SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Métodos mecânicos e químico no controle de ervas daninhas em cafezalChocolate das bagas e clorose foliar: anomalia da videira causada por deficiência de boro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bragantia

versão impressa ISSN 0006-8705versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

SILVEIRA, Gastão Moraes da  e  KURACHI, Sergio Augusto Hiroaki. O sistema de cultivo e a estrutura do solo em cafezal. Parte II. Bragantia [online]. 1985, vol.44, n.1, pp.179-185. ISSN 1678-4499.  https://doi.org/10.1590/S0006-87051985000100015.

Foram verificadas as modificaçoes estruturais ocorridas no solo das ruas de um cafezal, pelo emprego de diferentes métodos de cultivo, em experimento instalado em Latossolo Roxo, no município de Analândia (SP). As porcentagens de distribuição das partículas dentro de classes de tamanho e o diâmetro médio dos agregados do solo foram comparados para os diferentes métodos de cultivo. Após nove anos, de 1973 a 1982, constatou-se diferença significativa quanto ao diâmetro médio dos agregados, pelo emprego da roçadeira e pelos demais métodos. Constatou-se ainda que o diâmetro médio das partículas aumentou com o emprego da roçadeira, enquanto o uso da grade provocou diminuição. O maior percentual médio acumulado das classes de agregados correspondeu ao emprego da roçadeira. O grau de compactação foi também objeto de estudo, usando-se a densidade como parâmetro para estimá-lo. Os valores de densidade foram excessivamente dispersos, não permitindo a avaliação dos efeitos dos diversos tratamentos na compactação do solo.

Palavras-chave : mecanização agrícola; maquinária agrícola; máquinas de cultivo; cultivo mecanizado; sistema de cultivo; cultura cafeeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons