SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Urban development in border areas: the case of Itaim PaulistaTeresina’s planning and municipal budget for economic growth and environment during 2014 to 2016 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

ACOSTA, Sabrine. Análise teórica para desvendar o lento aceite da recente verticalização residencial em San José, Costa Rica. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2018, vol.10, n.3, pp.677-694.  Epub May 21, 2018. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao14.

O artigo tem como objetivo avaliar o surgimento e evolução do mercado imobiliário costarriquenho com o intuito de desvendar o contexto do forte vínculo com a terra e, por conseguinte, propor uma explicação ao lento aceite das novas tendências residenciais verticais. A metodologia consiste em pesquisas de campo anuais entre 2011 e 2017, revisão de fotografias e uma revisão bibliográfica de autores marxistas costarriquenhos, brasileiros e internacionais, com a intenção de formular uma discussão teórica para mostrar como as mudanças nos modos de produção e na economia local fortaleceram a relação entre a população e sua terra. Utiliza-se um amplo recorte temporal desde o período colonial até a atualidade com o intuito de analisar como, ao longo da evolução do mercado imobiliário, as diferentes formas de moradia permitiram manter esse forte arraigo pela terra. Posteriormente aborda-se o tema da recente verticalização residencial de luxo e se realiza uma análise semântica dessa, com a intenção de entender a reação da população frente a uma proposta residencial sem acesso a jardim ou espaço ao ar livre. Conclui-se que, embora possam existir outros fatores, o forte arraigo pela terra pode ser considerado um dos motivos principais do lento aceite dos novos empreendimentos verticais na Costa Rica.

Keywords : Mercado imobiliário; Moradia vertical; Assentamentos coloniais; Crescimento urbano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )