SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Effect of salicylic acid on pre-transplant acclimatization of native tomato populationsEnhanced-efficiency phosphorus fertilizer: promising technology for carrot crop author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536On-line version ISSN 1806-9991

Abstract

GONCALVES, Leandro SA et al. Potencial fisiológico de sementes de pimenta “dedo-de-moça” em função do estádio de maturação e do repouso dos frutos. Hortic. Bras. [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.486-491. ISSN 1806-9991.  https://doi.org/10.1590/s0102-053620180410.

Um dos principais problemas na produção de sementes de pimentas é a maturação desuniforme dos frutos. Isso ocorre devido ao florescimento contínuo da planta, dificultando que a colheita seja realizada de uma única vez. Dessa forma, estudos sobre o estádio de maturação dos frutos e o potencial fisiológico das sementes são de grande relevância para se identificar o momento adequado de colheita evitando a deterioração das sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial fisiológico de sementes de pimenta de cinco genótipos de “dedo-de-moça” (Capsicum baccatum var. pendulum) em três estádios de maturação (verde, alaranjado e vermelho), sem e com repouso de 10 dias dos frutos a partir da colheita. As avaliações foram realizadas quanto ao potencial fisiológico representado pelos testes de germinação e vigor (primeira contagem, condutividade elétrica e envelhecimento acelerado). Os resultados observados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, bem como à análise de componentes principais. De modo geral, a coloração vermelha dos frutos refletiu a maturidade das sementes por proporcionar a máxima germinação. Por outro lado, mesmo que os frutos sejam colhidos em estádio de maturação anterior ao vermelho (verde e alaranjado) o período de repouso mostrou-se benéfico para características de germinação e vigor, sendo este resultado mais evidente nos frutos verdes que inicialmente possuíam potencial fisiológico inferior. Os genótipos avaliados apresentaram potencial fisiológico inferior quando tiveram seus frutos colhidos verdes sem o repouso por 10 dias.

Keywords : Capsicum baccatum var. pendulum; envelhecimento acelerado; germinação; vigor.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )