SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue2Latin American Social Scientists in the United States: The Ford Foundation’s Role in Academic Cooperation, International Mobility, and Inter-American TrajectoriesIntersubjectivity or Solipsism? Problems with Jürgen Habermas’ Theory of Communicative Action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dados

Print version ISSN 0011-5258On-line version ISSN 1678-4588

Abstract

BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão. Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. Dados [online]. 2017, vol.60, n.2, pp.505-540. ISSN 1678-4588.  http://dx.doi.org/10.1590/001152582017127.

O “giro decolonial” ao adaptar o argumento pós-colonial para a América Latina, compreende que a colonialidade é a face oculta e constitutiva da modernidade. Ao constatar criticamente que o problema do imperialismo é subdesenvolvido pelos seus principais teóricos, lanço as seguintes indagações: é possível pensar na relação entre colonialidade e modernidade, sem a dinâmica da “imperialidade”? Como explicar a reprodução das novas formas de colonialismo sem a consideração das novas formas de imperialismo? Neste artigo, assim, proponho o conceito de Imperialidade como uma lacuna que impede a explicação dos mecanismos de reprodução da colonialidade. Ao entendê-la como lógica do imperialismo, constitutiva e relacional da colonialidade, observo ainda que as estratégias de descolonização devem ser muito mais dirigidas à “Imperialidade” do que à modernidade propriamente dita. A informalidade, invisibilidade e nebulosidade dos mecanismos contemporâneos de Imperialidade reproduzem o imperialismo sem império através da governança sem governo no contexto global.

Keywords : Imperialismo/imperialidade; Colonialismo/colonialidade; marxismo; pós-colonialismo; governança global.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )