1 |
FERNANDES, S. H. A. A. ; HEALY, L. (2016) |
A emergência do pensamento algébrico nas atividades de aprendizes surdos. |
Compreender como pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem significados matemáticos para a generalização de padrões. |
- Funções; - Sequências. |
2 |
SALES, E. R. ; PENTEADO, M. G. ; MOURA, A. Q. (2015) |
A negociação de sinais em Libras como possibilidade de ensino e de aprendizagem de geometria. |
Analisar as habilidades e os conhecimentos do grupo de alunos surdos acerca de geometria; trabalhar por meio da língua de sinais as noções de ponto, reta, plano, ângulos, figuras planas, e classificar as figuras planas (quadrado, triângulo, círculos e outros polígonos). |
Geometria: figuras planas e suas propriedades. |
3 |
BRETTAS, K. P. (2015) |
A inclusão matemática de um aluno surdo na rede municipal de Juiz de Fora mediada por um professor colaborativo surdo de Libras em bidocência. |
Buscar na escola, espaço rico em diversidade, a resposta à nossa indagação inicial de como é possível fazer a inclusão de aluno surdo em aulas de matemáticas? |
- Quantidades; - Contagem. |
4 |
PEIXOTO, J. L. B. (2015)PEIXOTO, J. Gestos, sinais e esquemas de aprendizes surdos na multiplicação. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, México, v. 18, n. 3, p. 359-386, 2015a.
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Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. |
Compreender de que forma as ações viso-gestual-somáticas em Libras influenciam os esquemas mobilizados por alunos surdos sinalizadores diante de situações que abordem diferentes significados da divisão. |
Divisão: medidas: comparação multiplicativa e combinatória. |
5 |
ALVES, F. B. (2015)ALVES, F. B. Raciocínio qualitativo e desenvolvimento de raciocínio hipotético-dedutivo: uma proposta para alunos surdos. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
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Raciocínio qualitativo e desenvolvimento de raciocínio hipotético-dedutivo: uma proposta para alunos surdos. |
- Apresentar proposta de curso de ensino de ciências apoiada por modelos qualitativos para alunos surdos em um contexto bilíngue: LIBRAS / português escrito; - Proposta de um curso baseado no uso de modelagem qualitativa para aquisição de conceitos científicos por alunos surdos dentro de um contexto bilíngue. |
Raciocínio lógico. |
6 |
COUTINHO, M. D. M. C. (2015) |
A constituição de saberes num contexto de educação bilíngue para surdos em aulas de matemática numa perspectiva de letramento. |
Investigar a aprendizagem que se constitui numa prática bilíngue de letramento em aulas de matemática com alunos surdos, a partir de uma visão de surdez enquanto construção sociocultural e histórica. |
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7 |
MOURA, A. Q. (2015) |
Educação matemática e crianças surdas: explorando possibilidades em um cenário para investigação. |
Estabelecer uma compreensão sobre o engajamento de crianças surdas em uma proposta de cenários para investigação. |
- Pensamento numérico;- Ordenação numérica. |
8 |
PEIXOTO, J. (2015)PEIXOTO, J. L. B. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 2015. Tese. (Doutorado em Difusão de Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015b.
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Gestos, sinais e esquemas de aprendizes surdos na multiplicação. |
Investigar a interação entre elementos gestuais e esquemas mobilizados por esses sujeitos nas práticas matemáticas em Libras. |
Multiplicação. |
9 |
BARBOSA, H. H. (2014)BARBOSA, H. H. Conceitos matemáticos iniciais e linguagem: um estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 163-179, 2014. <https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100011>. Acesso em: 16 maio 2018. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201400...
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Conceitos matemáticos iniciais e linguagem: um estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes. |
Investigar o desempenho das crianças surdas e ouvintes de idades entre 5 e 6 anos (educação infantil) por meio de tarefas experimentais que compreendam vários aspectos cognitivos ligados à conceituação quantitativo-numérica. |
Contagem. |
10 |
CALDEIRA, V. L. A. (2014) |
Ensino de geometria para alunos surdos: um estudo com apoio digital ao analógico e o ciclo da experiência Kellyana. |
Analisar as contribuições dos recursos digitais em uma interlocução com os analógicos na aprendizagem de conteúdos de geometria. |
Geometria: polígonos. |
11 |
ROCHA, F. B. M. (2014) |
Ensinando geometria espacial para alunas surdas de uma escola pública de Belo Horizonte (MG): um estudo fundamentado na perspectiva histórico-cultural. |
Observar como as alunas trabalham durante a intervenção, com a inserção de objetos manipulativos (massinha de modelar, canudinhos, gominhas etc. ), em resposta às situações didáticas propostas com a intenção de ensinar alguns conceitos de geometria espacial. |
Geometria espacial. |
12 |
PEREIRA, P. V. (2014) |
A surdez no ambiente escolar: um estudo das representações sociais de professores de matemática, intérpretes e alunos. |
Compreender como o aluno surdo compreende os conceitos matemáticos, quais são suas habilidades em relação a um aluno ouvinte, e quais fatores interferem neste processo de ensino e aprendizagem. |
Logaritmo. |
13 |
CORREA, A. M. P. (2013)CORREA, A. M. P. A divisão por alunos surdos: ideias, representações e ferramentas matemáticas. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
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A divisão por alunos surdos: ideias, representações e ferramentas matemáticas. |
Contribuir nos processos de ensino e da aprendizagem da matemática por alunos surdos, mais especificamente, buscar compreender como os alunos surdos constroem suas estratégias na resolução de atividades que envolvem divisão. |
Divisão. |
14 |
SALES, E. R. (2013) |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. |
Investigar como os alunos surdos se desenvolvem em um plano de intervenção baseado em atividades que privilegiam os aspectos visuais dos conceitos matemáticos. |
Geometria: figuras planas. |
15 |
FERNÁNDEZ-VIADER, M. P. ; FUENTES, M. (2013) |
Observando estratégias e buscando soluções: a resolução de operações por adolescentes surdos. |
Descrever as estratégias de resolução das operações de adição e subtração: o que constitui o fundamento, para que seja possível elaborar recomendações sobre o ensino de matemática para crianças e adolescentes surdos. |
Adição e subtração. |
16 |
ARNOLDO JR. , H. ; RAMOS, M. O. ; THOMA, A. S. (2013) |
O uso do multiplano por alunos surdos e o desenvolvimento do pensamento geométrico. |
Analisar as contribuições desse material para a aprendizagem de geometria e para o desenvolvimento do pensamento geométrico desses alunos. |
Geometria: figuras planas. |