SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4THE ANALYSIS OF THE GAME UNDER THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER'S CONCEPTSGEOGRAPHY TEXTBOOKS: A CARTOGRAPHIC LANGUAGE STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GRILLO, Rogério de Melo; PRODOCIMO, Elaine  and  GOIS JUNIOR, Edivaldo. O JOGO E A "ESCOLA NOVA" NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: MACEIÓ, 1927-1931. Educ. rev. [online]. 2016, vol.32, n.4, pp.345-364. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698150765.

O presente artigo tem como objetivo descrever os discursos de intelectuais da educação brasileira, concernente ao jogo na escola, nas décadas de 1920 e 1930. Para tanto, o estudo teve como fonte artigos publicados na Revista de Ensino (1927-1931). O corpo documental foi constituído por 24 edições do periódico, publicado no Brasil, especificamente, em Maceió/AL, no período de 1927 a 1931. Esse recorte temporal evidencia uma época de profunda transformação na educação brasileira, já que se dava início à inclusão das ideias escolanovistas em vários estados do país. Ademais, a análise dos documentos supracitados fundamentou a construção de uma narrativa, que contextualiza as concepções de jogo na escola, segundo o debate escolanovista brasileiro. Ressalta-se que tais concepções vislumbram discursos sobre o jogo como um importante recurso didático e meio de escamotear os conteúdos escolares, mediante um "ensino lúdico" centrado na criança.

Keywords : Jogo; Brincadeira; Escola Nova; Educação ativa; Recurso didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )