SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Deficiência de boro em mamona índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bragantia

versão impressa ISSN 0006-8705versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

KURACHI, Sérgio Augusto Hiroaki et al. Avaliação tecnológica de semeadoras e/ou adubadoras: tratamento de dados de ensaios e regularidade de distribuição longitudinal de sementes. Bragantia [online]. 1989, vol.48, n.2, pp.249-262. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051989000200011.

Normas, procedimentos de ensaio e trabalhos de pesquisa apontam a regularidade de distribuição longitudinal de sementes como uma das características operacionais de semeadoras que mais contribuem para a obtenção de um stand adequado de plantas e, conseqüentemente, boa produtividade. Dois parâmetros são utilizados para essa avaliação: o coeficiente de variação (CV) das populações de espaçamentos e as porcentagens de ocorrência de espaçamentos aceitáveis ou de sementes "normalmente semeadas". Como tais textos preconizam o emprego de diferentes procedimentos para o cálculo daqueles parâmetros de avaliação, o presente estudo visou aos efeitos dos diferentes tratamentos de dados nos resultados e na sua interpretação. Aplicaram-se tratamentos - DEA, ISO, ABNT e INTA ADAPTADO - às populações de espaçamentos de sementes, resultantes de ensaios de bancada com três tipos de mecanismos desadores (disco horizontal, disco inclinado e disco vertical com dispositivo pneumático). Para dois deles, observaram-se diferenças expressivas entre os resultados da aplicação dos tratamentos, tanto no tocante aos coeficientes de variação (CV) quanto às ocorrências de espaçamentos definidos como aceitáveis. Dependendo do tratamento, corre-se o risco, num processo de avaliação de desempenho, de aprovar-se um mecanismo que, como máquina, apresenta resultados satisfatórios, sem, no entanto, atender aos requisitos agronômicos, sua função básica.

Palavras-chave : sementes; espaçamentos e mecanismos dosadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons