SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4The performance of Disco Oneyda Alvarenga in the construction of intangible heritage: reviewing a trajectoryInformation Science: historical, delimitation of the field and its perspective on the area of Communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Perspectivas em Ciência da Informação

On-line version ISSN 1981-5344

Abstract

FERREIRA, Rubens da Silva; SAMPAIO, Maria Raimunda; CORREA, Maria de Nazaré dos Santos  and  COSTA, Armando Onofre da Silva. Desenvolvendo a competência informacional: a experiência do curso de Biblioteconomia da UFPA com egressos do sistema penal e familiares atendidos pela Fábrica Esperança. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2013, vol.18, n.4, pp.228-240. ISSN 1981-5344.  https://doi.org/10.1590/S1413-99362013000400014.

O presente trabalho faz um registro da experiência extensionista, no contexto da Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará. Trata-se do projeto "Construindo a competência informacional através de estratégias de fortalecimento do uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação", que, entre os meses de agosto e dezembro de 2011, concentrou as ações entre os egressos do sistema penal e familiares atendidos pela Fábrica Esperança. Partindo da pesquisa-ação, os sujeitos em foco foram envolvidos em atividades orientadas para o desenvolvimento das competências informacionais, em uma carga horária total de 160h. Entre docentes, discentes e pessoal técnico, a experiência permitiu refletir sobre o conceito de competência informacional, o qual se coloca como fundamental para se pensar a inclusão e a cidadania na sociedade da informação.

Keywords : Extensão universitária; Competência informacional; Sociedade da informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License