SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.1The PET-Family Health and the education of health professionals: students’ perspectives.Reorienting dental education: the preceptor’s view of supervised internship in the Brazilian Health System (SUS). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

CAMARA, Ana Maria Chagas Sette; GROSSEMAN, Suely  and  PINHO, Diana Lucia Moura. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp.817-829. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0940.

O PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira experiência institucional de educação pelo trabalho em grupos tutoriais interprofissionais na atenção básica, envolvendo todos os cursos da saúde. Foi desenvolvido em centros de saúde de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 a 2011. O objetivo deste estudo foi compreender como os docentes/tutores do PET-Saúde da UFMG perceberam a Educação Interprofissional (EIP) presente no PET-Saúde, a partir da narrativa de 14 tutores do PET-Saúde. A maioria dos docentes foi favorável ao processo de ensino-aprendizagem em grupos interprofissionais no serviço, mesmo considerando a experiência desafiadora. O estudo identificou elementos importantes e nos permite considerar o PET-Saúde na UFMG como inovação educacional exitosa, e a atenção básica um contexto favorável para a educação interprofissional.

Keywords : Educação em saúde; Serviços de integração docente-assistencial; Docentes; Pessoal de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )