Acessibilidade / Reportar erro

Potencialidades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família: o olhar do trabalhador de saúde* * Elaborado com base em Domingos CM. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família: o olhar do Trabalhador de Saúde [dissertação]. Londrina (PR): Universidade Estadual de Londrina; 2012.

Potential of multiprofessional residency for family healthcare: the view of healthcare workers

Potencialidades de la Residencia Multi-profesional en Salud de la Familia: la mirada del trabajador de la salud.

Para a consolidação da proposta da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), torna-se imprescindível a participação do profissional de saúde atuante no serviço. Assim, o objetivo deste estudo foi revelar a percepção do trabalhador de saúde sobre as potencialidades da inserção da RMSF nas Unidades de Saúde da Família (USF). Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 25 trabalhadores das USF contempladas com a RMSF. Os discursos revelaram que a atuação dos residentes nas USF foi potente para induzir mudanças no processo de trabalho destas e para a formação de profissionais capacitados para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF). Deste modo, a residência contribui para que a ESF se torne um dispositivo de mudança do modelo de assistência à saúde e constitui uma forma de operar o proposto na Política de Educação Permanente em Saúde (EPS).

Saúde da família; Recursos humanos em saúde; Desenvolvimento de pessoal


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br