SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue2Conservation of Forest Biodiversity: how sample size affects the estimation of genetic parametersAntioxidant, hemolytic, antimicrobial, and cytotoxic activities of the tropical Atlantic marine zoanthid Palythoa caribaeorum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765On-line version ISSN 1678-2690

Abstract

FERNANDES, TATIANE et al. Use of dried waste of cassava starch extraction for feeding lactating cows. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2015, vol.87, n.2, pp.1101-1111.  Epub Apr 03, 2015. ISSN 1678-2690.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201520140220.

O objetivo deste estudo foi determinar o melhor nível de aproveitamento de resíduos secos de extração de amido de mandioca (REAMs) como substituto para o milho para vacas em lactação. Quatro vacas em lactação foram alimentadas com dietas com níveis crescentes (0, 33, 66 e 100%) de REAMs como substituto para o milho. Foram avaliadas a ingestão e digestibilidade da matéria seca e de nutrientes, produção e composição do leite, parâmetros sanguíneos de glicose e uréia e síntese microbiana das dietas. Houve uma redução na ingestão de matéria seca, matéria orgânica, extrato etéreo e carboidratos totais e aumento da ingestão de fibra detergente ácido. A digestibilidade de nutrientes não foi afetada, e a síntese de proteína microbiana aumentou. Estas mudanças resultaram na redução da produção de leite, sem alterar a eficiência da produção ou os constituintes do leite, com um efeito de diminuição na produção diária de lactose, sólidos e minerais. Parâmetros metabólicos, glicose e nitrogênio ureico no plasma, mantiveram-se dentro de níveis adequados. O resíduo da extração do amido de mandioca seco pode ser usado como alimento para as vacas leiteiras para substituir o milho da ração em até 100%. No entanto, seu uso promove uma redução na ingestão de matéria seca e nutrientes, bem como uma redução na produção de leite, com impactos na rentabilidade do produto.

Keywords : parâmetros sanguíneos; digestibilidade; ingestão; síntese microbiana; produção.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )