Acessibilidade / Reportar erro

Rádio, mobilidade e ubiquidade: análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert1 1 Versão revista e ampliada do artigo Análise do impacto do projeto de inclusão móbile digital de rádios brasileiras da ABERT, apresentado no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2017.

Radio, movilidad y ubicuidad: análisis del proyecto de inclusión móvil digital de la Abert

Resumo

O celular se converteu na principal porta de entrada para o consumo de rádio, além de alargar as formas de mobilidade antes restritas aos aparelhos transistorizados e de automóvel. Em uma ação inédita de inclusão mobile digital direcionada a pequenas e médias emissoras, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV criou o projeto Mobilize-se, que consiste na oferta de um app gratuito integrador de rádios; um app exclusivo de rádio para smartphone; uma rede social na Internet. Cerca de 700 emissoras participam do projeto. Saber em que medida as rádios se beneficiaram das vantagens dessa inclusão digital foi o objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) com triangulação de dados (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que avalia o impacto da integração de emissoras participantes do projeto. Os resultados indicam que as emissoras fizeram essa inserção sem reflexão em profundidade e sem estar plenamente alinhadas com as estratégias de marketing.

Palavras-chave
Rádio; Ubiquidade; Mobilidade digital; Aplicativos movéis; Audiência

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br