CARTAS AOS EDITORES
Anorexia nervosa e encefalopatia neurogastrointestinal mitocondrial em homem
Anorexia nervosa and mitochondrial neurogastrintestinal encephalomyopathy in male
Sr. Editor,
A encefalopatia neurogastrointestinal mitocondrial (Sd MNGIE) é uma rara doença autossômica recessiva causada por depleções do DNA mitocondrial com manifestações intestinais e neurológicas,1 tais como alteração da motilidade gastrointestinal, caquexia, ptose, oftalmoparesia e neuropatia periférica.
Até onde conhecemos não há na literatura relato anterior da coexistência da Sd MNGIE com um transtorno alimentar. O fato de o paciente ser do sexo masculino torna o caso descrito ainda mais incomum.
V. G. N., 40 anos, masculino, portador da Sd MNGIE, foi encaminhado para o Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ-HC/FMUSP) pelo Serviço de Gastroclínica do HC/FMUSP em função de perda de peso acentuada e vômitos não justificáveis clinicamente.
V. referia que desde a adolescência preocupava-se exageradamente com seu peso, utilizando-se de exercícios excessivos (mais de 4 horas diárias) quando consumia alimentos que considerava calóricos, e correndo cerca de 30 km nos fins de semana. Fazia freqüentes consultas ao espelho e pesava-se mais de uma vez ao dia.
Em 1999, após longo período de esteatorréia, vômitos ocasionais, dores abdominais e perda de força muscular, o diagnóstico da Sd MNGIE foi firmado pelo serviço de Gastroclínica do HC/FMUSP através do quadro clínico e eletroneuromiografia do paciente, além de biópsias musculares de V. e de um irmão, portador de ptose palpebral e mega-duodeno.
Em setembro de 2004, a freqüência dos vômitos aumentou de modo injustificável clinicamente, seguindo-se à ingestão de qualquer alimento, independente da sua quantidade, levando a um rápido emagrecimento (mais de 4 kg em dois meses). V. descreve, durante a avaliação psiquiátrica, que sentia prazer ao controlar a fome e quando esse controle falhava induzia o vômito, temendo engordar.
Em sua avaliação inicial no AMBULIM (dezembro de 2004), o paciente pesava 40 kg, com uma altura de 1,77 m (IMC = 12,77). Foi feita a hipótese diagnóstica de Sd MNGI em comorbidade com anorexia nervosa purgativa. O diagnóstico de anorexia nervosa foi feito segundo os critérios do DSM-IV em função do baixo peso, insatisfação com a imagem corporal, busca desenfreada pelo emagrecimento (utilizando-se de vômitos) e medo mórbido de engordar, mesmo com peso muito abaixo do normal.
A comorbidade entre transtornos alimentares (TA) e doenças clínicas é ainda pouco conhecida, embora as associações entre TA e diabetes mellitus tipo 1 ou doença de Crohn sejam relatadas.2-3
No caso descrito, V. passou a provocar vômitos após descobrir que esse mecanismo - a partir do quadro orgânico - poderia controlar seu peso, dado que suas condições clínicas impediam atividades físicas. A dificuldade diagnóstica deu-se na medida em que métodos de controle do peso podem ser confundidos com sintomas de doenças coexistentes ou tratamentos clínicos, facilitando a ocultação do comportamento por mais tempo e dificultando diagnóstico e tratamento.2
Situações em que o quadro clínico ou tratamento da doença de base podem ser usados como forma de purgação e controle do peso em pacientes com excessiva preocupação com peso e imagem corporal prévios devem ser acompanhadas visando detectar uma possível comorbidade oculta com um TA.
Fernanda Celeste de Oliveira Martins
Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares
(AMBULIM), Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas,
Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP),
São Paulo (SP), Brasil
Táki Athanássios Cordás
Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares
(AMBULIM) e Departamento de Psiquiatria,
Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina,
Universidade de São Paulo (USP),
São Paulo (SP), Brasil
Referências
1. Hirano M, Nishigaki Y, Marti R. Mitochondrial neurogastrointestinal encephalomyopathy (MNGIE): a disease of two genomes. Neurologist. 2004;10(1):8-17.
2. Rodin G, Olmsted MP, Rydall AC, Maharaj SI, Colton PA, Jones JM, Biancucci LA, Daneman D. Eating disorders in young women with type I diabetes mellitus. J Psychosom Res. 2002;53(4):943-9.
3. Bayle FJ, Bouvard MP. Anorexia Nervosa and Crohn's disease dual diagnosis: a case study. Eur Psychiatry. 2003;18(8):421-2.
Financiamento: Inexistente
Conflito de interesses: Inexistente
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
24 Mar 2006 -
Data do Fascículo
Mar 2006