SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número2Experiência inicial com a ceratoprótese de Dohlman-Doane: relato de casosGlaucoma agudo bilateral em um paciente com dengue: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749versão On-line ISSN 1678-2925

Resumo

PROCIANOY, Fernando; BRANDAO FILHO, Mauro; CRUZ, Antonio Augusto Velasco e  e  ALENCAR, Victor Marques. Hematoma subperiósteo e compressão orbitária após trauma frontal leve na anemia falciforme: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2008, vol.71, n.2, pp.262-264. ISSN 1678-2925.  https://doi.org/10.1590/S0004-27492008000200024.

Relatamos o caso de uma menina de 11 anos com doença falciforme, trazida à sala de emergência após ser atingida por um bloco de barro na região frontal esquerda. Apresentava ao exame proptose do olho esquerdo, edema palpebral, diminuição da acuidade visual e defeito pupilar aferente, sem quaisquer sinais inflamatórios como febre, hiperemia ou aumento de sensibilidade. A tomografia computadorizada de órbitas demonstrou um extenso hematoma subperiósteo superomedial na órbita esquerda. A paciente foi tratada com cantotomia, cantólise e drenagem cirúrgica do hematoma. Dois dias após a drenagem, ela permaneceu com um hematoma subperiósteo e a acuidade visual diminuída. Uma ampla exploração através de incisão no sulco palpebral superior revelou um rebordo orbitário superior espessado, e múltiplos defeitos ósseos ao longo do teto da órbita com sangramento persistente. Foi realizada hemostasia com cera óssea. A compressão orbitária foi resolvida, e a paciente recuperou a acuidade visual normal prévia.

Palavras-chave : Hematoma [etiologia]; Trauma crânio-cerebral [complicações]; Órbita [cirurgia]; Anemia falciforme; Traumatismos do nervo óptico; Osso frontal; Relatos de casos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons