SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue2Stroke occurring in patients with cognitive impairment or dementiaDerek Denny-Brown: the man behind the ganglia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

PUCCIONI-SOHLER, Marzia et al. Infecção por dengue no sistema nervoso: lições para Zika e Chikungunya. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2017, vol.75, n.2, pp.123-126. ISSN 1678-4227.  https://doi.org/10.1590/0004-282x20160189.

Dengue, Zika e Chikungunya são arbovírus emergentes e importante causa de doença febril aguda em áreas tropicais. Embora a dengue não represente uma doença nova, houve uma expansão geográfica ao longo do tempo, com o aparecimento de complicações neurológicas graves. A negligência desta situação permitiu a propagação do vetor (Aedes spp) em todo o mundo, que também é responsável pela transmissão de outras infecções pelos vírus Zika e Chikungunya. O grande número de casos infectados contribui para o aumento de manifestações neurológicas incluindo encefalite, mielite, meningite, síndrome de Guillain-Barré e má formações congênitas, como microcefalia. Nesta revisão narrativa, destaca-se o impacto da expansão geográfica do vetor no aparecimento de complicações neurológicas e a falta de testes laboratoriais de elevada acurácia para o diagnóstico da infecção neurológica. Estes aspectos representam desafio para a saúde pública mundial, considerando o grande número de indivíduos que moram ou viajam para áreas endêmicas.

Keywords : infecção pelo Zika virus; Dengue; febre de Chikungunya; Neurologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )