SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Teacher Education: Perceptions of teachers who are entering the municipal education system in Rio de JaneiroThe Quality of Teacher Training under the “Parfor Presencial” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

NUNES, Claudio Pinto  and  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.1, pp.66-80.  Epub May 17, 2016. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1517-9702201604145487.

O artigo propõe-se a discutir algumas questões encontradas na literatura recente sobre a profissão docente, nas condições de trabalho do professor, no desenvolvimento profissional, na carreira e na mudança na prática educativa. Esses pontos são tomados como basilares para a análise da melhoria e da mudança na escola, tanto no que diz respeito à melhoria da qualidade da aprendizagem pelos estudantes da educação básica quanto em relação aos aspectos relevantes para o decorrente avanço social que tais estudantes possam apresentar em face daquilo que aprenderam na educação básica. O texto defende uma maior articulação entre políticas públicas educacionais e trabalho docente, de modo que o professor não seja responsabilizado pelo fracasso ou sucesso da aprendizagem dos estudantes. Tal defesa decorre do entendimento de que as mudanças por que vêm passando as sociedades fazem com que haja a necessidade de uma escola cada vez mais atenta para as demandas de seu tempo, com desenvolvimento profissional do professor e com qualidade das condições de exercício da docência.

Keywords : Profissão docente; Condições de trabalho do professor; Desenvolvimento profissional docente; Carreira docente; Prática docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )