SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue3The scientific literature on Limnoperna fortunei (Dunker 1857) from 1982 to 2012Angiosperm flora used by meliponine guilds (Apidae, Meliponina) occurring at rainforest edges in the state of Ceará, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

LIMA-DELLAMORA, ELISANGELA C. et al. Genotoxic Maillard byproducts in current phytopharmaceutical preparations of Echinodorus grandiflorus. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2014, vol.86, n.3, pp.1385-1394.  Epub Aug 04, 2014. ISSN 0001-3765.  https://doi.org/10.1590/0001-3765201420130065.

Extratos de Echinodorus grandiflorus, obtidos a partir de folhas secas por três técnicas diferentes, foram avaliados pelo ensaio de indução lisogênica bacteriana (Induteste), em relação às propriedades genotóxicas. As amostras foram previamente esterilizadas por vapor de água (autoclavação) ou luz ultravioleta. Somente os extratos preparados por infusão e esterilizados a vapor mostraram atividade genotóxica. A análise fitoquímica revelou a presença dos flavonóides isovitexina, isoorientina, swertisina e swertiajaponina. Isovitexina e isoorientina, isoladas de uma fração genotóxica, foram testadas separadamente e não apresentaram genotoxidade. O desenvolvimento de odor adocicado e escurecimento dos extratos submetidos ao calor motivaram a investigação quanto às substâncias precursoras da reação de Maillard no extrato. Ácidos aminados e açúcares redutores foram identificados e a presença de precursores da reação de Maillard no extrato foi confirmada por espectrofotometria no visível com a adição do inibidor bissulfito de sódio antes do aquecimento. Este é o primeiro relato de aparecimento de melanoidinas em uma técnica que pode ser usada para a preparação de fitoterápico. A atividade genotóxica de tais infusões preparadas ao calor implica em algum risco de desenvolvimento de doenças degenerativas com seu uso descontrolado e por longo prazo.

Keywords : Echinodorus grandiflorus; genotoxidade; reação de Maillard; flavonóides.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )