SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3#vergonhabrasil: mediatized controversies on Twitter during and after a “shameful”defeat in 2014 World CupA picture of the public media research in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Print version ISSN 1809-5844On-line version ISSN 1980-3508

Abstract

RECUERO, Raquel; BITTENCOURT, Maria Clara Aquino  and  ZAGO, Gabriela. O discurso de veículos jornalísticos e a repercussão da audiência no Twitter sobre os protestos de 15 de março de 2015 no Brasil. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.115-134. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844201637.

O trabalho tem por objetivo discutir como os veículos jornalísticos descreveram os protestos de 15 de março de 2015 no Twitter e como essas descrições repercutiram em suas audiências na mesma ferramenta. Para tanto, parte de um conjunto de dados composto por tweets e retweets de Carta Capital, UOL Notícias, Estadão, G1 e Folha de S.Paulo. O discurso dos veículos foi observado a partir do emprego de uma análise de conteúdo focada em contingência, ao passo que a repercussão foi observada por meio da identificação das mensagens mais replicadas. Os resultados apontam para pequenas diferenças na agenda entre o que os meios postam e o que o público confere destaque por meio de retweets. Percebe-se que o protesto ter sido ou não contra o governo Dilma pode não ter sido o que mais interessou as audiências naquele momento. Informações pontuais sobre os atos nas ruas receberam mais destaque por meio dos retweets do que outras que apenas anunciavam os protestos.

Keywords : Twitter; Jornalismo; Audiência; Redes sociais; Protestos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )