SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4INNOVATION CULTURE AND LEARNING: THE PROGRAM CLUBE DOS APAIXONADOS POR DESAFIOS (CHALLENGE LOVERS CLUB)PREDICTORS OF WORK-RELATED WELL-BEING IN THE BRAZILIAN PSYCHOLOGY LITERATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

OLIVEIRA, HELOÍZA H.  and  HONORIO, LUIZ C.. PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: ASSOCIANDO OS CONSTRUTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2020, vol.21, n.4, eRAMG200160.  Epub July 13, 2020. ISSN 1678-6971.  https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg200160.

Objetivo:

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar a relação entre as práticas de recursos humanos e o comprometimento organizacional em uma grande empresa pública de saneamento urbano.

Originalidade/valor:

Constatou-se que a maior parte das práticas de recursos humanos influencia significativamente o comprometimento orga nizacional, evidenciando que são as bases afetiva e normativa do comprometimento as mais afetadas e, em uma escala mais fraca, a base de continuação.

Design/metodologia/abordagem:

Realizou-se a pesquisa com 349 funcionários, e as hipóteses formuladas foram verificadas por meio de regressão múltipla.

Resultados:

Os resultados indicaram o predomínio do comprometimento afetivo dos funcionários, maior concordância com a prática de recursos humanos associada aos benefícios e discordância com o planejamento de carreira no que tange às políticas relacionadas ao processo seletivo interno, ao autodesenvolvimento, à política de remuneração e ao processo de promoção. A análise de regressão múltipla permitiu confirmar as hipóteses postuladas, revelando um relacionamento positivo mais significativo entre as práticas de recursos humanos com os tipos de comprometimento afetivo e normativo quando comparados com o comprometimento de continuação. O comprometimento organizacional do tipo afetivo revelou-se ser influenciado positivamente pelas práticas de recursos humanos associadas ao planejamento de carreira e benefícios, enquanto o comprometimento do tipo normativo se mostrou positivamente mais induzido pela prática de recursos humanos relacionada ao treinamento e desenvolvimento. Não obstante o artigo tenha revelado resultados que contribuem academicamente, futuras pesquisas devem ser realizadas para aprimorar o relacionamento entre os construtos tratados neste estudo.

Keywords : Comprometimento organizacional; Gestão de pessoas; Práticas de recursos humanos; Condições de trabalho; Organização pública.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )