SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue6Presence of generalized periodic discharges and hospital mortalityNeuroimaging investigation of memory changes in migraine: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

XAVIER-ROCHA, Túlio Brandão et al. A utilização do Xbox/Kinect na reabilitação pós-acidente vascular cerebral: uma revisão sistemática. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2020, vol.78, n.6, pp.361-369.  Epub June 08, 2020. ISSN 1678-4227.  https://doi.org/10.1590/0004-282x20200012.

Introdução:

Jogos ativos baseados em realidade virtual têm sido amplamente utilizados na reabilitação de muitas condições clínicas. No entanto, estudos sobre a utilização do Xbox/Kinect são raros, e não está clara a aplicabilidade da tecnologia no tratamento de pacientes que tiveram acidente vascular cerebral.

Objetivo:

Verificar os desfechos (O) analisados em ensaios clínicos randomizados e controlados (C; S), que investigaram a utilização do Xbox/Kinect (I) em pacientes que tiveram acidente vascular cerebral (P).

Métodos:

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que atende aos padrões do PRISMA e aos critérios de elegibilidade, de acordo com a estratégia PICOS. O procedimento de busca foi realizado por dois pesquisadores e, em caso de divergência, a estratégia de busca foi repetida. O tamanho do efeito foi calculado por meio da fórmula de Cohen e da escala de Hopkins. O risco de viés individual foi analisado utilizando o escore PEDro e a classificação de Higgins.

Resultados:

Os principais desfechos foram o equilíbrio postural e as atividades de vida diária, com quatro estudos abordando essas variáveis. No entanto, apenas um estudo mostrou o efeito da intervenção com Xbox/Kinect sobre o equilíbrio como sendo grande, assim como em dois outros artigos que avaliaram destreza manual e depressão, respectivamente.

Conclusão:

A utilização mais comum do Xbox/Kinect no tratamento de pacientes que tiveram acidente vascular cerebral acontece na recuperação do equilíbrio e da função motora, e as evidências apoiam o seu uso. Esses achados permitem o uso da tecnologia de realidade virtual por meio do Xbox/Kinect em programas de reabilitação, com foco no equilíbrio postural e nas habilidades motoras. Porém, resultados conclusivos ainda não são possíveis, o que exige cautela no uso dessa tecnologia.

Keywords : Realidade Virtual; Acidente Vascular Cerebral; Reabilitação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )