SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue3Association between statin use and mortality risks during the acute phase of ischemic stroke in patients admitted to an intensive care unitNeurology, psychiatry and the chess game: a narrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

DA SILVA, Samya Jezine et al. Desafios do exame do líquido cefalorraquidiano para o diagnóstico de infecção por herpes simplex no sistema nervoso central. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2020, vol.78, n.3, pp.163-168.  Epub Mar 16, 2020. ISSN 1678-4227.  https://doi.org/10.1590/0004-282x20190179.

O vírus herpes simples (HSV) é um dos agentes causadores de uma doença grave no sistema nervoso central (SNC) em humanos. A detecção de anticorpos específicos no líquido cefalorraquidiano (LCR) pode contribuir para o diagnóstico neurológico retrospectivo. Entretanto, os testes imunológicos comerciais são para uso em amostras de soro.

Objetivo:

Adaptar um kit comercial sorológico anti-HSV IgG para ser utilizado no de LCR.

Metodos:

Quarenta amostras de LCR de 38 pacientes com suspeita de infecção por HSV no SNC foram diluídas pesquisa de anticorpos anti-HSV IgG pelo método imunoenzimático (EIA). Além disso, as mesmas amostras também foram analisadas por reação em cadeia da polimerase (PCR).

Resultados:

A sensibilidade do teste EIA para o HSV consistiu em 5% (diluição 1:40) e 65% (diluição 1:2) no LCR, e o PCR do DNA do HSV, 15%. A análise combinada de EIA (diluição 1:2) e PCR aumentou a sensibilidade para 72,5%. Houve associação entre presença do LCR inflamatório e PCR positiva para HSV.

Conclusões:

Demonstramos a importância na adaptação previa do teste sorológico anti-HSV IgG EIA para ensaios do no LCR, a fim de aumentar a acuracia da análise, considerando a baixa concentração de anticorpos específicos no LCR.

Keywords : simplex virus; líquido cefalorraquidiano; técnicas imunoenzimáticas; reação em cadeia da polimerase.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )