SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Comparison of the efficiency of two fish collecting methods in small forest streams in Central Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

FEARNSIDE, Philip M.. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. Acta Amaz. [online]. 2006, vol.36, n.3, pp.395-400. ISSN 1809-4392.  https://doi.org/10.1590/S0044-59672006000300018.

O desmatamento na Amazônia procede a um alto ritmo por várias razões, muitas das quais dependem de decisões do governo. O desmatamento leva à perda de serviços ambientais, que têm um valor maior que os usos pouco sustentáveis que substituem a floresta. Estes serviços incluem a manutenção da biodiversidade, da ciclagem de água e dos estoques de carbono que evitam o agravamento do efeito estufa. Retroalimentações entre as mudanças climáticas e a floresta, por meio de processos tais como os incêndios florestais, a mortalidade de árvores por seca e calor e a liberação de estoques de carbono no solo, representam ameaças para o clima, a floresta e a população brasileira. Eventos recentes indicam que o desmatamento pode ser controlado, tendo a vontade política, pois os processos subjacentes dependem de decisões humanas.

Keywords : Aquecimento global; Biodiversidade; Desmatamento; Carbono; Cíclo hidrológico; Efeito estufa; Serviços ambientais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License