SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Representation in the bibliographic domain: a look at MARC 21 FormatsGroup technical information on health and population: contributions to the national information policy and health informatics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Perspectivas em Ciência da Informação

On-line version ISSN 1981-5344

Abstract

LAZZARIN, Fabiana Aparecida  and  SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Aspectos que interferem no acesso à informação e interação dos usuários cegos com o OPAC em bibliotecas universitárias. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.75-91. ISSN 1981-5344.  https://doi.org/10.1590/1981-5344/1882.

Apresentamos um estudo focado nos aspectos relacionados à acessibilidade à informação contida nos catálogos on-line, também conhecidos como OPAC (Online Public Access Catalogue), envolvendo tanto o ambiente digital como o ambiente físico. Analisamos através da ferramenta automática de acessibilidade Access Monitor e de revisão direta por parte dos autores o OPAC do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal da Paraíba e, destacamos a importância das bibliotecas universitárias adotarem medidas que contribuam para a acessibilidade dos diversos públicos, inclusive de pessoas com deficiência visual. A partir do estudo de caso, elaboramos recomendações como forma de melhorias para a interação dos usuários cegos com o OPAC de bibliotecas universitárias.

Keywords : Acessibilidade Digital; Biblioteca Universitária; Usuário cego; OPAC; Informação - acesso e interação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )