SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número5Biodisponibilidade do cálcio dietéticoUtilidade da medida de PTH intra-operatório no tratamento cirúrgico do hiperparatiroidismo primário e secundário: análise de 109 casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versão On-line ISSN 1677-9487

Resumo

CRISPIM, Daisy et al. História familiar de diabetes tipo 2 em pacientes do sul do Brasil e sua influência nas características dessa doença. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2006, vol.50, n.5, pp.862-868. ISSN 1677-9487.  https://doi.org/10.1590/S0004-27302006000500006.

OBJETIVOS: Investigar a presença de história materna e paterna de diabetes mellitus tipo 2 (DM) entre familiares de 644 pacientes diabéticos tipo 2 provenientes do sul do Brasil, bem como avaliar sua influência nas características clínicas dessa doença. MATERIAIS E MÉTODOS: A história familiar de DM tipo 2 foi investigada através de um questionário, sendo que a presença de história materna e paterna foi investigada em duas gerações. Dados completos sobre história familiar foram obtidos para 396 pacientes. RESULTADOS: Em geral, 76,6% dos pacientes reportaram ao menos um familiar em primeiro grau afetado por DM tipo 2. Além disso, 31,6% dos pacientes relataram uma história materna de DM tipo 2 e 12,6% relataram uma história paterna. Pacientes com história materna e/ou paterna apresentaram uma idade de diagnóstico de DM tipo 2 mais baixa quando comparado a pacientes sem história familiar. Adicionalmente, pacientes que relataram apenas história paterna de DM tipo 2 apresentaram uma maior freqüência de hipertensão do que pacientes sem história familiar. CONCLUSÕES: Nosso estudo sugere que há um efeito materno significativo na transmissão do DM tipo 2 no Sul do Brasil, e que a maioria das características clínicas dessa doença não difere entre pacientes com e sem história familiar de DM tipo 2.

Palavras-chave : Descendentes de africanos; Descendentes de europeus; História familiar de diabetes tipo 2; Transmissão materna; Diabetes tipo 2.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons