Acessibilidade / Reportar erro

DEMOCRACIA E REDUÇÃO DA DESIGUALDADE ECONÔMICA NO BRASIL: A INCLUSÃO DOS OUTSIDERS* * Este artigo sintetiza resultados da pesquisa sobre a trajetória da desigualdade no Brasil, realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole e financiada pela Fapesp e CNPq. Agradeço aos pesquisadores do CEM envolvidos no projeto, cujas evidências e reflexões muito contribuíram para a interpretação apresentada neste artigo. Adrian Lavalle, Andréa Junqueira Machado, David Lam, Edgard Fusaro, Eduardo Marques, Eduardo Lazzari, Gabriel Feltran, Kenneth Roberts, Marcelo Medeiros, Naercio Menezes Filho, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Rogério Barbosa, Sergei Soares, Victor Araujo, bem como meus orientandos e alunos mais recentes, muito contribuíram para este artigo, assim como os comentários precisos dos pareceristas da RBCS.

INEQUALITY REDUCTION AND DEMOCRACY IN BRAZIL: THE INCLUSION OF OUTSIDERS

LA DÉMOCRATIE ET LA RÉDUCTION DES INÉGALITÉS ÉCONOMIQUES AU BRÉSIL: L’INTÉGRATION DES OUTSIDERS

O artigo examina a trajetória da desigualdade econômica no Brasil no período democrático contemporâneo. Demonstra que esta foi substancialmente reduzida por um mecanismo de inclusão dos outsiders. A trajetória desse mecanismo é descrita como tendo compreendido duas fases: (i) mudanças paradigmáticas no desenho das políticas sociais brasileiras, que produziam grande divisão entre insiders e outsiders desde os anos 1930, foram introduzidas na transição para a democracia; (ii) sob o sufrágio universal, partidos de esquerda e conservadores convergiram em torno das preferências dos beneficiários dessas políticas, a saber, política do salário mínimo, de saúde e de educação. Esses resultados desafiam o poder explicativo da teoria do eleitor mediano e da força parlamentar da esquerda. Em vez, indicam que mudanças exógenas ao sistema de políticas sociais introduziram políticas redistributivas sob uma conjuntura crítica, as quais, por sua vez, deram origem a mudanças endógenas, nas quais a competição política jogou papel central.

Desigualdade; Outsiders; Partidos de esquerda; Teoria do eleitor mediano; Políticas sociais


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br