SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2STEDMAN'S MEDICAL DICTIONARYANNUAL REVIEW OF IMMUNOLOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo vol.33 no.2 São Paulo Mar./Apr. 1991

https://doi.org/10.1590/S0036-46651991000200015 

LIVROS BOOK REVIEW

 

 

REY, L. — Parasitologia. 2.ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1991. 731 p.

Surgiu, recentemente, a segunda edição do livro do Prof. Luís Rey, atualizando e ampliando significativamente a primeira edição, que datava do início da década de 70.

A presente edição está dividida em sete partes que incluem: aspectos gerais do fenômeno parasitário, protozoários parasitos do homem, platelmintos parasitos do homem, nematelmintos parasitos do homem, artrópodes parasitos ou vetores de doenças, moluscos vetores de doenças e, finalmente, uma parte técnica abordando métodos e técnicas laboratoriais utilizadas em Parasitologia. Completam o volume indicações bibliográficas atualizadas e, de forma bastante oportuna, um pequeno atlas e aspectos macro e microscópicos relativos a parasitoses, com esplêndidas reproduções fotográficas.

A segunda edição mantém e aprofunda o mesmo esquema de abordagem do fenômeno parasitário que caracterizara a edição anterior. Ao lado de sólidos conceitos de Parasitologia Geral, desenvovidos na primeira parte da obra e que permeam todos os demais capítulos, há enfoque específico para variáveis biológicas, epidemiológicas, clínicas e relativas ao controle de cada uma das parasitoses que habitualmente atingem o ser humano, com prioridade especial para aquelas prevalentes em nosso país.

Chama atenção a profundidade com que os capítulos relativos à esquistossomose são desenvolvidos, certamente resultados da larga experiência do Autor com o tema. Na realidade, quase todos os capítulos primam por enfoque moderno e adequado do assunto.

Em certos aspectos, todavia, a abordagem poderia ser mais aprofundada e completa, como no caso do parasitismo por protozoário do gênero Cryptosporidium e do enfoque reservado à ocorrência de parasitoses em pacientes imunossuprimidos, especialmente aqueles infectados por HIV ou submetidos a transplantes de órgãos, que mereceriam capítulo à parte.

De qualquer forma o livro do Prof. Rey constitui hoje o mais completo e atualizado compêndio de Parasitologia Médica editado em nosso país, representando valioso instrumento de trabalho para quem se dedica a esse ramo da Medicina e Biologia e um guia seguro e confiável para estudantes de graduação na área médica e paramédica, bem como para pós-graduandos no assunto.

 

Pedro Paulo Chieffi

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License