SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Lulism and the institutionalization of social movements in Brazil: strengthening democratic inclusion and perpetuating hegemonyMarcelo Pombo: conditions for the construction of an improbable artist author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070On-line version ISSN 1809-4554

Abstract

MATTEDI, Marcos. Dilemas e perspectivas da abordagem sociológica dos desastres naturais. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.3, pp.261-285. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.111685.

O texto examina as controvérsias da abordagem sociológica dos desastres valendo-se dos subsídios extraídos da sociologia da ciência. Mais precisamente, considera os impasses cognitivos e políticos inerentes à sociologia dos desastres por meio das contribuições produzidas pelo estudo das controvérsias científicas. Sustenta que o desenvolvimento da abordagem sociológica dos desastres estrutura-se em torno de três controvérsias: (a) interdisciplinar: oposição evento-impacto; (b) intradisciplinar: oposição consenso-conflito; (c) extradisciplinar: oposição leigo-perito. Para tentar ultrapassar esses obstáculos, o texto apresenta o modelo Problema-Solução extraído do desenvolvimento da sociologia da ciência e da tecnologia. Com base nesse modelo teórico visa apresentar uma nova definição de desastres. Para desenvolver esse argumento, o texto foi dividido em cinco partes principais: (1) inicia com uma apresentação da problemática sociotécnica do estudo dos desastres; (2) segue com a apresentação das controvérsias interdisciplinares; (3) em seguida, das controvérsias intradisciplinares; (4) e das controvérsias extradisciplinares; (5) e termina com a formulação de uma nova definição de desastre.

Keywords : Desastres naturais; Sociologia; Controvérsias; Sociotécnica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )