SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Professional figures 2.0 in Journalism and technological-emotional change in the Spanish university curriculumOpen screenplays in the search films author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Print version ISSN 1809-5844

Abstract

SACRAMENTO, Igor. A carnavalização na teledramaturgia de Dias Gomes: a presença do realismo grotesco na modernização da telenovela. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2014, vol.37, n.1, pp.155-174. ISSN 1809-5844.  https://doi.org/10.1590/S1809-58442014000100008.

Este artigo mostra como O Bem Amado (1973) e Saramandaia (1976), ambas de Dias Gomes, se inscreveram dentro dos princípios estéticos do realismo grotesco e da carnavalização. A partir da teoria do romance bakhtiniana, são analisadas cenas daquelas telenovelas em que tais princípios se encontram na plenitude dos sentidos propostos. Essas produções foram parte do processo de modernização da televisão que se deu nos anos 1970. No entanto, diferentemente da proposta realista vigente naquele processo, tais telenovelas se apropriaram de outros gêneros do discurso literário (o fantástico e o grotesco, principalmente). Concluímos que essas escolhas estéticas permitiram novas "zonas de contato" críticas com a realidade brasileira e não ficaram restritas ao mimetismo do "realismo naturalista" em vigor.

Keywords : Carnavalização; Realismo grotesco; Teledramaturgia; Modernização; Dias Gomes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License