SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número6Capsulotomia posterior com Nd: YAG laser em glaucomatosos pseudofácicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749versão On-line ISSN 1678-2925

Resumo

NEVES, Renato Augusto et al. Coloração in vivo para o diagnóstico de lesões neoplásicas e displásicas da conjuntiva. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 1993, vol.56, n.6, pp.308-314. ISSN 1678-2925.  http://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.19930003.

O corante nuclear azul de toluidina, tem sido utilizado com bons resultados no diagnóstico e orientação cirúrgica de diversos tumores em mucosas. Através da modificação da técnica clássica de coloração para uso em conjuntiva ocular, avaliou-se a utilização deste corante em lesões de conjuntiva, na orientação e complementação do diagnóstico clínico. Quarenta e dois pacientes com lesões de conjuntiva foram avaliados por exame biomicroscópico simples antes e depois decorados com solução aquosa de azul de toluidina a 1% e, em seguida, submetidos a biópsia excisional da lesão para comparação com o exame anátomo-patológico. Dos 42 pacientes, houve concordância em 40 deles (95%) e dois falso-positivos, explicados pela celularidade das lesões. Todos os diagnósticos de malignidade pelo exame histopatológico foram identificados pelo método do azul de toluidina. A análise estatística mostrou sensibilidade de 100%, especificidade de 94%, valor preditivo positivo de 82%, valor preditivo negativo de 100% e chance proporcional de 100%, com significância estatística determinada pelo teste de McNemar (p=0,25 ou 25%). O uso deste método estaria indicado por ser simples, barato, inóquo, e não necessitar de ambiente cirúrgico ou narcose em casos disseminados e em crianças.

Além disso em casos de lesões grandes e múltiplas, sugeriria o local apropriado para biópsia.

Palavras-chave : Tumores de conjuntiva; Cloreto de tolônio; Corantes vitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )