SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Analysis of Brazilian dissertations and thesis on environmental education: understandings of climate changeAutobiographic narration for teaching Nature of Science: an approach to authentic science based on an investigation about dengue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FISCHER, Marta Luciane  and  TAMIOSO, Priscilla Regina. Bioética ambiental: concepção de estudantes universitários sobre o uso de animais para consumo, trabalho, entretenimento e companhia. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.163-182. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010011.

A sociedade demanda novos paradigmas éticos para pautar suas decisões quanto ao uso de animais. A intermediação do diálogo entre a dimensão cultural, social e pessoal requer a intervenção de ferramentas como a Bioética ambiental. Objetivou-se caracterizar a concepção de estudantes universitários sobre o uso de animais a fim de fornecer subsídios para programas de educação ambiental. Para tal, foram conduzidas 87 entrevistas quanto à concepção emocional e cultural, e o posicionamento ético no uso de animais para alimentação, vestimenta, trabalho, entretenimento e companhia. As análises indicam, além da tendência contemporânea de respeito na relação ser-humano/animal, que o posicionamento ético possui maior relação com a finalidade do que pela afinidade profissional. Fato que demanda a elaboração de programas que ultrapassem a mera informação e sensibilização, estimulando a discussão desses temas no ensino de ciências, a fim de capacitar o aluno na tomada de decisões e, assim, exercer a cidadania plena.

Keywords : Bem-estar animal; Bioética; Ética animal; Educação ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )