SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue1Antinociceptive and anti-inflammatory effects of a Geissospermum vellosii stem bark fractionMorpho-anatomy and ontogeny of the underground system of Chrysolaena simplex (Less.) Dematt. (Asteraceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765On-line version ISSN 1678-2690

Abstract

DONADEL, LETÍCIA; CARDOSO, LUCIANA DE S.  and  TORGAN, LEZILDA C.. Plankton community dynamics in a subtropical lagoonal system and related factors. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2016, vol.88, n.1, pp.249-267.  Epub Feb 02, 2016. ISSN 1678-2690.  https://doi.org/10.1590/0001-3765201520150022.

As variações da comunidade planctônica em um sistema lagunar raso subtropical e sua relação com as condições ambientais foram investigadas durante um ciclo anual, a fim de fornecer informações sobre o seu padrão de variação espacial e sazonal. O estudo foi realizado em quatro locais, três na Lagoa do Peixe e um na Lagoa do Ruivo, localizados no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, sul do Brasil. O sistema comunica-se temporariamente com o Oceano Atlântico por um estreito canal. A densidade fitoplanctônica foi mais elevada na Lagoa do Peixe, enquanto que a maior riqueza específica ocorreu na Lagoa do Ruivo, local que apresentou menor salinidade. A biomassa fitoplanctônica próximo ao canal apresentou variação sazonal, com valor mais elevado no outono e menor no inverno. A riqueza do zooplâncton foi inversamente correlacionada com a salinidade, tendo valores mais elevados na Lagoa do Ruivo. A análise de ordenação indicou padrões sazonais e espaciais na comunidade planctônica deste sistema lagunar, relacionados com a variação da salinidade. Além disso, a ação do vento e a precipitação foram fatores importantes para as mudanças espaciais e sazonais de salinidade na lagoa, com influência direta na dinâmica da comunidade planctônica.

Keywords : laguna costeira; microalgas; sítio Ramsar; sul do Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )