SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue1The anti-inflammatory activity of standard aqueous stem bark extract of Mangifera indica L. as evident in inhibition of Group IA sPLA2DNA damage and cytotoxicity in pathology laboratory technicians exposed to organic solvents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765On-line version ISSN 1678-2690

Abstract

GODOI, MAURICIO N.; SOUZA, FRANCO L.; LAPS, RUDI R.  and  RIBEIRO, DANILO B.. Composition and structure of bird communities in vegetational gradients of Bodoquena Mountains, western Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2016, vol.88, n.1, pp.211-225.  Epub Mar 04, 2016. ISSN 1678-2690.  https://doi.org/10.1590/0001-3765201620140723.

As informações de distribuição das espécies de aves em diferentes habitats e a estrutura de suas comunidades são cruciais para sua conservação. Nós testamos as diferenças na composição, riqueza e abundância de aves em diferentes fitofisionomias da Serra da Bodoquena, oeste do Brasil, e demonstramos as variações na riqueza e abundância de aves entre diferentes grupos tróficos. As amostragens foram conduzidas entre Julho de 2011 e Junho de 2012 em 200 pontos de escuta distribuídos na área de estudo. Foram obtidos 3350 contatos pertencentes a 156 espécies de aves. Savanas florestadas, florestas estacionais e savanas arborizadas tiveram maior riqueza e abundância de aves, enquanto florestas ripárias, pastos limpos e pastos sujos tiveram menores valores destes parâmetros. A comunidade de aves foi organizada de acordo com o gradiente local de vegetação, com comunidades de florestas, áreas abertas e savanas, embora muitas espécies tenham ocorrido em mais de um tipo de vegetação. As aves insetívoras, onívoras, frugívoras e granívoras compreenderam a maioria da comunidade. Estes dados demonstraram quão importante é a heterogeneidade ambiental para as comunidades de aves. Além disso, a presença de extensas manchas de habitats naturais, a pequena distância entre estas manchas e a permeabilidade das pastagens, com alta cobertura arbórea e arbustiva, são apontadas como importantes fatores para a manutenção da diversidade de aves.

Keywords : Cerrado; uso do habitat; pontos de escuta; Reserva Particular; grupos tróficos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )