SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Spatial-temporal diffusion of dengue in the municipality of Rio de Janeiro, Brazil, 2000-2013Binge drinking and associated factors among adolescents in a city in southeastern Brazil: a longitudinal study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

PROTASIO, Ane Polline Lacerda; GOMES, Luciano Bezerra; MACHADO, Liliane dos Santos  and  VALENCA, Ana Maria Gondim. Fatores associados à satisfação de usuários com a atenção primária à saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, n.2, e00184715.  Epub Mar 30, 2017. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00184715.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde. O objetivo do estudo foi identificar os principais fatores que influenciam a satisfação dos usuários com os serviços de atenção básica no Brasil. O estudo utilizou dados secundários do primeiro ciclo do PMAQ-AB. A análise de clusters foi utilizada para identificar a variável-desfecho satisfação de usuários, e a regressão logística foi aplicada para obter o modelo decisório. A partir do modelo de regressão, destacam-se dois fatores relacionados à influência sobre a satisfação de usuários no Brasil: a percepção do usuário de que a equipe de saúde não procurou atender suas necessidades e problemas internos da unidade de saúde; a sensação do usuário de não se sentir respeitado pelos profissionais, ou de sentir respeitado apenas eventualmente, em relação a seus hábitos culturais, costumes e religião. O estudo revelou a importância do compromisso de equipes e gestores na melhoria do acesso, satisfação das necessidades dos usuários e melhoria dos aspectos organizacionais e da relação entre profissionais e usuários.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde; Comportamento do Consumidor.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )