SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A MODEL FOR UNDERSTANDING SCHOOL ASSESSMENTSTHE ROLE AND PLACE OF SPECIFIC DIDACTIS IN THE INITIAL FORMATION OF MATHEMATICS TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CHAVES, DENISE RAISSA LOBATO  and  SOUZA, MAURICIO RODRIGUES DE. Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230019.  Epub Apr 05, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230019.

Entre os tipos de violência que ocorrem no contexto escolar, destaca-se o bullying. Esse fenômeno é composto de violência física e psicológica realizadas intencionalmente contra um indivíduo específico considerado frágil e inferior pelo agressor. Assim, o bullying proporciona consequências negativas de curto e longo prazo a todos os envolvidos e apresenta-se potencialmente relacionado à negação e não aceitação do outro. Diante disso, esta pesquisa, de cunho teórico, objetiva analisar as limitações conceituais do bullying. E, para tal, utiliza como principal referência a teoria crítica da sociedade - mais especificamente as ideias de Theodor Adorno e Max Horkheimer sobre educação, emancipação e preconceito. Em conclusão, denuncia a naturalização do bullying e a alienação ao conceito, revelando-o como uma nova forma de barbárie que perdura nos dias de hoje.

Keywords : bullying; preconceito; barbárie.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )