SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Abdominal visceral pain: clinical aspectsIntravenous lidocaine to treat SUNCT syndrome secondary to pituitary tumor: follow up of a patient for four years. Case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

FREITAS, Tiago da Silva et al. Estimulação de nervos periféricos no tratamento das síndromes dolorosas crônicas. Rev. dor [online]. 2013, vol.14, n.4, pp.315-319. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132013000400016.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O uso da estimulação elétrica de nervos periféricos para o tratamento da dor crônica constitui um armamentário neurocirúrgico utilizado há bastante tempo, sendo uma modalidade indicada no tratamento das síndromes dolorosas de caráter neuropático, juntamente com outras formas de neuroestimulação: estimulação elétrica da coluna dorsal e a estimulação cerebral profunda. O objetivo deste estudo foi analisar a relevância da estimulação nervosa periférica no tratamento das síndromes dolorosas crônicas. CONTEÚDO: A principal indicação é a dor neuropática crônica, intensa, refratária ao tratamento conservador. Apresenta, contudo, necessidade de a área acometida ter uma distribuição anatômica definida e relacionada ao nervo periférico no qual se deseja realizar a estimulação. Deve-se perceber também sinais de comprometimentoobjetivo do nervo. É necessária a realização de teste de neuroestimulação entre 7 e 10 dias previamente ao implante definitivo e deve-se obter melhora de pelo menos 50% da dor em escalas de avaliação específicas. Existem duas formas de implante de eletrodo em nervos periféricos: abordagem cirúrgica direta e técnica percutânea. Após o teste ser completado, é realizado o implante do sistema de gerador permanente. CONCLUSÃO: O uso da estimulação de nervos periféricos no tratamento das síndromes dolorosas crônicas tem mostrado resultados promissores. O desenvolvimento de novos materiais é extremamente necessário para a evolução da técnica e o tratamento dessas síndromes dolorosas crônicas. Nesse sentido, novas próteses estão sendo desenvolvidas e uma das características de implante mais viável para uso no sistema nervoso periférico seria uma prótese de baixo perfil, com bateria já implantada com os eletrodos e recarregável.

Keywords : Dor neuropática crônica; Escalas de avaliação da dor; Estimulação nervosa periférica; Síndrome dolorosa crônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License