SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MOREIRA, Milton B.; MOREIRA, Carlos A.  and  MOREIRA, Saly B.. Úveo-meningo-encefalite tratada pela piretoterapia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1966, vol.24, n.1, pp.43-47. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/S0004-282X1966000100008.

Os autores relatam um caso de úveo-meningo-encefalite, com os característicos da síndrome de Harada. A terapêutica instituída à base de corticos-teróides e antibióticos de largo espectro, tripsina, gama-globulina, transfusão de sangue total, vitamina C, mostrou-se parcialmente eficiente. Como persistissem alguns sintomas e alterações no líquido cefalorraqueano, foi empregada piretoterapia, depois da qual foi assinalada pronta melhora e normalização do líquido cefalorraqueano. Os autores admitem que a piretoterapia, além de estimular as reações de defesa do organismo, teria agido como na tindalização de microrganismos sensíveis à intermitência térmica. A enfêrma vem sendo controlada há mais de um ano, não tendo apresentado qualquer manifestação indicadora da persistência ou de reativação do processo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License