SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue12Variedade de batatinha "Eigenheimer" (Solanum tuberosum L.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

CONAGIN, Cândida H. T. Mendes. Ação do paradiclorobenzeno sôbre os cromossômios somáticos. Bragantia [online]. 1950, vol.10, n.12, pp.365-369. ISSN 0006-8705.  https://doi.org/10.1590/S0006-87051950001200002.

Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos com Coffea arabica, Allium cepa, Arachis prostrata e Aloë sp., pela aplicação do processo Meyer para o estudo dos cromossômios somáticos. Em linhas gerais, o processo consta das seguintes fases : a) tratamento de raízes por uma solução saturada de paradiclorobenzeno ; b) fixação em Carnoy ; c) hidrólise em HCl a 10%, a 60°C durante dois minutos ; d) lavagens em água destilada ; e) lavagens em ácido acético a 45% ; f) coloração dos esfregaços pela orceína acética. Em virtude dêsse tratamento, os cromossômios se contraem e se apresentam bem separados nas placas metafásicas, sendo facilitada a sua determinação numérica. As constrições, a duplicidade e os satélites nos cromossômios, ficam também postos em evidência. Trata-se de um processo que pode substituir, com a vantagem da rapidez, o processo lento, de exame dos cromossômios somáticos por meio de cortes de material incluído em parafina, nas espécies estudadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License