SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Controle genético da exigência térmica para o início do florescimento em milhoImportância de caracteres na dissimilaridade de progênies de batata em gerações iniciais de seleção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bragantia

versão impressa ISSN 0006-8705versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

PETEK, Marcos Rafael; SERA, Tumoru  e  FONSECA, Inês Cristina de Batista. Predição de valores genéticos aditivos na seleção visando obter cultivares de café mais resistentes à ferrugem. Bragantia [online]. 2008, vol.67, n.1, pp.133-140. ISSN 1678-4499.  https://doi.org/10.1590/S0006-87052008000100016.

O objetivo do trabalho foi estimar parâmetros genéticos e predizer os valores genéticos aditivos na seleção de progênies F2 de Coffea arabica (" Sarchimor" x (" Icatu" x " Catuaí" )) com mais de cinco genes de resistência à ferrugem. Foram utilizadas 27 progênies derivadas do cruzamento " Sarchimor" PR 75163-7 x (" Icatu" x " Catuaí" ) MRFPB-C-41-1 e a testemunha 'IAPAR 59'. Os caracteres avaliados foram os seguintes: vigor vegetativo, resistência à ferrugem, tamanho de grãos, época de maturação dos frutos e produtividade. A seleção foi realizada a partir do efeito genético aditivo individual para vigor vegetativo e resistência à ferrugem, predito pela metodologia REML/BLUP, que foram os caracteres com variabilidade. O ganho genético aditivo com a seleção de 54 indivíduos (10% de intensidade de seleção) foi de 3,14% para vigor vegetativo e 10,29% para resistência à ferrugem. Concluiu-se que a partir desta população é possível a obtenção de linhagens superiores com resistência à ferrugem e alto vigor vegetativo e que a seleção de plantas individuais a partir de efeito genético aditivo facilita a escolha dos indivíduos geneticamente superiores, maximizando o ganho genético por ciclo de seleção.

Palavras-chave : Coffea arabica; melhoramento genético; vigor vegetativo; resistência à ferrugem; seleção antecipada; modelos mistos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons