SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue3Mixed thermal convection: fundamental issues and analysis of the planar case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765On-line version ISSN 1678-2690

Abstract

AHMED, FERDOUS et al. A science framework (SF) for agricultural sustainability. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2015, vol.87, n.3, pp.1887-1902.  Epub July 28, 2015. ISSN 1678-2690.  https://doi.org/10.1590/0001-3765201520130368.

O significado de uma Agenda em Ciência (Scientific Framework - SF) atualmente tem recebido maior aceitação mundial para abordar a sustentabilidade da agricultura. Entretanto, profissionais defendem que o SF conhecido como Mega Agenda em Ciência (Mega Science Framework - MSF) nas economias em transição, não está convergindo efetivamente em muitos aspectos para a sustentabilidade agrícola. Particularmente nas economias em transição, o MSF é incapaz de identificar barreiras na pesquisa agrícola, é inadequado para delinear lacunas nas políticas que tenham o objetivo de elaborar estratégias para a sustentabilidade voltadas para a sustentabilidade desejada na tecnologia e inovação da agricultura, é inconsistente na busca para identificar desigualdades e incompleto para reconstruir decisões. Portanto, este estudo avalia criticamente os componentes do MSF nas economias em transição e examina significado, controvérsias e ilegitimidade para alcançar um desenvolvimento sustentável de sucesso. Um referencial científico confiável e eficaz pode ser desenvolvido quando ocorre uma ligação entre os principais componentes, tais como (a) prioridades nacionais, (b) pesquisa específica em sustentabilidade agrícola, (c) pesquisa e inovação adequadas em agricultura, e (d) política alternativa de mudança. Esse ensaio preliminar, que é o primeiro deste tipo, foi realizado com o objetivo de esboçar uma orientação política para construir uma efetiva agenda de ciência para a sustentabilidade agrícola.

Keywords : Agenda de Ciência; desenvolvimento sustentável; agricultura sustentável; pesquisa e inovação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )