SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue4FOOD INTAKE, NUTRITIONAL STATUS AND GASTROINTESTINAL SYMPTOMS IN CHILDREN WITH CEREBRAL PALSYDIGESTIVE DISEASES IN ELDERLY AND FACTORS ASSOCIATED WITH LENGTH OF STAY IN THE HEPATOLOGY AND GASTROENTEROLOGY UNIT OF THE CAMPUS TEACHING HOSPITAL OF LOME (TOGO) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803On-line version ISSN 1678-4219

Abstract

TRANQUILLINI, Caio Vinicius et al. Revisão sistemática e meta-análise sobre técnicas de polipectomia de pólipos colorretais pequenos e diminutos. Arq. Gastroenterol. [online]. 2018, vol.55, n.4, pp.358-368. ISSN 1678-4219.  http://dx.doi.org/10.1590/s0004-2803.201800000-79.

CONTEXTO:

A polipectomia de pólipos colorretais é a base da prevenção do câncer colorretal. A identificação da melhor técnica de polipectomia é imperativa.

OBJETIVO:

Esta revisão tem como objetivo comparar a eficácia de nove diferentes métodos de ressecção para pólipos colorretais pequenos (<10 mm).

MÉTODOS:

Pesquisamos e selecionamos apenas ensaios clínicos randomizados. O desfecho primário foi taxas de ressecção completa de pólipos pequenos por confirmação histológica. Os desfechos secundários foram: eventos adversos, taxas de falha de recuperação do espécime e duração do procedimento.

RESULTADOS:

Dezoito estudos, incluindo 3215 pacientes e 5223 pólipos foram analisados. No geral, a polipectomia a frio teve um tempo de procedimento significativamente menor do que a polipectomia a quente (RD -5,92; IC 95% -9,90 a -1,94; P<0,05), sem diferença estatística na erradicação histológica (RD 0,08; IC 95% -0,03 a 0,19; P>0,05). Em relação às técnicas de polipectomia a frio, a alça fria foi considerada superior ao uso de pinça fria nas taxas de ressecção completa e em bloco, além de um menor tempo de procedimento. Ao comparar a ressecção endoscópica da mucosa utilizando alça quente ou alça fria, esta última mostrou não-inferioridade na erradicação histológica, eventos adversos ou taxas de falha do tecido de recuperação.

CONCLUSÃO:

A polipectomia a frio mostrou ser a melhor técnica para ressecção de pequenos pólipos colorretais. Entre os métodos frios, a alça fria dedicada foi considerada superior na erradicação histológica. ressecção endoscópica da mucosa com alça fria pode ser considerado uma opção para pólipos de 5 a 9 mm.

Keywords : Pólipos do colo, cirurgia; Ressecção endoscópica de mucosa; Seguimentos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )