utterances, and on Brait’s discussion about aspects related to verbal-visuality. The analysis showed the presence of an intersection of voices: one voice that complies with the current discourse, reproducing its themes as nationalism and patriotism, and another voice, perceptible in the mobilization of the verbal-visual dimension, that is critical to the political situation of the time. <![CDATA[Memes in Teaching Material: Considerations on the Teaching and Learning of Speech Genres]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200185&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, em atividades de produção de textos. A perspectiva teórico-metodológica é a dos estudos bakhtinianos do discurso, da qual destacamos os conceitos de enunciado concreto, gêneros do discurso e campo de atividade.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss the presence of the genre meme in teaching materials, either as a teaching object or as language practice. To do so, starting from official documents, which guide the Brazilian practices of teaching and learning, the article presents a reflection on discourse studies related to the work with speech genres in a school context. Finally, it presents an analysis of the presence of such genre in text production activities from a 9th-grade coursebook used in private schools. The Bakhtinian studies on discourse provides the theoretical-methodological perspective of the article, from which we highlight the concepts of concrete utterance, speech genres and activity field. <![CDATA[The Constitution of the Subjectivity of the Child Diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200210&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele passa a assimilar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Bakhtin, de que a autoimagem se constrói em meio ao olhar do outro, conclui-se que a criança pode apresentar sinais de desatenção e hiperatividade (e sintomas de sofrimento) a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze subjective implications arising from the process of pathologization of education. Therefore, interviews were conducted with two children diagnosed with attention deficit/hyperactivity disorder, their parents and teachers, in addition to in-classroom observation, individual speech-language pathology assessment and documentary research. The results of the study indicate that the discourses, established around students considered resistant to what the school proposes, eventually compromise the shaping of his or her subjectivity, since they start to assimilate part of the perceptions of their interactional group. Based on Bakhtin’s postulates that self-image is built in the midst of the other’s gaze, it is concluded that the child may present signs of inattention and hyperactivity (and symptoms of suffering) depending on the quality of the social interactions in which he/she is engaged. <![CDATA[BAKHTIN, M. <em>Teoria do romance III</em>: o romance como gênero literário [<em>Theory of the Novel III</em>: The Novel as a Literary Genre]. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2019. 144p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200229&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele passa a assimilar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Bakhtin, de que a autoimagem se constrói em meio ao olhar do outro, conclui-se que a criança pode apresentar sinais de desatenção e hiperatividade (e sintomas de sofrimento) a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze subjective implications arising from the process of pathologization of education. Therefore, interviews were conducted with two children diagnosed with attention deficit/hyperactivity disorder, their parents and teachers, in addition to in-classroom observation, individual speech-language pathology assessment and documentary research. The results of the study indicate that the discourses, established around students considered resistant to what the school proposes, eventually compromise the shaping of his or her subjectivity, since they start to assimilate part of the perceptions of their interactional group. Based on Bakhtin’s postulates that self-image is built in the midst of the other’s gaze, it is concluded that the child may present signs of inattention and hyperactivity (and symptoms of suffering) depending on the quality of the social interactions in which he/she is engaged. <![CDATA[GUILHERME, Alexandre Anselmo; MORGAN, W. John. <em>Philosophy, Dialogue, and Education</em>: Nine Modern European Philosophers. London: Routledge, 2018. 190p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732020000200238&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele passa a assimilar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Bakhtin, de que a autoimagem se constrói em meio ao olhar do outro, conclui-se que a criança pode apresentar sinais de desatenção e hiperatividade (e sintomas de sofrimento) a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze subjective implications arising from the process of pathologization of education. Therefore, interviews were conducted with two children diagnosed with attention deficit/hyperactivity disorder, their parents and teachers, in addition to in-classroom observation, individual speech-language pathology assessment and documentary research. The results of the study indicate that the discourses, established around students considered resistant to what the school proposes, eventually compromise the shaping of his or her subjectivity, since they start to assimilate part of the perceptions of their interactional group. Based on Bakhtin’s postulates that self-image is built in the midst of the other’s gaze, it is concluded that the child may present signs of inattention and hyperactivity (and symptoms of suffering) depending on the quality of the social interactions in which he/she is engaged.