SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue8The influence of enriched environment on spatial memory in Swiss mice of different agesPreventing bleeding and thromboembolic complications in atrial fibrillation patients undergoing surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

PUCCIONI-SOHLER, Marzia  and  ROSADAS, Carolina. Avanços e novos aspectos na neuropatogênese da dengue. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2015, vol.73, n.8, pp.698-703. ISSN 1678-4227.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20150074.

O vírus da dengue (DENV) infecta anualmente cerca de 390 milhões de indivíduos em mais de 100 países. Complicações neurológicas estão se tornando frequentes. O objetivo desta revisão narrativa é abordar os avanços sobre neuropatogênese na dengue. O DENV invade o sistema nervoso central através do distúrbio da barreira hemato-encefálica, mediado por citocina. A barreira hemato-liquórica (LCR) parece também estar envolvida, considerando a presença do vírus no LCR. Estudos demonstraram RNA e antígenos virais no tecido cerebral e LCR de indivíduos infectados pelo DENV, confirmando o neurotropismo viral. Em modelo murino, diferentes mutações virais foram associadas a neurovirulência. Apesar dos avanços no conhecimento da neuropatogênese da dengue, ainda são necessários a determinação de um modelo animal mais adequado e aumento do número de casos de autopsia. A determinação de marcadores de neurovirulência pode contribuir para o estabelecimento de prognóstico, controle da doença e no desenvolvimento de vacina.

Keywords : dengue; neuropatogenese; neurotropismo; neurovirulência.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )