Acessibilidade / Reportar erro

Atividade sexual na lesão medular: construção e validação de cartilha educativa

Actividad sexual en la lesión medular: construcción y validación de libreta educativa

Resumo

Objetivo

Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha educativa sobre atividade sexual de pessoas com lesão medular.

Métodos

Estudo metodológico em quatro etapas: pesquisa documental em blogs, revisão integrativa, construção da cartilha educativa, validação de conteúdo com 11 juízes, validação de aparência técnica com 3 juízes e validação de aparência com 37 pessoas do público-alvo. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de 0,80.

Resultados

A cartilha apresentou IVC global de 0,91 pelos juízes profissionais de saúde; 0,87 pelos juízes designers gráficos; e 0,94 na validação de aparência pelo público-alvo. Entretanto, os juízes e público-alvo propuseram sugestões de melhorias da cartilha, que foram acatadas e modificadas para versão final do material.

Conclusão

A cartilha apresentou conteúdo e aparência adequados para promoção da atividade sexual saudável e satisfatória da pessoa com lesão medular.

Traumatismos da medula espinal; Sexualidade; Educação em saúde; Materiais de ensino; Estudos de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br