SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1Late quaternary dynamics in the Madeira river basin, southern Amazonia (Brazil), as revealed by paleomorphological analysisSimplified three-dimensional model provides anatomical insights in lizards' caudal autotomy as printed illustration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

GOMES, CAROLINE J.S.; D'ANGELO, TAYNARA  and  ALMEIDA, GISELA M.S.. Testing the influence of a sand mica mixture on basin fill in extension and inversion experiments. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2015, vol.87, n.1, pp.51-62.  Epub Feb 10, 2015. ISSN 0001-3765.  https://doi.org/10.1590/0001-3765201520130150.

Compara-se a deformação produzida em areia e em uma mistura de areia com cristais de micas (na proporção 14:1, em peso), empregadas para simular o preenchimento de uma bacia em modelos de extensão e inversão, para analisar o potencial da mistura areia com cristais de micas para o uso em modelos físicos que requerem um material analógico, de fortes propriedades elasto-fricional plásticas. A areia e a mistura areia com cristais de micas possuem ângulos de atrito interno, similares, mas a mistura se deforma sob uma tensão cisalhante crítica significativamente mais baixa. Na extensão, os experimentos nos quais a mistura areia com cristais de micas preenche as bacias revelam um número menor de falhas normais. Durante a inversão, a diferença mais importante entre as bacias, preenchidas com areia e com a mistura areia com cristais de micas, é relacionada à deformação interna de dobras de propagação de falhas que cresce com o aumento do ângulo de atrito basal. Conclui-se que a mistura areia com cristais de micas, de fortes propriedades elasto-fricional plásticas, pode ser empregada para a simulação de dobras em experimentos que pretendem simular uma inversão moderada, na crosta rúptil.

Keywords : modelagem analógica; mistura areia e cristais de micas; inversão tectônica; atrito basal; dobras de propagação de falhas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )