SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Organizational structure, service capability and its impact on business performance of logistics providers in the B2B contextAnalysis of solid waste management and improvement proposal: a case study in carpentry of Cariacica-ES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530XOn-line version ISSN 1806-9649

Abstract

PERICO, Ana Elisa; SANTANA, Naja Brandão  and  REBELATTO, Daisy Aparecida do Nascimento. Eficiência dos aeroportos internacionais brasileiros: uma análise envoltória de dados com bootstrap. Gest. Prod. [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.370-381.  Epub June 29, 2017. ISSN 1806-9649.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1810-15.

A eficiência adquiriu maior relevância entre as organizações no cenário de mercados abertos, que teve início no Brasil por volta dos anos 1990. O objetivo deste artigo foi analisar, por envoltória de dados com bootstrap, a eficiência dos aeroportos brasileiros, utilizando as bases de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) de 2010, 2011 e 2012. Uma regressão múltipla foi utilizada para validar as variáveis do modelo proposto. Nesse modelo, a medida utilizada para representar o desempenho dos aeroportos foi a quantidade de passageiros processados (variável dependente); para as variáveis que determinam o desempenho (variáveis independentes) foram utilizados: número de pistas, número de balcões de check-in, número de estacionamento de aeronaves e área de passageiros. A partir de então, a técnica Análise Envoltória de Dados foi aplicada para os 16 aeroportos internacionais brasileiros, em abordagem operacional. Para corrigir os valores de eficiência encontrados, tendo em vista o erro aleatório inerente aos dados, aplicou-se uma abordagem da técnica de bootstrap. Os resultados encontrados apontam que a grandeza de um aeroporto não foi determinante para atribuir eficiência, embora seja critério relevante para impulsionar melhorias no seu desempenho. Convém salientar, também, que a utilização dos recursos (inputs) para o alcance do produto (output) foi o critério mais relevante na busca do bom desempenho e da eficiência aeroportuária no estudo aqui apresentado. Nesse sentido, o aeroporto de Curitiba, na Região Sul do país, foi classificado como o mais eficiente em todos os períodos, e os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e Manaus (Amazonas) como os menos eficientes.

Keywords : Aeroportos brasileiros internacionais; Análise envoltória de dados; Eficiência operacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )