SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Urban centralities and public transportation systems in Goiânia, Goiás state, BrazilThe penetration of Information and Communications Technologies into public spaces: some reflections from the Project CyberParks – COST TU 1306 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

SARDINHA, Diego de Souza; PENA, Yuri Túllio Linhares; TIEZZI, Rafael de Oliveira  and  ALMEIDA, Maria Cristina Jacinto de. Base de dados de desastres naturais no município de Poços de Caldas/MG: ferramenta para o planejamento e a gestão territorial. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2016, vol.8, n.3, pp.318-331.  Epub June 20, 2016. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.003.AO03.

O município de Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais, localiza-se em uma região com elevados índices pluviométricos e apresenta um contexto geológico e geomorfológico muito diversificado, com relevos e declividades contrastantes, além de desníveis marcantes, propensos a desastres naturais. O levantamento histórico e o cadastro das ocorrências de desastres naturais registradas no município foram realizados a fim de disponibilizar uma ferramenta de suporte às ações de planejamento e de gestão territorial. Foram cadastradas 25 ocorrências relacionadas a desastres naturais entre 2000 e 2013. Os meses de janeiro e de novembro registraram as maiores ocorrências, com 46 e 27% dos casos, respectivamente, dos quais a queda de barreiras representou 27%, seguida pelas inundações, alagamentos e escorregamentos/deslizamentos, com 15% cada. O total pluviométrico, registrado no dia do evento em que ocorreram desastres naturais, foi mais significativo na classe de 0,00 a 50,00 mm (85,6%) e, para o total acumulado em cinco dias, foi na classe de 50,01 a 100,00 (38,9%). O levantamento dos desastres naturais e a sua correlação com os registros de chuvas, associados à previsão meteorológica, subsidiam a previsão temporal e espacial da ocorrência desses eventos, com vistas a antecipar ações de defesa civil e, consequentemente, reduzir os riscos de vítimas fatais e das perdas econômicas associadas. Portanto, essas ações devem pautar-se em uma política pública voltada à proteção e à defesa civil, orientando o gerenciamento de riscos e de desastres naturais no município de Poços de Caldas.

Keywords : Desastres naturais; Ocupação urbana; Pluviometria; Plano de defesa civil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )